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UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

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Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS"— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Melhoria da atenção aos hipertensos e diabéticos na unidade básica de saúde Maria de Lourdes Azevedo de Rio Preto da Eva/AM Larissa Lustosa Rodrigues Orientação: Ethieli Rodrigues da Silveira

2 Introdução A Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes Mellitus são doenças crônicas prevalentes, cujo DIAGNÓSTICO E CONTROLE são imprescindíveis no manejo da ICC, doenças cerebrovasculares, IAM, nefropatias, insuficiência vascular periférica e retinopatias. A Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes Mellitus são doenças crônicas prevalentes, cujo diagnóstico e controle são imprescindíveis no manejo da ICC, doenças cerebrovasculares, IAM, nefropatias, insuficiência vascular periférica e retinopatias. A importância da atuação preventiva no desfecho dessas doenças justifica a atuação no âmbito da promoção à saúde.

3 Por quê atuar neste foco?
A importância da ATUAÇÃO PREVENTIVA NO DESFECHO dessas doenças justifica o desenvolvimento de um projeto de intervenção no âmbito da promoção à saúde, em especial no que se refere à pacientes portadores de hipertensão e diabetes mellitus Devido à importância da atuação preventiva, será trabalhada a questão da promoção à saúde com ênfase nos portadores de Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e DM, devido às inúmeras complicações advindas destas patologias (IAM, dislipidemias, AVE´s e amputações)

4 O município de Rio Preto da Eva está localizado
no estado do Amazonas. Possui área territorial de 5.813,50 km2 e população segundo IBGE de habitantes. Situa-se ao norte de Manaus, capital do estado, distando desta cerca de 80 quilômetros. 579 famílias

5 Unidade de Saúde A UBS MARIA DE LOURDES AZEVEDO fica
na zona urbana e atua nas microáreas nomeadas 2 a Etapa, 1 a Etapa e Centro. Estão cadastradas pessoas do território de abrangência dos quais 256 são pacientes hipertensos e/ou diabéticos. número de cadastrados esta dentro da nossa capacidade de atenção, o que esta deficiente até o momento é o engajamento da equipe com a saúde da comunidade. 165 usuários hipertensos e 81 diabéticos residentes no território de abrangência da UBS .

6 CURY, J. A. Uso do flúor e controle da cárie como doença...
Como funcionava o hiperdia? Antes da intervenção não havia organização do atendimento para cada ação programática, no caso o HIPERDIA não funcionava como um programa de acompanhamento e atenção ao paciente de modo contínuo e integral. CURY, J. A. Uso do flúor e controle da cárie como doença...

7 e/ou Diabetes Mellitus.
Objetivo Geral Melhorar a atenção aos adultos portadores de Hipertensão Arterial Sistêmica e/ou Diabetes Mellitus.

8 A intervenção ocorreu por um período de 3 meses
Metodologia Levamento do número de hipertensos e diabéticos cadastrados na área de atuação da Estratégia Saúde da Família (ESF): Ações realizadas por toda a equipe, onde cada um recebe atribuições dentro do processo de trabalho afim de melhorar a atenção à saúde do paciente hipertenso e diabético A intervenção ocorreu por um período de 3 meses

9 Metodologia 2. Desenvolvimento de ações voltadas ao: monitoramento e avaliação do processo de trabalho, organização e gestão do serviço, engajamento público e ações voltadas à qualificação da prática clínica. As ações foram relacionadas a ampliação de cobertura dos hipertensos e diabéticos. Os temas abordados se referem à melhoria da adesão do paciente ao programa, melhoraria a qualidade do atendimento ao paciente, melhoraria do registro das informações e promoção da saúde.

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11 Objetivos específicos, metas e resultados
Objetivo 1: ampliar a cobertura aos hipertensos e/ou diabéticos Objetivo 2: melhorar a adesão do hipertenso e/ou diabético ao programa Objetivo 3: melhorar a qualidade do atendimento ao paciente hipertenso e/ou diabético realizado na unidade de saúde Objetivo 4: melhorar o registro das informações Objetivo 5: mapear hipertensos e diabéticos de risco para doença cardiovascular Objetivo 6: promoção da saúde

12 Objetivos específicos, metas e resultados
META 1: Cadastrar 70% dos hipertensos da área de abrangência no Programa de Atenção à Hipertensão Arterial e à Diabetes Mellitus da unidade de saúde Cobertura: 1 mês: 57 pacientes (34,5%) 2 mês: 80 pacientes (48,5%) 3 mês: 97 pacientes (58,8%)

13 Objetivos específicos, metas e resultados
META 2: Cadastrar 80% dos diabéticos da área de abrangência no Programa de Atenção à Hipertensão Arterial e à Diabetes Mellitus da unidade de saúde. Cobertura: 1 mês: 24 pacientes (29,6%) 2 mês: 38 pacientes (46,9%) 3 mês: 48 pacientes (59,3%)

14 Objetivos específicos, metas e resultados
META 3: Buscar 100% dos hipertensos faltosos às consultas na unidade de saúde conforme a periodicidade recomendada Cobertura: 1 mês: 8 pacientes (88,9%) 2 mês: 13 pacientes (92,9%) 3 mês: 21 pacientes (100%)

15 Objetivos específicos, metas e resultados
META 4: Buscar 100% dos diabéticos faltosos às consultas na unidade de saúde conforme a periodicidade recomendada Cobertura: 1 mês: 6 pacientes (85,7%) 2 mês: 7 pacientes (87,5%) 3 mês: 13 pacientes (100%)

16 Objetivos específicos, metas e resultados
META 5: Realizar exame clínico apropriado em 100% dos hipertensos Cobertura: 1 mês: 50 pacientes (87,7%) 2 mês: 74 pacientes (92,5%) 3 mês: 97 pacientes (100%)

17 Objetivos específicos, metas e resultados
META 6: Realizar exame clínico apropriado em 100% dos diabéticos Cobertura: 1 mês: 19 pacientes (79,2%) 2 mês: 32 pacientes (84,2%) 3 mês: 48 pacientes (100%)

18 Objetivos específicos, metas e resultados
META 7: Garantir a 100% dos hipertensos a realização de exames complementares em dia de acordo com o protocolo Cobertura: 1 mês: 23 pacientes (40,4%) 2 mês: 45 pacientes (56,3%) 3 mês: 61 pacientes (62,9%) Todos os pacientes tiveram exames solicitados.

19 Objetivos específicos, metas e resultados
META 8: Garantir a 100% dos diabéticos a realização de exames complementares em dia de acordo com o protocolo Cobertura: 1 mês: 6 pacientes (25%) 2 mês: 20 pacientes (52,6%) 3 mês: 27 pacientes (56,3%) Todos os pacientes tiveram exames solicitados.

20 Objetivos específicos, metas e resultados
META 9: Garantir a totalidade da prescrição de medicamentos da farmácia popular para 100% dos hipertensos cadastrados na unidade de saúde Cobertura: 1 mês: 57 pacientes (100%) 2 mês: 80 pacientes (100%) 3 mês: 97 pacientes (100%)

21 Objetivos específicos, metas e resultados
META 10: Garantir a totalidade da prescrição de medicamentos da farmácia popular para 100% dos diabéticos cadastrados na unidade de saúde Cobertura: 1 mês: 24 pacientes (100%) 2 mês: 38 pacientes (100%) 3 mês: 48 pacientes (100%)

22 Objetivos específicos, metas e resultados
META 11: Manter ficha de acompanhamento de 100% dos hipertensos cadastrados na unidade de saúde Cobertura: 1 mês: 57 pacientes (100%) 2 mês: 80 pacientes (100%) 3 mês: 97 pacientes (100%)

23 Objetivos específicos, metas e resultados
META 12: Manter ficha de acompanhamento de 100% dos diabéticos cadastrados na unidade de saúde Cobertura: 1 mês: 24 pacientes (100%) 2 mês: 38 pacientes (100%) 3 mês: 48 pacientes (100%)

24 Objetivos específicos, metas e resultados
META 13: Realizar estratificação do risco cardiovascular em 100% dos hipertensos cadastrados na unidade de saúde Cobertura: 1 mês: 24 pacientes (42,1%) 2 mês: 45 pacientes (56,3%) 3 mês: 61 pacientes (62,9%) A estratificação de risco está diretamente relacionada com os exames laboratoriais

25 Objetivos específicos, metas e resultados
META 14: Realizar estratificação do risco cardiovascular em 100% dos diabéticos cadastrados na unidade de saúde Cobertura: 1 mês: 07 pacientes (29,2%) 2 mês: 21 pacientes (55,3%) 3 mês: 27 pacientes (56,3%) A estratificação de risco está diretamente relacionada com os exames laboratoriais.

26 Objetivos específicos, metas e resultados
META 15: Garantir avaliação odontológica a 100% dos pacientes hipertensos Cobertura: 1 mês: 03 pacientes (5,3%) 2 mês: 25 pacientes (31,3%) 3 mês: 25 pacientes (25,8%)

27 Objetivos específicos, metas e resultados
META 16: Garantir avaliação odontológica a 100% dos pacientes diabéticos Cobertura: 1 mês: 0 pacientes (0%) 2 mês: 13 pacientes (34,2%) 3 mês: 14 pacientes (29,2%)

28 Objetivos específicos, metas e resultados
META 17: Garantir orientação nutricional sobre alimentação saudável a 100% dos hipertensos Cobertura: 1 mês: 56 pacientes (98,2%) 2 mês: 79 pacientes (98,8%) 3 mês: 97 pacientes (100%) Alguns pacientes resistiram a avaliação e orientação médica médico com posterior adesão ao tratamento.

29 Objetivos específicos, metas e resultados
META 18: Garantir orientação nutricional sobre alimentação saudável a 100% dos diabéticos Cobertura: 1 mês: 24 pacientes (100%) 2 mês: 38 pacientes (100%) 3 mês: 48 pacientes (100%)

30 Objetivos específicos, metas e resultados
META 19: Garantir orientação em relação à prática de atividade física regular a 100% dos pacientes hipertensos Cobertura: 1 mês: 56 pacientes (98,2%) 2 mês: 79 pacientes (98,8%) 3 mês: 97 pacientes (100%) Alguns pacientes resistiram a avaliação e orientação médica médico com posterior adesão ao tratamento.

31 Objetivos específicos, metas e resultados
META 20: Garantir orientação em relação à prática de atividade física regular a 100% dos pacientes diabéticos Cobertura: 1 mês: 24 pacientes (100%) 2 mês: 38 pacientes (100%) 3 mês: 48 pacientes (100%)

32 Objetivos específicos, metas e resultados
META 21: Garantir orientação sobre os riscos do tabagismo a 100% dos pacientes hipertensos Cobertura: 1 mês: 56 pacientes (98,2%) 2 mês: 79 pacientes (98,8%) 3 mês: 97 pacientes (100%) Alguns pacientes resistiram a avaliação e orientação médica médico com posterior adesão ao tratamento.

33 Objetivos específicos, metas e resultados
META 22: Garantir orientação sobre os riscos do tabagismo a 100% dos pacientes diabéticos Cobertura: 1 mês: 24 pacientes (100%) 2 mês: 38 pacientes (100%) 3 mês: 48 pacientes (100%)

34 Destaque nos Resultados
Apesar de não terem sido atingidas as metas de cadastramento de hipertensos e diabéticos a adesão dos pacientes maior que 50% foi um grande feito, afinal não havia acompanhamento destes pacientes na UBS antes da intervenção. Criou-se vínculo médico-paciente e comprometimento dos pacientes com o tratamento.

35 Discussão A intervenção proporcionou a integralização da saúde dos pacientes com a ampliação da cobertura da atenção aos hipertensos e diabéticos. Possibilitou identificar pontos fracos e que merecem atenção especial como é o caso da saúde bucal, distribuição de medicamentos, entrosamento e colaboração da equipe frente as dificuldades e ações a serem propostas. A falta de interação da equipe teve impacto negativo em algumas ações a serem realizadas.

36 Discussão Ao perceber que tinha prioridade em nossa unidade, que havia todo um programa voltado à sua comorbidade se observou maior número de pacientes assíduos as consultas, satisfeitos com o atendimento e comprometidos com sua doença e tratamento. Iniciamos um processo que foi satisfatório diante de todas as dificuldades enfrentadas e basta que alguns problemas sejam solucionados para que haja um adequado processo de trabalho que beneficie não apenas a comunidade, mas a equipe.

37 Reflexão Crítica Sobre o Processo de Aprendizagem
A experiência mostra de forma clara a importância de se obter o conhecimento permanente. Aprendi que a capacitação da equipe de forma contínua e a organização das ações e metas mensais através de cronogramas são maneiras simples e eficazes de se manter o bom atendimento a comunidade. Não há dúvida do crescimento alcançado com este projeto, tanto no aspecto clínico, pessoal e profissional. O vínculo com a comunidade gera um desejo de mudança, de aprimoramento, de solidariedade que vai além desse projeto.

38 Referências 1. RABETTI, A. C.; FREITAS, S. F. T. de. Avaliação das ações em hipertensão arterial sistêmica na atenção básica. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v. 45, n. 2, 2011. 2. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Prevenção clínica de doenças cardiovasculares, cerebrovasculares e renais / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. - Brasília : Ministério da Saúde, 2006. 3. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: hipertensão arterial sistêmica / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, p. (Cadernos de Atenção Básica, n. 37). 4. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Hipertensão arterial sistêmica para o Sistema Único de Saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde, p. – (Cadernos de Atenção Básica; 16). 5. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Diabetes Mellitus / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde, p. il. – (Cadernos de Atenção Básica, n. 16).

39 Obrigada!


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