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Aulas 7 e 8 A grande divergência e as revoluções burguesas

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Apresentação em tema: "Aulas 7 e 8 A grande divergência e as revoluções burguesas"— Transcrição da apresentação:

1 Aulas 7 e 8 A grande divergência e as revoluções burguesas

2 Transformações que consolidaram o sistema de Estados moderno
Transição para a “modernidade” Mundo rural – mundo urbano Ordem feudal ainda forte – reação DUPLA REVOLUÇÃO

3 1) Revolução inglesa e Revolução Industrial inglesa
1.1) Revolução inglesa/ Guerra Civil Sobre quais bases se constitui o absolutismo inglês?? Herança do parlamento (sec. XI a XVI) 1215: Magna Carta (Rei sobmetido à Lei) Clamor da burguesia por liberdade comercial

4 Se o poder do parlamento era tão forte , como instaurou-se o Absolutismo pleno no século XVI? - Séculos XIV e XV : fim da guerra dos 100 anos e Guerra das Duas Rosas - Século XVI : ABOLUTISMO FORTALECIDO . Porque?? - Tudors (Henrique VIII e Elisabeth) – Igreja Anglicana (confisco de terras); apoio à industria; monopólios; Atos de Navegação; repressão católica; menos poder ao parlamento; moderniza marinha; cercamentos ; Cia das Índias Ocid.) BURGUESIA  PODER REAL

5 Se havia pacto, como surgiu o embate??
- grandes comerciantes e industriais e burguesia criticava monopólios comerciais reais e privilégios - trabalhadores reivindicam atitude do governo contra cercamentos

6 - Burguesia protestante
- Senhores antigos (camara dos comuns) (camara dos lordes) X -setores pobres urbanos - Rei - classe agrária (gentry)

7 GUERRA CIVIL - Século XVII - Auge das disputas : Parlamento x Rei; - Parlamento: gentry; burguesia => liberdade de mercado; fim dos monopólios; fim do absolutismo; radicais populares (niveladores, cavadores) -> todos contra o Rei - Stuarts : Força aos monopólios e limitação da expansão agrícola por meio do controle dos cercamentos; defesa do anglicanismo -repressão religiosa a puritanos (Escócia) e católicos.- invasão na Irlanda (retirada de terras ;Ulster) - Rei X Parlamento: cobrança de impostos para guerras

8 1642: parlamento se arma – INÍCIO GUERRA CIVIL = cavaleiros (rei, anglicanos) x cabeças redondas (puritanos e presbiterianos) : Batalha de Naseby vitória do parlamento – Carlos I decaptado – proclamação da República

9 - República de Cromwell - Aboliçao da camara dos Lordes; Conselho de estado; força de Cromwell apoiado por exército; atos de navegação; repressão a radicais : morte de Cromwell, fim da república - poder aos exército : convocação parlamento -> Restauração : Carlos II = volta camara dos lordes; dissolve exercito parlamentar; persegue puritanos; apoio financeiro frances para não depender dos burgueses; liberdade de culto católico : Jaime II – catolicismo na Inglaterra

10 - Revolução Gloriosa - Parlamento depõe Jaime II; Guilherme de Orange (Maria Stuart); - 1688: Guilherme vai para Inglaterra com exército -> fuga de Jaime para França - Guilherme III ; “Declaração dos Direitos”: impostos; liberdade de imprensa;liberdade de culto (menos católico); alternancia política. -Monarquia constitucional ; Liberalizacao completa dos cercamentos Vitoria da classe progressista rural

11 Barrington Moore “A Inglaterra e as contribuições da violência para evolução”. O que este título quer dizer? Foi uma transição pacífica? Quais classes estavam envolvidas nessa transição? Qual papel das classes rurais?

12 Impulsso comercial europeu - Aumento da importancia do comércio na área rural inglesa
Nobreza rural se “aburguesa” : terra é investimento Movimento em direçao ao capitalismo sem papel do Estado Como se manifesta na prática a “ação capitalista” da classe rural inglesa ?

13 Cercamentos: “ ‘usurpações, pelos senhores de solares ou seus lavradores, de terras em relação as quais a população do senhorio gozava de direitos comuns ou que se situavam em campo aráveis abertos.’ Aliciados pela expectativa dos lucros a ganhar, quer pela venda de lã, quer pelo aluguel das suas terras aos que as queriam e assim aumentando seus rendimentos, os senhores descobriram diversos métodos legais e semilegais para subtrair aos camponeses os direitos de cultivo nos campos abertos...”

14 Quem foi a vítima do progresso?
Inglaterra: luta pela defesa da propriedade individual venceu e foi violenta “Nem toda violência de significado histórico toma a forma de uma revolução”

15 Revolução Industrial 1780: multiplicação rápida, constante e ilimitada de homens, mercadorias e serviços. Altos índices de crescimento econômico Da partida (1780) as ferrovias (1840) e ind. pesada “poucos refinamentos intelectuais foram necessários para se fazer a revolução industrial”. Qual o papel da inovação e ciência?

16 O que a Inglaterra tinha?
Papel do Estado=> política; lucro; desenvolvimento Agricultura Fim do campesinato britânico = mão de obra Alta produção, alta produtividade Condições de transporte; portos “o dinheiro não só falava como governava”

17 A partir daí...como se deu esse processo?
Era preciso uma indústria que oferecesse recompensas excepcionais para o fabricante para expandir sua produção; e um mercado mundial monopolizado por uma única nação produtora Produção industrial a um custo tão baixo que vai criando mercado Política de substituição de importação dos tecidos de algodão indiano – que era copiado. Deu chance a indústria algodoeira inglesa – mercado interno mas principalmente depois mundial Algodão – escravos - indústria

18 A Inglaterra e seu governo garantiram os mercados externos para a exportação desses tecidos por todo o mundo ( América Latina e Índia – totalmente desindustrializadas) Pela primeira vez a Europa se tornava superavitária em relação ao oriente Os novos inventos eram simples e baratos e se autofinanciavam dados os altos lucro Consequências: problemas de queda nos lucros; sociais; mais valia absoluta e relativa Diminuir custo dos alimentos – contra proteção agrícola Industria de BK, recursos energéticos (carvão) = ferrovias Excedente -> Empréstimos internacionais

19 Revolução Francesa (1789-1799)
Política e ideologia do séc. XIX Revolução social de massa; conflito entre velho regime e novas forças sociais Não houve despotismo esclarecido Reação feudal – queda da renda; camponês Situação fiscal “um surpreendente consenso de ideias gerais entre um grupo social bastante coerente deu ao movimento revolucionário uma unidade efetiva. O grupo era a burguesa; suas ideias era as do liberalismo clássico, conforme formuladas pelos filósofos e economistas e difundidas pela maçonaria e associações informais.”

20 Influências: John Locke e Jean J. Rousseau
Nobreza agrária arcaica; presa a estrutura feudal (diferente da Inglaterra) Exploração camponesa se intensifica na segunda metade séc. XVIII Burguesia e nobreza “aristocratizada” (vendas de cargos a burguesia e mantem privilégios a nobreza) Disputas em torno da representação aliada a crise interna

21 “A fonte de toda a soberania reside essencialmente na nação”; a nação como libertadora mas ao mesmo tempo como rivalidade “o que transformou uma limitada agitação reformista em uma revolução foi o fato de que a conclamação dos estados gerais coincidiu com uma profunda crise socioeconômica.”

22 Resultados: Burguesia ocupa poder político e organiza o Estado de acordo com seus interesses: supera entraves do mercantilismo e do regime absolutista; Igualdade fiscal para todas as classes Mas igualdade civil e social restrita ao novo grupo dominante; Camadas mais baixas não tinham acesso aos orgãos de decisão : voto censitário impedia participação eleitoral Derrota jacobina Desafios posteriores da França: manter uma sociedade burguesa, evitando ao mesmo tempo o duplo perigo da república democrática jacobina e do velho regime.


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