A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EDUCAÇÃO SUPERIOR: PERCEPÇÕES SOBRE A MODALIDADE DE ENSINO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EDUCAÇÃO SUPERIOR: PERCEPÇÕES SOBRE A MODALIDADE DE ENSINO"— Transcrição da apresentação:

1 EDUCAÇÃO SUPERIOR: PERCEPÇÕES SOBRE A MODALIDADE DE ENSINO
Fernando Eduardo Cardoso Rodrigo Borsatto Sommer da Silva

2 Introdução Este estudo foi realizado em uma universidade que tem estudantes nas modalidades: tanto presencial, (o estudante vai todos os dias para faculdade), como a distância (o estudante vai para faculdade uma vez na semana para tirar dúvidas sobre o conteúdo da aula e para realizar as avaliações e apresentações).

3 Objetivos Objetivo Geral: Analisar a percepção dos alunos em relação às modalidades de ensino EAD e PRESENCIAL. Objetivos Específicos: Identificar a percepção do nível de qualidade do ensino; Descrever a percepção da sociedade com relação às modalidades de ensino; Descrever a percepção da organização com relação às modalidades de ensino; Descrever a percepção dos acadêmicos com relação as modalidades de ensino.

4 Procedimento Metodológico
Pesquisa qualitativa, Curso de Graduação em administração Estudo de caso único e intencional: de uma universidade que tem alunos nas duas modalidades de ensino, presencial e EAD. Coleta de dados: Entrevista semi-estruturada, 10 alunos do EAD: E1 até E10 10 alunos do presencial: P1 até P10 Observação direta Análise de conteúdo

5 Apresentação e Discussão dos Resultados
As análises estão organizadas em 4 categorias: Qualidade do ensino; Percepção da sociedade com relação as modalidades de ensino; Percepção da organização com relação as modalidades de ensino; e Percepção dos acadêmicos com relação as modalidades de ensino). Em cada categoria é abordada a percepção dos estudantes em relação as modalidades de ensino EaD, Presencial e a correlação entre ambas.

6 Qualidade do Ensino Alunos EAD Alunos Presencial
Educação de qualidade em ambas as modalidades Auto estudo Alunos Presencial Consideram que apenas ensino presencial é de qualidade Professor Especialista, duvidas reais. Aulas diárias

7 Percepção da SOCIEDADE com Relação as Modalidades de Ensino
Visão dos alunos EAD Olhar de rejeição para a modalidade de ensino EaD, mas que aos poucos está mudando. A mudança está ocorrendo devido a popularização, e presença cada vez maior dos alunos na modalidade de ensino EaD, Conforme a sociedade vem obtendo mais conhecimento, mais informação, de como funciona o EaD, mais vai se respeitando e aceitando esta modalidade de ensino. Visão dos alunos Presencial Não importa a modalidade , importa é a qualidade da universidade.

8 Percepção da ORGANIZAÇÃO com Relação as Modalidades de Ensino
Revelaram que existe tratamento diferenciado pelas organizações com relação aos alunos da modalidade de ensino EaD Aluno EAD: Política interna de Auxilio instrução Esconder que está no EAD durante o estagio Aluno presencial Desprezo pelo gerente ao funcionários que fez EAD por ser jovem

9 Percepção dos ACADÊMICOS com Relação as Modalidades de Ensino
Alunos EAD Entre os acadêmicos do EaD, tanto o ensino presencial como o EaD são iguais, eles não vêm diferença de aprendizado entre as modalidades. algumas disciplinas o professor do presencial e do EaD é o mesmo. N o entanto eles percebem que os alunos do presencial tem certo preconceito com a modalidade Alunos Presencial Não tem tratamento diferente entre os alunos das modalidades de ensino Os dados da pesquisa mostram que as opiniões se divergem entre os alunos de modalidades de ensino EaD e presencial. Os alunos da modalidade de ensino EaD, percebem um tratamento de inferioridade com relação a eles, um sentimento de desprezo pela modalidade que eles escolheram. Já os alunos do presencial não percebem esta distinção entre as modalidades, e nem agem com distinção entre as modalidades.

10 Conclusão EAD ainda tem um longo caminho para diminuir o preconceito dos alunos, organizações e sociedade com relação à modalidade. Vem ocorrendo um grande avanço, a medida que as pessoas obtêm mais informações sobre o EaD Sinais de mudanças: Organizacionais - Novas políticas Alunos do presencial - o convívio com os alunos do EAD vem mudando sua visão Sociedade – com a compreensão do EAD ajudam a defender e a propagar o modelo EAD

11 Futuras linhas Expandir a pesquisa para outras categorias
Identificar se o desempenho dos alunos varia de acordo com a modalidade de ensino

12 Futuras linhas Outras categorias Tempo para estudar
Tratamento diferenciado pela instituição em relação as modalidade de ensino Desempenho do acadêmico Influencia do mercado na escolha da modalidade de ensino

13 Obrigado


Carregar ppt "EDUCAÇÃO SUPERIOR: PERCEPÇÕES SOBRE A MODALIDADE DE ENSINO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google