A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estudo Exploratório Metodologia da pesquisa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estudo Exploratório Metodologia da pesquisa"— Transcrição da apresentação:

1 Estudo Exploratório Metodologia da pesquisa
Profa. Dra. Leilah Santiago Bufrem

2 JUSTIFICATIVA Procura-se com esse seminário auxiliar os estudantes na prática da pesquisa científica. Trata-se de um exercício no qual cada um deverá propor uma atividade específica que tenha, em princípio, relação com seu interesse de pesquisa para, a partir dela, repensar as condições para sua reformulação ou adequação ao projeto de TCC.

3 Proposta Considerando-se o tempo para a realização da atividade, propõe-se que 2 ou 3 estudantes, em diálogo, definam um problema para, sobre ele, produzir um estudo exploratório.

4 Possibilidades Se o projeto prevê trabalho de campo:
- discutir critérios de seleção (organização, grupos sociais, instituições, empresas, serviços...) para ir a campo, defini-los e analisar esse processo; - definir elementos para realização de questionário e realizar um piloto; - definir elementos para realização de entrevista e realizar um piloto; - definir elementos a serem observados (em instituições, sistemas, em organizações, empresas...) e realizar um piloto; - construir uma situação em que será feita a intervenção (se for o caso) e aplicá-la para examinar o processo.

5 Possibilidades Se o projeto prevê análise de materiais empíricos (documentos, materiais, softwares, propostas, programas, sites, entre outros): - selecionar um material para examinar, construir “grade de análise” e realizar um piloto; - selecionar um material e definir a forma (teórico-metodológica) com o material examinado.

6 Reflexões sobre o Estudo Exploratório
oferece informações sobre o objeto de pesquisa; orienta a formulação de hipóteses; expõe características de uma população ou fenômeno; pode correlacionar variáveis, sem compromisso de explicar as relações que aponta.

7 Motivos para explorar Organização de dados para identificação de características, variáveis ou tendências. Identificação de semelhanças ou diferenças entre entre unidades, tarefas e atividades, com vistas e aprofundar estudos descritivos. Dificuldade de formular sobre hipóteses precisas e operacionalizáveis quando o tema escolhido é pouco analisado e discutido. Exploração do potencial de teorias para compreensão de fatos ou realidades.

8 Estudos exploratórios: objetivos
Aumento da familiaridade do pesquisador com o objeto, os sujeitos ou os fenômenos presentes no contexto investigativo; formulação de problemas para investigação mais exata ou para a criação de hipóteses; ampliação do conhecimento sobre fenômenos que se deseja investigar em estudo posterior mais estruturado, ou da situação em que pretende realizar tal estudo; esclarecimento de conceitos fundamentais para o entendimento do objeto e das relações; priorização de futuras pesquisas, ou aprofundamento do estudo; obtenção de informações sobre possibilidades práticas de realização de pesquisas em situações de vida real; recenseamento de problemas considerados urgentes em determinado campo de relações sociais.

9 Características De todos os tipos de pesquisa, a exploratória tem sido considerada a que apresenta menor rigidez no planejamento. Normalmente são utilizados: levantamento da literatura e documental; entrevistas não padronizadas e observações. Procedimentos de amostragem e técnicas quantitativas de coleta raramente são aplicados neste tipo de estudo, dada sua natureza preparatória, já que facilitam a identificação de variáveis e a formulação de hipóteses para estudos posteriores.

10 Fases do estudo determinação do que será analisado e das razões do estudo exploratório; definição das bases teóricas do estudo; descrição de alternativas quanto às técnicas e/ou instrumentos a utilizar; construção da metodologia; coleta de dados; estruturação e análise dos dados; síntese dos resultados do estudo.

11 Revisão de literatura ou compilação teórica como fase exploratória
Exposição do pensamento de vários autores. Resulta do esforço de pesquisa na literatura sobre o tema selecionado. Deve demonstrar capacidade de organização das opiniões de outros autores, relacionamento lógico e identificação de afinidades e/ou antagonismos entre eles. Expressa opinião do próprio autor sobre os pontos relevantes, como suas conclusões.

12 Estrutura de um estudo exploratório de literatura
tema,problema, justificativa, objetivo do estudo; exposição sucinta do pensamento de outros autores sobre o tema; apresentação do discurso,identificando-se afinidades e contradições em relação às categorias selecionadas; colocação da própria opinião sobre os pontos relevantes; organização lógica e sistemática dos pontos abordados; conclusões dos autores e próprias.

13 Exemplo de um estudo exploratório na literatura
Revê estudos que abordam o uso o uso da linguagem controlada e da linguagem natural no planejamento da estratégia de busca em ambiente de bases de dados em CD-ROM ou em linha dessas linguagens, apresentando suas vantagens e desvantagens. Identifica variáveis, correlacionando-as, sem no entanto apresentar hipóteses.

14 Exemplo de um estudo exploratório na literatura
Apresenta as publicações digitais e os arquivos abertos como alternativa aos mecanismos tradicionais de comunicação científica, baseados nos periódicos acadêmicos tradicionais. Para isso realiza levantamento de mecanismos de cooperação entre sistemas de informação em C & T, surgidos a partir da emergência de arquivos de publicações digitais livres – os open archives – e de mecanismos de interoperabilidade entre estes arquivos (Open Archives Initiative Protocol for Metadata Harvesting).

15 Estudo exploratório com análise de conteúdo
Nesse caso, o propósito é a exploração do conteúdo de comunicações científicas, necessário ao conhecimento de características ou relações perceptíveis em relação ao objeto de pesquisa, com vistas a: compreender criticamente o conteúdo, manifesto ou latente das comunicações, suas significações explícitas ou ocultas; favorecer buscas exploratórias e o processo de descoberta das mensagens (função heurística); verificar a possibilidade de formulação de uma hipótese.

16 Exemplos de pesquisa exploratória com análise de conteúdo
Análise de dissertações ou teses a partir de um recorte preliminar para que se possam identificar características dessa literatura. Acompanhamento de posições ou tendências perceptíveis na literatura periódica a partir de um corpus delimitado, de um recorte ou de uma amostra. Análise com enfoque crítico para levantar e acompanhar linhas e tendências metodológicas em textos científicos delimitados por períodos e/ou temas.

17 Estudo exploratório com Análise de Contexto
Novo método para estudo de um “corpus” de publicações, a partir da criação de uma base de dados. Possibilita tratamento quantitativo e qualitativo sobre o corpo da atividade de pesquisa em determinado campo ou área, por exemplo: que tipo de instituição ou autor(a) está realizando; que métodos estão sendo utilizados; que paradigmas estão sendo seguidos; que produtos têm surgido.

18 Exemplo de estudo exploratório de contexto
Apresenta e descreve resultados de uma análise sobre o tema gestão de R&D (pesquisa e desenvolvimento) na indústria. Discute aspectos relativos à aplicação do método em outros campos.

19 Estudo exploratório em campo
Investigação empírica realizada onde se verifica o fenômeno a estudar. A partir da observação direta dos fatos ou da indagação das pessoas envolvidas. Requer planejamento prévio quanto: - aos métodos, técnicas e instrumentos necessários para o cumprimento dos objetivos; - aos modos de aplicação dessas técnicas ou instrumentos; - à organização das informações coletadas.

20 Recomendações Quando o tema escolhido é genérico, tornam-se necessários alguns esclarecimentos e certa delimitação, o que exige revisão de literatura, discussão com especialistas e outros procedimentos. Espera-se como resultado desse processo a configuração de um problema delimitado e passível de investigação mediante procedimentos sistematizados.

21 Delimitando o estudo: foco, recorte...
Universo: conjunto de todos os casos que se adequam a algum conjunto de especificações pré-definidas. População: conjunto de todos os indivíduos aos quais se aplicam características ou propriedades definidas. Corpus: Conjunto ou coleção de escritos sobre certo tema ou repertório da produção científica ou técnica de um autor. Pode-se referir a determinado conjunto teórico. Amostra: subconjunto do universo ou população, a partir do qual os dados são recolhidos e pelo qual se estabelecem ou se estimam as características do todo. Deve ser representativa na impossibilidade de estudar todo o universo, população ou corpus.

22 ENCAMINHAMENTOS Definir o tipo de estudo a ser realizado em grupos de até três alunos. Realizar o estudo e apresentar contendo: Título (provisório do projeto), problema, objetivo geral, descrição da metodologia utilizada, apoio teórico e empírico. Análise e síntese dos resultados obtidos. Entregar o estudo no dia 27/11.


Carregar ppt "Estudo Exploratório Metodologia da pesquisa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google