A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS"— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 5 Melhoria da atenção à saúde dos usuários com hipertensão e/ou diabetes na UBS Barra dos Pereiros, Betânia do Piauí/PI Aluno: Omar Ramos Velazquez Orientadora: Lilian Zielke Hesler

2 Introdução A escolha por este foco de intervenção se justifica pela alta prevalência de HAS e DM na comunidade. Pelo grande número de idosos e jovens com níveis pressóricos não controlados e pelo risco cardiovascular aumentado e suas consequências. Achamos muito importante fazer um projeto de intervenção direcionado a prevenir as complicações derivadas da HAS e DM. Para melhorar o acolhimento, as consultas, o desenvolvimento de atividades educativas, com o intuito de melhorar a promoção e prevenção da HAS e do DM.

3 Introdução Município Betânia/PI: Localização: Sudeste do estado Piauí
População total : habitantes Área territorial: 564,707 km² Serviços de saúde no município: 3 Unidade de ESF ( 2 Rural, 1 Urbana ) 1 Academia de Saúde 1 NASF 1 Laboratório Clínico 1 Equipe odonto móvel 1 Laboratório Regional de Próteses dentárias

4 UBS Barra dos Pereiros:
Introdução UBS Barra dos Pereiros: Localização: zona rural, a 25 km do município de Betânia. Área adstrita: habitantes Total de famílias: 554 Equipe de Saúde composta por: - 1 médico - 1 Enfermeiro - 1 Técnico de enfermagem - 1 Odontólogo - 1 técnica de saúde bucal - 1 zeladora e auxiliar geral - 8 ACS

5

6

7 Situação da ação programática antes da intervenção:
Introdução Situação da ação programática antes da intervenção: Baixa cobertura; Usuários com HAS e DM faltosos ao programa; Poucos atendimentos de odontologia; Realização de poucas avaliações de risco para os pacientes com HAS e DM; Insuficientes registros dos acompanhamentos dos usuários com HAS e DM; Pouca orientação de promoção da saúde e prevenção de doença.

8 Objetivo Geral Melhorar a atenção à saúde dos usuários com hipertensão e/ou diabetes na UBS Barra dos Pereiros, Betânia do Piauí/PI.

9 Metodologia Ação Programática: Atenção a saúde de Hipertensos e Diabéticos Duração: 3meses (6 de janeiro a 15 de abril de 2015)

10 Metodología Ações realizadas: Capacitação da equipe;
Cadastramento dos usuários com HAS e DM; Acolhimento; Atendimento clínico; Busca ativa; Visita domiciliar; Atendimento e avaliação odontológica; Atividades educativas; Monitoriamento da intervenção.

11 Logística Acolhimento e atividades educativas Ficha-espelho
Caderno de Atenção Básica de HAS e DM - Ministério da Saúde 2013 Ficha-espelho Planilha de coleta de dados Capacitação da equipe Acolhimento e atividades educativas

12

13 Resultados

14 Objetivo 1: Ampliar a cobertura a hipertensos e/ou diabéticos Meta: Cadastrar 70% dos usuários com hipertensão e diabetes Número de HAS na área: 305 Número de HAS acompanhados: 172 (56,4%) Número de DM na área: 75 Número de DM acompanhados: 29 (38,7%)

15 Objetivo 2: Melhorar a qualidade da atenção a hipertensos e /ou diabéticos. Meta: Realizar exame clínico apropriado em 100% dos hipertensos e diabéticos. Total de HAS: 172 Número de HAS acompanhados: 163 (94,8%) Total de DM: 29 Número de DM acompanhados: 26 (89,7)

16 Objetivo 2: Melhorar a qualidade da atenção a hipertensos e/ou diabéticos. Meta: Garantir a 100% dos hipertensos e/ou dos diabéticos a realização de exames complementares em dia de acordo com o protocolo. Número de HAS: 172 Número de HAS acompanhados: 165 (95,9%) Número de DM: 29 Número de DM acompanhados: 27(93,1%)

17 Objetivo 2: Melhorar a qualidade da atenção a hipertensos e/ou diabéticos. Meta: Priorizar a prescrição de medicamentos da farmácia popular para 100% dos HAS e DM cadastrados na unidade de saúde. Número de HAS: 172 Número de HAS acompanhados: 171 (99,4%) Número de DM: 29 Número de DM acompanhados: 29 (100%)

18 Objetivo 2: Melhorar a qualidade da atenção a hipertensos e /ou diabéticos. Meta: Realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% dos HAS e DM. Número de HAS: 172 Número de HAS acompanhados: 154 (89,5%) Número de DM: 29 Número de DM acompanhados: 22 (75,9%)

19 Objetivo 3: Melhorar a adesão de hipertensos e/ou diabéticos ao programa Meta: Buscar 100% dos HAS e DM faltosos às consultas na UBS. Todos os usuários com HAS e DM faltosos as consultas na UBS foram encontrados através da realização da busca ativa dos mesmos.

20 Objetivo 4: Melhorar o registro das informações
Objetivo 4: Melhorar o registro das informações Meta: Manter ficha de acompanhamento de 100% dos HAS e DM cadastrados na BS. Número de HAS: 172 Número de HAS acompanhados: 168 (97,7%) Número de DM: 29 Número de DM acompanhados: 26 (89,7%)

21 Objetivo 5: Mapear hipertensos e diabéticos de risco para doença cardiovascular Meta: Realizar estratificação do risco cardiovascular em 100% dos hipertensos e diabéticos cadastrados na unidade de saúde. No decorrer dos três meses de intervenção conseguimos realizar em 100% dos usuários com hipertensão e/ou diabetes cadastrados no programa a estratificação do risco cardiovascular.

22 Objetivo 6: Promover a saúde de hipertensos e diabéticos Meta: Garantir orientação nutricional sobre alimentação saudável, prática regular de atividade física, riscos de tabagismo, higiene bucal a 100% dos HAS e DM. Durante os três meses de intervenção cumprimos com a meta estabelecida, realizando orientação a 100% dos usuários com HAS e DM pertencentes à área da UBS.

23 Discussão Melhoria da qualidade da atenção à saúde dos HAS e DM;
Mudança de estilo de vida em relação aos hábitos alimentares e prática de atividade física nos usuários através das ações educativas; Possibilitou a aprendizagem aos profissionais no cotidiano do serviço; Envolvimento da equipe; Melhoria da qualidade dos registros; Implementação das ações a rotina de trabalho da UBS.

24 Reflexão crítica sobre o processo pessoal de aprendizagem
O curso proporcionou aprendizagem sobre a avaliação da UBS e o planejamento das ações frente as fragilidades detectadas. O apoio e atuação dos profissionais da UBS proporcionou a melhoria dos atendimentos. Foi de grande aprendizado os ensinos obtidos no curso e com o desenvolvimento da intervenção, pois aprendemos um novo método de investigação, com o desenvolvimento de ações nos quatros eixos temáticos.

25 OBRIGADO


Carregar ppt "UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google