A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FIGURAS DE LINGUAGEM NO TEXTO BÍBLICO Site Teologia & Discernimento

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FIGURAS DE LINGUAGEM NO TEXTO BÍBLICO Site Teologia & Discernimento"— Transcrição da apresentação:

1 FIGURAS DE LINGUAGEM NO TEXTO BÍBLICO Site Teologia & Discernimento
Roney Cozzer Site Teologia & Discernimento

2 O que são as figuras de linguagem
“... São recursos linguísticos empregados pelo literato para expressar de modo concreto suas ideias, evocando algum tipo de imagem real, comparação, ou de correspondência entre as palavras e pensamento” (BENTHO, 2005, p. 307) Por que usá-las? Elas ajudam a fixar a mensagem comunicada na mente, dão clareza, causam impacto e também chamam a atenção por sua beleza.

3 CLASSIFICAÇÃO Bentho (2005, p. 307 ss) classifica as figuras de linguagem bíblicas da seguinte maneira: De comparação: Símile e Metáfora. De dicção: Pleonasmo e Hipérbole. De relação: Sinédoque e Metonímia. De contraste: Ironia, Parábola, Litote e Eufemismo. De índole pessoal: Prosopopeia e apóstrofe.

4 3 EXEMPLIFICANDO Litote Prosopopéia Parábola Sinédoque Eufemismo
Consiste em não expressar diretamente o que se pensa, ou então negar o contrário daquilo que se quer afirmar: Atos 1.5. Prosopopéia Personificação de seres inanimados. Exemplo: Isaías Parábola “Colocar ao lado de”. Comparação. Sinédoque Substituição da parte pelo todo, ou do todo pela parte. Exemplo: o censo de “todo o mundo” (Lc 2.1 na ARC). Eufemismo Abrandamento, decoro, dissímulo. Pleonasmo Redundância, emprego de vocábulos desnecessários em função de repetição elegante de certas frases (Gn 40.23) Símile Uma comparação em que uma coisa lembra outra explicitamente, usando “como”, “assim como”, “tal qual”, “tal como”. Metáfora Uma comparação em que um elemento imita ou representa outro, quando são essencialmente diferentes (“Eu sou a porta” [Jo 10.7,9] Hipérbole Afirmação exagerada em que se diz mais do que o significado literal com o objetivo de dar ênfase (Jo 21.25). Metonímia Consiste em substituir uma palavra por outra; traça uma relação de causa e efeito. Ex.: “Eles tem Moisés e os profetas; ouçam-nos” (Lc 16.29). Ironia Por meio dela, expressa-se o contrário do que se está dizendo ou escrevendo. Ex.: Gn 3.22 Apóstrofe Interrupção do discurso com o intuito de dirigir-se a uma pessoa ou coisa personificada. Exemplo: Salmo 114.5,6. Deixar essas informações e acrescentar algo semelhante a essa tabela, para as pessoas terem uma noção do ganho... 3

5 “Se me perguntassem qual foi a maior força utilizada na formação da história [...] eu responderia [...] a linguagem figurada. Os homens vivem pela imaginação; a imaginação governa nossas vidas. A mente humana não é um foro de debates, como querem os filósofos, mas sim uma galeria de arte [...] Elimine as metáforas (ou seja, a linguagem figurada) da Bíblia e seu espírito vivo se dissipará [...] Os profetas, os poetas, os líderes são todos mestres da metáfora, e com ela cativam a alma humana”. W. McNeile Dixon, professor de literatura inglesa da Universidade de Glasgow

6 REFERÊNCIAS BENTHO, Esdras Costa. Hermenêutica Fácil e Descomplicada. 3 ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2005. CONTU, Lécio. Hermenêutica. Secretaria Geral de Educação e Cultura – IEQ: Curitiba, 2011.


Carregar ppt "FIGURAS DE LINGUAGEM NO TEXTO BÍBLICO Site Teologia & Discernimento"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google