A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CUSTOS DE PRODUÇÃO Custos de oportunidade: é o custo que não envolve desembolso monetário. Chamado também de custo implícito. Custos contábeis: é o custo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CUSTOS DE PRODUÇÃO Custos de oportunidade: é o custo que não envolve desembolso monetário. Chamado também de custo implícito. Custos contábeis: é o custo."— Transcrição da apresentação:

1 CUSTOS DE PRODUÇÃO Custos de oportunidade: é o custo que não envolve desembolso monetário. Chamado também de custo implícito. Custos contábeis: é o custo que envolve desembolso monetário. Chamado também de custo explícito.

2 RECEITA, CUSTO E LUCRO Objetivo da empresa é maximizar o lucro.
Receita Total: montante que a empresa recebe pela venda de sua produção Custo Total: montante que a empresa paga por seus insumos. Lucro: é a receita total menos o custo total. L = RT - CT e RT = p.q

3 Externalidades ou Economias externas
Representa a diferença entre a ótica privada e social. Avaliação privada: avaliação financeira, específica da empresa; Avaliação social: custos (e benefícios) para a sociedade, derivados da atividade produtiva. A externalidade é definida como sendo alterações de custos (e benefícios) para a sociedade, derivadas da produção da empresa, ou alterações de custos e receitas da empresa, derivadas de fatores externos. Classifica-se em externalidade positiva (benefício) e negativa (custo).

4 Custos de Curto Prazo Custo variável total (CVT): varia de acordo com a variação da produção. CVT = f (q) Custo Fixo Total (CFT): parcela do custo que é fixa, mesmo que a produção varie. Custo Total (CT) = CVT + CFT

5 Custos por unidade de produção
Custo Total Médio (Cme ou CTMe) = CT / q Custo Variável Médio (CVMe) = CVT / q Custo Fixo Médio = CFT / q CTMe = CVMe + CFMe

6 Custos por unidade de produção
Custo Marginal: refere-se a variações de custo, quando varia a produção. É o custo de se produzir uma unidade adicional do produto. CMg = ∆CT / ∆q ∆CFT = 0 CMg = ∆CVT / ∆q

7 Custos a Longo Prazo horizonte de planejamento
sequência de situações de curto prazo elenco de possibilidades de produção a curto prazo

8 Considerações sobre o gráfico de custo médio de longo prazo
“Curva envoltório ou curva de planejamento de custo de curto prazo”: Mostra o menor custo unitário (Cme) para produzir, a cada tamanho da planta da empresa. As curvas de Cme de curto e longo prazos tem formato de U, a primeira devido a lei dos rendimentos decrescentes, ou seja, determinada pela planta ou tamanho da empresa, e a segunda, a economias e deseconomias de escala, ou quando varia o tamanho da empresa. Escala ótima da empresa: pela ótica dos custos é o ponto de onde o custo médio de longo prazo é mínimo.


Carregar ppt "CUSTOS DE PRODUÇÃO Custos de oportunidade: é o custo que não envolve desembolso monetário. Chamado também de custo implícito. Custos contábeis: é o custo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google