A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DIVERSIDADE ÉTNICA Nomes: Eloisa F. Hockele e Francieli Zapalai Turma: 811 Profª Carol Matéria: Ensino Religioso.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DIVERSIDADE ÉTNICA Nomes: Eloisa F. Hockele e Francieli Zapalai Turma: 811 Profª Carol Matéria: Ensino Religioso."— Transcrição da apresentação:

1 DIVERSIDADE ÉTNICA Nomes: Eloisa F. Hockele e Francieli Zapalai Turma: 811 Profª Carol Matéria: Ensino Religioso

2 Diversidade étnica é a união de vários povos numa mesma sociedade
Diversidade étnica é a união de vários povos numa mesma sociedade. Etnia é um grupo de indivíduos que possuem afinidades de origem, história, idioma, religião e cultura, independente do país em que se encontrem.

3 O Brasil é um país com grande diversidade étnica, sua população é composta da miscigenação de vários povos que juntos formaram uma nova identidade cultural.

4 A região Sul teve os europeus como principais povos ocupantes do território; na Amazônia, predominam os descendentes indígenas; os afro-descendentes são maioria no Nordeste brasileiro. No entanto, existe grande diversidade mesmo entre essas regiões, pois além de ter ocorrido a miscigenação nesses locais, há um grande fluxo migratório entre essas partes do Brasil. 

5 De um modo geral, podemos dizer que a composição étnica brasileira é basicamente oriunda de três grandes e principais grupos étnicos: os indígenas, os africanos e os europeus. Os índios formam os agrupamentos descendentes daqueles que aqui habitavam antes do período do descobrimento efetuado pelos portugueses. Com a invasão dos europeus, boa parte dos grupos indígenas foi dizimada, de modo que várias de suas etnias foram erradicadas.

6 A miscigenação entre brancos e negros originou os povos chamados de mulatos. Já da mistura entre índios e brancos surgiram os mamelucos, considerados como os primeiros brasileiros no período após o descobrimento. Já a miscigenação entre índios e negros deu origem aos cafuzos.

7 É importante ressaltar que essa diversidade étnica pode desencadear conflitos, visto que uma cultura pode se julgar superior a outra, tentando impor sua supremacia.

8 O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) classifica a população brasileira com base em cinco tipos diferentes de raças: os brancos, os negros, os pardos, os amarelos e os indígenas, cuja distribuição podemos observar no quadro a seguir, elaborado com base em informações obtidas pelo Censo Demográfico de 2010:

9 A etnia é uma construção social e como tal difícil de medir
A etnia é uma construção social e como tal difícil de medir. Tendo em conta esta limitação, o Instituto Harvard para a Investigação Econômica publicou um artigo, em 2002, em que identificava 650 grupos étnicos, em 190 países. A partir deste estudo, os autores mediram a diversidade étnica, como a probabilidade de duas pessoas selecionadas ao acaso em um dado país pertencerem a etnias diferentes.

10


Carregar ppt "DIVERSIDADE ÉTNICA Nomes: Eloisa F. Hockele e Francieli Zapalai Turma: 811 Profª Carol Matéria: Ensino Religioso."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google