A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Componentes pneumáticos 1

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Componentes pneumáticos 1"— Transcrição da apresentação:

1 Componentes pneumáticos 1
Classes de elementos do circuito; Simbologia e leitura; Organização;

2 Elementos do circuito pneumático

3 Elementos do circuito pneumático

4 Atuador Linear

5 Válvula direcional - Vias 1: pressão 2, 4: trabalho 3,5: alívio
- Nº de posições - Acionamento e ou retorno 3/2 5/2 4/2 Vias/Posições

6 Simbologia no circuito pneumático
Nº do componente Posição de montagem do fim de curso Linha de pilotagem Derivação FRL Linha de pressão Fornecimento de ar

7 Numeração dos componentes no circuito
Atuadores: nº A (Ex.: 1A, 2A, 3A) Bomba e compressores: nº P (Ex.: 1P, 2P) Válvulas: nº atuador V nº ( Ex.: 1V1, 1V2, 2V1, 2V2) Fim de Curso: nº atuador S nº ( Ex.: 1S1, 1S2, 2S1, 2S2) → 1: recuado; 2: avançado Acionamento Manual: S nº (Ex.: S1, S2, S3) Outros: nº atuador Z nº ( Ex.: 1Z1, 1Z2, 0Z1, 0Z2)

8 Formas de representação da sequencia dos atuadores.
Forma algébrica Diagrama trajeto-passo Diagrama trajeto-tempo

9 Forma algébrica 'Número do atuador ' + 'sinal' Sinal: Exemplo:
+: atuador irá avançar -: atuador irá recuar Exemplo: 1A+ 2A+ 1A- 2A- 1A+ 2A+ 2A- 1A-

10 Diagramas 1: avanço 0: recuo

11 Diagrama trajeto-passo

12 Diagrama trajeto-tempo

13 Criação e planejamento do circuito
Ordem de trabalho dos atuadores. Posicionar os atuadores: Indicar os fim de cursos; Posicionar a válvula de comando dos atuadores; Ligações válvula e atuador. Válvula de sinais: Método: intuitivo, cascata, passo-a-passo.

14 Exercício 1 Criar um circuito com cilindro de dupla ação, cujo avanço seja feito com uma válvula de controle manual e retorno mola, atuando numa válvula direcional 5/2 vias simples piloto. Numerar os componentes.

15 Exercício 2 Desenvolver um circuito com atuador linear de dupla ação, cujo avanço é realizado com uma válvula manual e retorno mola. O retorno do atuador deverá acontecer com uma válvula com rolete e retorno mola, posicionada no final do curso do atuador. Numerar os componentes.

16 Sequencia Direta Quando a sequencia é dividida ao meio e apresenta as sequencia de atuação dos atuadores, mas com operação contrária. Exemplo: 1A+ 2A+ 1A- 2A- 1A+ 2A- 3A+ 1A- 2A+ 3A- Sequencia que fogem dessa regra são chamadas de sequencia indiretas.

17 Técnica 1 - Método Intuitivo
O método intuitivo é o método em que o desenvolvimento do circuito é feito com base no uso da imaginação das operações dos atuadores. É utilizado para as sequencia diretas. Posicionar os elementos necessário para a criação do circuito pneumático. Numerar os elementos utilizados de acordo com a norma utilizada. Posicionar as válvulas que irão operar como elemento de sinais nas posições adequadas para que o circuito funcione na sequencia desejada. (Estudo da posição das válvulas de sinais)

18 Estudo da posição das válvulas de sinais
Exemplos: 1A+ 2A+ 1A- 2A- 1A+ 2A- 1A- 2A+ 1A+ 3A+ 2A- 1A- 3A- 2A+

19 Técnica 2 - Método Cascata
O método cascata para desenvolvimento de circuito é utilizado em conjunto com o método intuitivo para organizar a lógica encadeada dos elementos de sinais. Esse método é empregado para sequencia indiretas. Criar o circuito com a técnica e método exposto anteriormente. Acoplar ao circuito acima, o circuito do método cascata. Dividir a sequencia de operação dos atuadores em grupos. Alimentar os elementos de sinais segundo a divisão em grupos e o circuito acoplado do método cascata. Posicionar as válvulas do conjunto de elementos de sinais para acionar as válvulas do método cascata. Conectar as alimentações das válvulas do item acima, de acordo com a atuação dos grupos.

20 Cascata para 2 e 3 grupos

21 Cascata para vários grupos


Carregar ppt "Componentes pneumáticos 1"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google