A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Universidade Federal de Pelotas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Universidade Federal de Pelotas"— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Federal de Pelotas
Especialização em Saúde da Família Universidade Federal de Pelotas Melhoria da Atenção aos Hipertensos e Diabéticos da UBS Ivo Braga Fialho, Itacurubi/RS Especializanda: Idalmis Lugones Toscano Orientadora: Dayana Kelly Silva Oliveira Pelotas 2015

2 INTRODUÇÃO Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes Mellitus:
Mais freqüente das doenças cardiovasculares; Principal fator de risco para as complicações como acidente vascular cerebral e infarto agudo do miocárdio. Introduçao

3 INTRODUÇÃO UBS Ivo Braga Fialho: Área urbana;
Segunda a sexta-feira, das 08:00h as 17;00h; 3.500 usuários na área de abrangência; atendimento odontológico, ginecologia, cardiologia, geriatria, psicológico e fisioterapêutico; Sem pronto atendimento, somente sala de observação; Única UBS no município que tem ampla zona rural. INTRODUÇÃO

4 INTRODUÇÃO A UBS conta com duas equipes de ESF, não possui NASF, CEO, UPA nem Hospital.

5 INTRODUÇÃO Antes da intervenção as ações programática
do grupo de hipertensos de diabéticos não existiam, somente algumas atividades de educação em saúde. INTRODUÇÃO

6 INTRODUÇÃO

7 OBJETIVO Objetivo geral: Ampliar a qualidade da atenção e cobertura aos pacientes hipertensos e diabéticos na UBS Ivo Braga Fialho em Itacurubi/RS.

8 Ações nos quatro eixos pedagógicos:
METODOLOGIA Ações nos quatro eixos pedagógicos: - Organização e gestão do serviço; - Monitoramento e avaliação; - Engajamento público; - Qualificação da prática clínica. Período de 3 meses = 12 semanas.

9 METODOLOGIA Embasamento teórico:
- Ministério da Saúde do ano de 2013 para o cuidado da pessoa com Doenças Crônicas Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus. Prontuários da unidade, ficha espelhos e planilhas disponibilizadas pelo curso.

10 Objetivos Específicos, Metas e Resultados

11 Objetivos Específicos, Metas e Resultados
Objetivo 1. Ampliar a cobertura a hipertensos e/ou diabéticos. Metas: •Cadastrar 100% dos hipertensos da área de abrangência no Programa de Atenção à Hipertensão Arterial e à Diabetes Mellitus da unidade de saúde. •Cadastrar 100% dos diabéticos da área de abrangência no Programa de Atenção à Hipertensão Arterial e à Diabetes Mellitus da unidade de saúde. Figura 1: Evolução mensal do indicador cobertura do programa de atenção aos hipertensos na unidade de saúde. UBS Ivo Braga Fialho,Itacurubi/RS. Fonte: Planilha coleta de dados, 2015. Figura 2: Evolução mensal do indicador cobertura do programa de atenção ao diabético na unidade de saúde. UBS Ivo Braga Fialho, Itacurubi/RS. Fonte: Planilha coleta de dados, 2015.

12 Objetivos Específicos, Metas e Resultados
Objetivo 2. Melhorar a adesão de hipertensos e/ou diabéticos ao programa. Metas: •Buscar 100% dos hipertensos faltosos às consultas na unidade de saúde conforme a periodicidade recomendada. •Buscar 100% dos diabéticos faltosos às consultas na unidade de saúde conforme a periodicidade recomendada. 1º Mês: 51- HAS e 16 - DM 2º Mês: 141- HAS e 41 - DM 3º Mês: 226- HAS e 93 - DM

13 Objetivos Específicos, Metas e Resultados
Objetivo 3. Melhorar a qualidade da atenção a hipertensos e/ou diabéticos Metas: Realizar exame clínico apropriado em 100% dos hipertensos. •Realizar exame clínico apropriado em 100% dos diabéticos. 1º Mês: 51- HAS 2º Mês: 141- HAS 3º Mês: 226- HAS Figura 3: Evolução mensal do indicador proporção de diabéticos com o exame clínico em Dia na unidade de saúde. UBS Ivo Braga Fialho,Itacurubi/ RS. Fonte: Planilha coleta de dados, 2015

14 Objetivos Específicos, Metas e Resultados
Garantir a 100% dos hipertensos a realização de exames complementares em dia de acordo com o protocolo. Garantir a 100% dos diabéticos a realização de exames complementares em dia de acordo com o protocolo. Figura 4: Evolução mensal do indicador proporção de hipertensos com os exames complementares em dia na unidade de saúde. UBS Ivo Braga Fialho,Itacurubi/ RS. Fonte: Planilha coleta de dados, 2015. Figura 5: Evolução mensal do indicador proporção de diabéticos com os exames complementares em dia na unidade de saúde. UBS Ivo Braga Fialho,Itacurubi/ RS. Fonte: Planilha coleta de dados, 2015.

15 Objetivos Específicos, Metas e Resultados
•Priorizar a prescrição de medicamentos da farmácia popular para 100% dos hipertensos cadastrados na unidade de saúde •Priorizar a prescrição de medicamentos da farmácia popular para 100% dos diabéticos cadastrados na unidade de saúde. 1º Mês: 51- HAS e 16 - DM 2º Mês: 141- HAS e 41 - DM 3º Mês: 226- HAS e 93 - DM

16 Objetivos Específicos, Metas e Resultados
Realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% dos hipertensos. Realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% dos diabéticos. Figura 6 Evolução mensal do indicador proporção de hipertensos com avaliação da necessidade de atendimento odontológico na unidade de saúde. UBS Ivo Braga Fialho, Itacurubi/RS. Fonte: Planilha coleta de dados, 2015. Figura 7: Evolução mensal do indicador proporção de diabéticos com avaliação da necessidade de atendimento odontológico na unidade de saúde. UBS Ivo Braga Fialho, Itacurubi/RS. Fonte: Planilha coleta de dados, 2015.

17 Objetivos Específicos, Metas e Resultados
Objetivo 4. Melhorar o registro das informações Metas • Manter ficha de acompanhamento de 100% dos hipertensos cadastrados na unidade de saúde. • Manter ficha de acompanhamento de 100% dos diabéticos cadastrados na unidade de saúde. 1º Mês: 51- HAS 2º Mês: 141- HAS 3º Mês: 226- HAS Figura 9: Evolução mensal do indicador proporção de diabéticos os com registro adequado na ficha de acompanhamento na unidade de saúde. UBS Ivo Braga Fialho,Itacurubi/ RS. Fonte: Planilha coleta de dados, 2015.

18 Objetivos Específicos, Metas e Resultados
Objetivo 5. Mapear hipertensos e diabéticos de risco para doença cardiovascular Metas: •Realizar estratificação do risco cardiovascular em 100% dos hipertensos cadastrados na unidade de saúde. •Realizar estratificação do risco cardiovascular em 100% dos diabéticos cadastrados na unidade de saúde. 1º Mês: 51- HAS 2º Mês: 141- HAS 3º Mês: 226- HAS Figura 10: Evolução mensal do indicador proporção de diabéticos com estratificação de risco cardiovascular por exame clínico em dia na unidade de saúde. UBS Ivo Braga Fialho,Itacurubi/ RS. Fonte: Planilha coleta de dados, 2015.

19 Objetivos Específicos, Metas e Resultados
Objetivo 6.Promover a saúde de hipertensos e diabéticos Metas: •Garantir orientação nutricional sobre alimentação saudável a 100% dos hipertensos. •Garantir orientação nutricional sobre alimentação saudável a 100% dos diabéticos. 1º Mês: 51- HAS 2º Mês: 141- HAS 3º Mês: 226- HAS Figura 11: Evolução mensal do indicador proporção de diabéticos com orientação nutricional sobre alimentação saudável na unidade de saúde. UBS Ivo Braga Fialho,Itacurubi/ RS. Fonte: Planilha coleta de dados, 2015.

20 Objetivos Específicos, Metas e Resultados
Garantir orientação em relação à prática regular de atividade física a 100% dos usuários hipertensos. Garantir orientação em relação à prática regular de atividade física a 100% dos usuários diabéticos. 1º Mês: 51- HAS 2º Mês: 141- HAS 3º Mês: 226- HAS Figura 12 Evolução mensal do indicador proporção de diabéticos com orientação sobre a prática de atividade física regular na unidade de saúde. UBS Ivo Braga Fialho, Itacurubi/RS. Fonte: Planilha coleta de dados, 2015.

21 Objetivos Específicos, Metas e Resultados
Garantir orientação sobre os riscos do tabagismo a 100% dos usuários hipertensos. Garantir orientação sobre os riscos do tabagismo a 100% dos usuários diabéticos 1º Mês: 51- HAS 2º Mês: 141- HAS 3º Mês: 226- HAS Figura 13: Evolução mensal do indicador proporção de diabéticos que receberam orientação sobre os riscos do tabagismo na unidade de saúde. UBS Ivo Braga Fialho,Itacurubi/ RS. Fonte: Planilha coleta de dados, 2015

22 Objetivos Específicos, Metas e Resultados
Garantir orientação sobre higiene bucal a 100% dos usuários hipertensos Garantir orientação sobre higiene bucal a 100% dos usuários diabéticos 1º Mês: 51- HAS 2º Mês: 141- HAS 3º Mês: 226- HAS Figura 14: Evolução mensal do indicador proporção de diabéticos que receberam orientação sobre higiene bucal na unidade de saúde. UBS Ivo Braga Fialho,Itacurubi/ RS. Fonte: Planilha coleta de dados, 2015.

23 OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS
Na Intervenção foram cadastrados e acompanhados um total de 226 usuários Hipertensos, representando 83.7% da população, superando a meta de 223 usuários (80%) que havíamos traçado. Enquanto que para Diabetes Mellitus foram 93 usuários avaliados para 100% da população.

24 DISCUSSÃO Aumento da cobertura dos pacientes;
Implantamos o agendamento de consultas; Melhoramos o acolhimento; Realizamos grupos; Busca ativa de usuários; Trabalho em equipe; Criamos duas Equipes de Saúde da Família para atender a toda a população.

25 DISCUSSÃO Para o serviço: ampliação da cobertura destas doenças e reorganizou do serviço; Para a equipe: capacitação e melhor desenvolvimento das ações de promoção, proteção recuperação e prevenção; Para a comunidade: melhora no acesso à informações a respeito das doenças e fatores de risco, além da realização de diagnósticos precoces, prevenindo complicações.

26 Reflexão Crítica sobre seu processo pessoal de aprendizagem
Importância de uma equipe de saúde unida; Trabalho multiprofissional: psicólogos, dentistas, ACS, técnicos de enfermagem, enfermeiros, fisioterapeutas, etc. Consegui mostrar a equipe de trabalho, ao gestor e a comunidade que, com as atividades propostas pela especialização e colocando em prática a teoria, conseguimos melhorar a qualidade de atendimento aos usuários.

27 Reflexão Crítica sobre seu processo pessoal de aprendizagem
Este trabalho vai continuar sendo feito ao final da intervenção e até mesmo após o término da minha estadia no Brasil, um país maravilhoso, através do comprometimento da equipe. Do projeto, vou levar para a minha vida profissional vários ensinamentos, algo simples que o ser humano apesar do idioma, a cultura e as tradições, pode fazer o proposto por ele e ajudar sempre aos mais necessitados, se trabalha em equipe.

28 MENSAGEM Quando o objetivo parece difícil não troques de objetivo, busca um novo caminho para chegar a ele. Confúcio

29 AGRADECIMENTO Agradeço à minha orientadora da UFPEL, Dayana Kelly Silva Oliveira pela dedicação e apoio incondicional, a Deisi Leal pela ajuda.

30

31 REFERÊNCIA BRASIL. Ministério da Saúde. Estratégia para o cuidado da pessoa com Doenças Crônicas, Hipertensão Arterial. Brasília: Ministério da Saúde, 2013. BRASIL. Ministério da Saúde. Estratégia para o cuidado da pessoa com Doenças Crônicas, Diabetes Mellitus. Brasília: Ministério da Saúde, 2013. BRASIL. Ministério da Saúde. Prevenção clínica da Doença cardiovascular, cerebrovascular e renal crônica. Brasília: Ministério da Saúde, 2006. BRASIL. Santos, R. D et al. I Diretriz sobre o consumo de gorduras e saúde cardiovascular. Arq. Bras. Cardiol, v.100, n.3, p. 1-40, 2013. 

32 Universidade Federal de Pelotas
Especialização em Saúde da Família Universidade Federal de Pelotas Obrigada! Especializanda: Idalmis Lugones Toscano Orientadora: Dayana Kelly Silva Oliveira Pelotas, 2015


Carregar ppt "Universidade Federal de Pelotas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google