A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conceitos Psicanalíticos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conceitos Psicanalíticos"— Transcrição da apresentação:

1 Conceitos Psicanalíticos

2 Determinismo Psíquico:
-Nada ocorre ao acaso. Há uma causa para cada pensamento, para cada memória revivida, sentimento ou ação. Cada evento mental é causado pela intenção consciente ou inconsciente e é determinada pelos fatos que o precederam

3 Consciente/Pré-consciente/ inconsciente
Consciente: Tudo que estamos cientes num dado momento. Nele estão os raciocínios, os pensamentos e as percepções que a pessoa é capaz de voluntariamente evocar e controlar segundo as suas necessidades ou desejos e conveniências do meio social. Pré- consciente: Faz a ligação entre o cs e o incste. É constituído por conteúdos psíquicos ( memórias, conhecimentos armazenados) que podem ser recuperados de forma relativamente fácil.

4 Inconsciente: Formado por instintos, pulsões e desejos, muitos dos quais são socialmente inaceitáveis.

5

6 Pulsões ou instintos Pressões que dirigem um organismo para fins particulares. São as forças propulsoras que incitam as pessoas à ação. Instintos Básicos -Pulsão sexual -Pulsão agressiva *Canais através dos quais a energia pode fluir.

7 Libido e Energia Agressiva:
-Libido = Pulsão de vida -Energia Agressiva = Pulsão de morte Catexia: A energia libidinal disponível na psique é investida em uma pessoa, ideia ou coisa.

8 Estrutura da Personalidade
Freud ordena a psique em três componentes básicos estruturais: id, ego, superego. Id: Contém tudo o que é herdado, que se acha presente no nascimento, que está presente na constituição. É a estrutura da personalidade original, básica e mais central. Material amorfo, caótico e desorganizado. *Constitui-se de material inconsciente.

9 Ego: É a parte do aparelho psíquico que está em contato com a realidade externa.
Desenvolve-se a partir do id para tentar buscar o prazer e amenizar a dor. Superego: Se desenvolve a partir do ego. Atua como juiz ou censor sobre as atividades do pensamento do ego. Depósito dos códigos morais, modelos de condutas passados de geração em geração.

10

11

12

13 O propósito da psicanálise é fortalecer o ego, fazê-lo mais independente do superego, ampliar seu campo de percepção e expandir sua organização de maneira a poder assenhorar-se de novas partes do id.

14 Obstáculos ao crescimento
-O principal problema da psique é encontrar maneiras de enfrentar a ansiedade. Esta é provocada por um aumento, esperado ou previsto da tensão ou desprazer; pode-se desenvolver em qualquer situação ( real ou imaginária). -Se o ego é obrigado a admitir sua fraqueza, ele irrompe-se em ansiedade – ansiedade realística referente ao mundo externo, ansiedade moral referente ao superego e ansiedade neurótica referente à força das paixões do id.

15 *Há dois modos de diminuir a ansiedade:
-1º - Lidar diretamente com a situação – resolvendo os problemas, enfrentando ou fugindo das ameaças, superando obstáculos. - 2º - A outra forma de defesa contra a ansiedade deforma ou nega a própria situação. Os modos pelos quais se dão as distorções são denominados mecanismos de defesa.

16 Mecanismos de defesa *Os principais mecanismos de defesa “patogênicos” são: -Repressão. -Negação. -Racionalização. -Formação Reativa. -Projeção. -Isolamento. -Regressão.

17 *Repressão: A essência da repressão consiste em afastar determinadas coisas do consciente ( fantasias, sentimentos, pensamentos, desejos inaceitáveis) mantendo-as à distância.

18 *Negação: É a tentativa de não aceitar na realidade um fato que perturba o ego. Fantasiar que certos fatos não aconteceram de verdade. -A notável capacidade de lembrar-se incorretamente de acontecimentos é uma forma de negação.

19 *Racionalização: É o processo de achar motivos aceitáveis para pensamentos e ações inaceitáveis. Usamo-la para justificar nosso comportamento quando, na realidade, as razões para nossos atos não são recomendáveis.

20 *Formação Reativa: Esse mecanismo substitui comportamentos e sentimentos que são diametralmente opostos ao desejo real; é uma inversão clara e, em geral, inconsciente do desejo.

21 *Projeção: O ato de atribuir a uma pessoa, animal ou objeto as qualidades, sentimentos ou intenções que se originam em si próprio.

22 *Isolamento: É um modo de separar as partes da situação provocadora da ansiedade, do resto da psique. É o ato de dividir a situação de modo a restar pouca ou nenhuma reação emocional ligada ao acontecimento. Uma pessoa pode isolar-se cada vez mais em idéias e ter contato cada vez menor com seus sentimentos.

23 *Regressão: É um retorno a um nível de desenvolvimento anterior ou a um modo de expressão mais simples ou mais infantil. É um modo de aliviar a ansiedade escapando do pensamento realístico para comportamentos que, em anos anteriores, reduziram a ansiedade.

24 Deslocamento: O deslocamento como mecanismo de defesa é o deslocamento de ações de um alvo desejado para um alvo substituto quando há alguma razão em que o primeiro alvo não seja permitido ou não disponível.

25 Segundo Freud “o propósito da psicanálise é revelar os complexos reprimidos por causa de desprazer e que produzem sinais resistência ante as tentativas de levá-los à consciência”


Carregar ppt "Conceitos Psicanalíticos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google