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Itália – O berço do Renascimento
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Florença
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GÊNOVA E FLORENÇA NA PENÍNSULA ITÁLICA OCORRIA, DESDE O SÉCULO XII, O RENASCIMENTO COMERCIAL E URBANO. A BURGUESIA MERCANTIL ITALIANA (GÊNOVA, VENEZA E PISA) MANTINHA UM RÍGIDO MONOPÓLIO COMERCIAL NO ATLÂNTICO.
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ARTE MEDIEVAL OS ARTISTAS DO RENASCIMENTO DESEJAVAM ROMPER COM OS IDEAIS MEDIEVAIS. AS OBRAS MEDIEVAIS ERAM TODAS CENTRADAS NA QUESTÃO DO DIVINO, DO SAGRADO. O HOMEM É VISTO COM DESPREZO, DESPROPORÇÃO E COM POUCA CHANCE DE REDENÇÃO.
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MEDIEVAL REPARE NESSA OBRA MEDIEVAL:
UMA EXPRESSÃO DIRETA DO TEOCENTRISMO PINTURA EM TAPEÇARIA – AUTOR DESCONHECIDO – PERÍODO MEDIEVAL.
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RENASCIMENTO ATENTAR PARA AS PROPORÇÕES HUMANAS.
HOMEM VITRUVIANO – LEONARDO DA VINCI.
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MEDIEVAL No mundo medieval, o Teocentrismo estava presente em todos os lugares. A imagem do Sagrado permeava a mente do homem medieval – sempre com ares de autoridade, acima dos homens e pronto para punir.
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RENASCIMENTO NA OBRA RENASCENTISTA, O SAGRADO AINDA ESTÁ PRESENTE, NO ENTANTO, SÃO SIMPLES E SINGELOS. DÓCEIS E FRÁGEIS COMO O SER HUMANO. NA IMAGEM AO LADO, A VIRGEM ESTÁ COM O MENINO JESUS E UM ANJO APARECE JUNTO: SEM FALSOS PUDORES – MULHER, CRIANÇA E DEUS, JUNTOS EM PERFEITA HARMONIA.
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MEDIEVAL O ESTILO ARQUITETÔNICO QUE PREVALECEU NA IDADE MÉDIA É O GÓTICO (DOS GODOS). ELES ESTÃO SEMPRE APONTANDO PARA CIMA, PARA O CÉU, EM POSIÇÃO DE REVERÊNCIA, OBEDIÊNCIA E SUBMISSÃO. AO ENTRAR NOS TEMPLOS GÓTICOS, A IMPRESSÃO QUE TRANSMITE É DA PEQUENEZ HUMANA DIANTE DO SAGRADO – INFINITO E IMORTAL.
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RENASCIMENTO AS FORMAS ARREDONDADAS DO ESTILO ROMÂNICO, VOLTAM A GANHAR DESTAQUE NA IDADE MODERNA. AS NAVES SUGEREM AINDA UMA GRANDIOSIDADE PORÉM, HÁ TAMBÉM UMA PROXIMIDADE MAIOR COM O SAGRADO.
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MEDIEVAL REPARE: AUSÊNCIA DE PROPORÇÃO INEXPRESSIVIDADE NO ROSTO.
A CRUZ NO ABDÔMEN – NO CENTRO DO HOMEM. O DIVINO ACIMA DO HUMANO.
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RENASCIMENTO REPARE: DEUS, NO MESMO NÍVEL DO HOMEM.
DEUS E HOMEM SÃO IGUAIS (PROPORCIONAIS). EXPRESSÃO, PROPORÇÃO E MOVIMENTO.
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AMOR SAGRADO E AMOR PROFANO de Sandro Boticelli – O sagrado é representado pela mulher à direita, semi nua, o profano é a mulher vestida. No fundo da tela à direita esta a cidade, as luzes. À esquerda o feudo, as trevas.
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NASCIMENTO DA VÊNUS: ASPECTOS MITOLÓGICOS
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