A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

própria revelação do Pai e do seu amor, manifesta

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "própria revelação do Pai e do seu amor, manifesta"— Transcrição da apresentação:

1 própria revelação do Pai e do seu amor, manifesta
DOUTRINA SOCIAL, 1 Gaudium et Spes 22: “Cristo, o novo Adão, na própria revelação do Pai e do seu amor, manifesta plenamente o homem aos homens e descobre-lhe a sublimidade da sua vocação”.

2 A fé cristã informa toda a nossa vida.
DOUTRINA SOCIAL, 2 A fé cristã informa toda a nossa vida. O seguimento de Cristo leva a buscar a verdade e a trabalhar pela verdade, também na ordem temporal. O Magis- tério forma a consciência para actuar na vida social segundo o querer de Deus.

3 Tais realidades têm um aspecto moral e religioso. => são objecto
DUCTRINA SOCIAL, 3 A ordem temporal compreende a vida humana, a família, trabalho, a cultura, as comunicações sociais, as instituições políticas, as relações internacionais, a ciência, a técnica, a guerra, a paz, etc.. Tais realidades têm um aspecto moral e religioso. => são objecto dos ensinamentos da Igreja.

4 para isto vim ao mundo, para dar testemunho da verdade”.
DOUTRINA SOCIAL, 4 Jo 18, 37: “Para isto nasci e para isto vim ao mundo, para dar testemunho da verdade”. => A verdade estende-se também à ordem temporal.

5 = conjunto de ensinamentos relativos à
DOUTRINA SOCIAL, 5 Doutrina social = conjunto de ensinamentos relativos à vida social enquanto ordenada ao fim último, apresentadas pela Igreja para iluminar a conduta cristã dos fiéis e de todas as pessoas de boa vontade.

6 Consta de três elementos básicos:
DOUTRINA SOCIAL, 6 Doctrina social Consta de três elementos básicos: 1. Princípios de reflexão: assinalam as ba- ses para construir uma convivência social se- gundo critérios universais aceitáveis por todos. 2. Critérios de juízo: permitem avaliar siste- mas sociais, estruturas sociais e situações concretas. 3. Directrizes de acção: para orientar a actividade dos cristãos na vida social.

7 Na ordem temporal sofre as consequências do pecado
DOUTRINA SOCIAL, 7 Na ordem temporal sofre as consequências do pecado original: este introduziu uma desordem no mundo que se manifesta hoje em actua- ções humanas, situações e estruturas sociais que não favorecem o desenvolvimen. to do homem, nem a voca- ção à santidade a que foram chamadas todas as pessoas.

8 A missão da Igreja, igual que a de Cristo, é sobrenatural: a salva-
DOUTRINA SOCIAL, 8 A missão da Igreja, igual que a de Cristo, é sobrenatural: a salva- ção dos homens. Inclui a recta ordenação das realidades tem- porais, o que também põe a pes- soa humana em condições mais favoráveis para responder à sua vocação à santidade.

9 Os juízos do Magistério não se referem a questões técni-
DOUTRINA SOCIAL, 9 Os juízos do Magistério não se referem a questões técni- cas, económicas ou políticas, senão à dimensão ética da realidade. CIC 747, 2: “Compete sempre e em qualquer lugar à Igreja proclamar os princípios morais, inclusive ss referentes à ordem social, assim como dar o seu juízo sobre quaisquer assuntos humanos, ma medida Em que o exijam os direitos fundamentais da pessoa humana ou a salvação das almas”.

10 São os leigos, juntamente com os outros
DOUTRINA SOCIAL, 10 São os leigos, juntamente com os outros cidadãos, que hão-de promover soluções concretas actuando com consciência cris- tã e aceitando a responsabilidade inerente às suas decisões. Dois extremos: laicismo e clericalismo.

11 A doutrina social da Igreja: - acolhe e investiga a realidade
social à luz da Revelação divina; - foi elaborada pelo Magis- tério sob a assistência do Espírito Santo; - chega mais longe do que a filosofia e as ciências sociais, ainda que aproveita as suas contribuições; - não é uma ideologia: não proporciona modelos para a acção social ou política, ao serviço de interesses particulares; - pertence ao âmbito da teologia moral.

12 “para a Igreja ensinar e difundir a doutrina social
Centesimus annus (1991) 5: “para a Igreja ensinar e difundir a doutrina social pertence à sua missão evangelizadora e forma parte essencial da mensagem cristã”.

13 Sagrada Escritura e Tra- dição, que contêm abun-
DOUTRINA SOCIAL, 13 FONTE = Revelação: Sagrada Escritura e Tra- dição, que contêm abun- dantes textos relativos à ordem social. Os Padres da Igreja aplicam a mensagem social do Evangelho aos problemas da sua época.

14 MAGISTÉRIO: a Igreja recebeu de Cristo a
DOUTRINA SOCIAL, 14 MAGISTÉRIO: a Igreja recebeu de Cristo a autoridade divina de interpretar autêntica- mente a Revelação e a lei moral no seu con- junto. Deve também discernir os denomina- dos “sinais dos tempos”(acontecimientos históricos, mudanças culturais, etc.) e in- terpretá-los à la luz do Evangelho. Assim a doutrina se enriquece para iluminar as no- vas realidades sociais de cada momento histórico.


Carregar ppt "própria revelação do Pai e do seu amor, manifesta"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google