A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EPIDEMIOLOGIA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EPIDEMIOLOGIA."— Transcrição da apresentação:

1 EPIDEMIOLOGIA

2 EPIDEMIOLOGIA - ETIMOLOGIA
epi= sobre demo=população logos=conhecimento O conceito foi se modificando de modo a abranger praticamente todos os eventos relacionados com a saúde das populações.

3 EPIDEMIOLOGIA - DEFINIÇÕES
“Ramo das ciências da saúde que estuda, na população, a ocorrência, a distribuição e os fatores determinantes dos eventos relacionados com a saúde.”

4 EPIDEMIOLOGIA - DEFINIÇÕES
“Ciência que estuda o processo saúde-doença em coletividades humanas, analisando a distribuição e os fatores determinantes das enfermidades, danos à saúde e eventos associados à saúde coletiva, propondo medidas específicas de prevenção, controle, ou erradicação de doenças, e fornecendo indicadores que sirvam de suporte ao planejamento, administração e avaliação das ações de saúde.” Maria Zélia Rouquayrol

5 EPIDEMIOLOGIA - DEFINIÇÕES
PREVENÇÃO: empregar medidas de profilaxia a fim de impedir que os indivíduos sadios venham a adquirir a doença. CONTROLE: baixar a incidência da doença a níveis mínimos. ERRADICAÇÃO: após implantadas as medidas de controle, consiste na não-ocorrência de doença (permanência de incidência zero).

6 EPIDEMIOLOGIA – ÁREAS TEMÁTICAS
DOENÇAS INFECCIOSAS E AS ENFERMIDADES CARENCIAIS: a busca de agentes biológicos específicos para cada doença tornou-se o objetivo central das pesquisas etiológicas. DOENÇAS CRÔNICO-DEGENERATIVAS E OUTORS DANOS À SAÚDE: a diminuição da mortalidade por doenças infecciosas e carenciais, o envelhecimento progressivo da população e a mudança no perfil de morbidade, fatos que ocorreram primeiro em países desenvolvidos e hoje também em países em desenvolvimento, levaram à ampliação do campo de aplicação da epidemiologia. SERVIÇOS DE SAÚDE: a assistência aos doentes e as práticas preventivas representam fatores que intervêm na distribuição e na ocorrência das doenças.

7 EPIDEMIOLOGIA - OBJETIVOS
1. Descrever a distribuição e a magnitude dos problemas de saúde nas populações humanas. 2. Proporcionar dados essenciais para o planejamento, execução e avaliação das ações de prevenção, controle e tratamento de doenças, bem como para estabelecer prioridades 3. Identificar fatores etiológicos na gênese das enfermidades.

8 EPIDEMIOLOGIA – PREMISSAS
Princípio básico da Epidemiologia  os agravos à saúde não ocorrem, ao acaso, na população. A distribuição desigual dos agravos à saúde é produto da ação de fatores que se distribuem desigualmente na população. O conhecimento dos fatores determinantes das doenças permite a aplicação de medidas, preventivas e curativas, direcionadas a alvos específicos, cientificamente identificados, o que resulta em aumento da eficácia das intervenções.

9 A EPIDEMIOLOGIA AVALIA...
A SITUAÇÃO SANITÁRIA E SÓCIO-ECONÔMICA PASSADO PRESENTE TENDÊNCIAS FUTURAS

10 EPIDEMIOLOGIA – APLICAÇÕES
Diagnóstico da situação de saúde da população. Investigar os fatores que influenciam a situação de saúde – investigação etiológica. Avaliar o impacto das ações propostas para alterar a situação encontrada.

11 HISTÓRIA NATURAL DA DOENÇA
É o conjunto de processos interativos compreendendo “as inter-relações do agente, do suscetível e do meio ambiente que afetam o processo global e seu desenvolvimento”. Leavell & Clark

12 HISTÓRIA NATURAL DA DOENÇA
Período epidemiológico  interação suscetível – ambiente Período patológico  modificações no organismo afetado.

13 HISTÓRIA NATURAL DA DOENÇA
A prevenção se faz com base no conhecimento da história natural da doença. Isto é possível mesmo sem o pleno conhecimento dó agente etiológico.

14

15 FATORES SOCIAIS Conjunto de todos os fatores que não podem ser classificados como componentes genéticos ou agressores físicos, químicos e biológicos.

16 FATORES SOCIAIS Sócio-econômicos Sociopolíticos Socioculturais
Psicossociais

17 FATORES SÓCIO-ECONÔMICOS
CAPACIDADE ECONÔMICA PROBABILIDADE DE ADQUIRIR A DOENÇA

18 FATORES SOCIOPOLÍTICOS
Cidadania Transparência nas ações e acesso à informação

19 FATORES SOCIOCULTURAIS
Preconceitos Hábitos culturais Crendices Comportamentos e valores

20 FATORES PSICOSSOCIAIS
Marginalidade Ausência de relações parentais estáveis Falta de apoio no contexto social em que se vive Condições de trabalho extenuantes ou estressantes Promiscuidade


Carregar ppt "EPIDEMIOLOGIA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google