A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Inovação de Valor = menores custos + maiores benefícios

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Inovação de Valor = menores custos + maiores benefícios"— Transcrição da apresentação:

1 Inovação de Valor = menores custos + maiores benefícios
Valor para o cliente Diferente dos paradigmas do passado, em que era preciso escolher entre reduzir custos ou aumentar os benefícios para os clientes, a inovação de valor é aquela que atende a ambos critérios simultaneamente. E a estratégia do oceano azul propõe esse caminho para a inovação. Há uma edição de 2015, ampliada do livro, com uma capa diferente, mas com o mesmo título e publicada pela mesma editora. Kim e Mauborgne, 2005.

2 Inovação de Valor Por proporcionar ao mesmo tempo diferenciação e baixo custo... Torna a concorrência irrelevante através da exploração de novos espaços de mercado até então inexplorados. A essência desta metodologia é tirar o foco da competição, onde está o oceano vermelho, e identificar espaços que possam ser oceanos azuis. Nesta parte o professor pode fazer um paralelo sobre o modelo de Porter de trade-off estratégia de diferenciação x estratégia de custo presente no livro Estratégia Competitiva, escrito originalmente em inglês em 1980, que teve sua primeira tradução no Brasil em 1986, pela editora Campus, e é usado até hoje em cursos de administração (PORTER, Michael. Estratégia Competitiva: técnicas para análise de indústrias e da concorrência. Rio de Janeiro: Campus, 2005).

3 Oceano Vermelho X Oceano Azul
Compete em um mercado já existente Foco em destruir a competição Explora uma demanda já existente Aplica o trade-off de Valor versus Custo Alinha toda as atividades da empresa na estratégia de diferenciação OU de baixo custo Cria um novo espaço de mercado Torna a competição irrelevante Cria e captura uma nova demanda Quebra o trade-off de Valor versus Custo Alinha toda as atividades da empresa na estratégia de diferenciação E de baixo custo Principais diferenças entre as duas perspectivas: a do Oceano Vermelho e a do Azul. A PERSPECTIVA É DE “DEFENDER A POSIÇÃO CONSQUISTADA” A PERSPECTIVA É DE “INOVAR E PERSEGUIR NOVAS OPORTUNIDADES”

4 Inovação de Valor “Ao invés de focar em destruir a concorrência, torne-a irrelevante, oferecendo um salto de valor e criando uma nova demanda de mercado.”

5 Matriz de Avaliação de Valor Modelo das 4 ações
Reduzir Quais atributos devem ser reduzidos bem abaixo dos padrões setoriais? Para criar um Oceano Azul: Reinvenção do conceito Inovação e agregação de valor Criação de novo nicho de mercado Atração de público ainda não usuário Eliminar o que é ruim Manter o que é essencial Acrescentar características interessantes para agregar valor Novo Mercado: Foco bem definido, além de Singularidade e mensagem consistentes Eliminar Quais atributos considerados indispensáveis pelo setor devem ser eliminados? Nova Curva de Valor Criar Quais atributos nunca oferecidos pelo setor devem ser criados? Este modelo é um dos pilares da metodologia. Ele sugere que ao se analisar um mercado, identificando seus principais representantes, seja aplicado este modelo de 4 ações para se encontrar uma nova curva de valor. Elevar Quais atributos devem ser elevados bem acima dos padrões setoriais? Fonte: Kim e Mauborgne, 2005, p. 29.

6 Como Inovar no mercado de Circos?
Dinâmica de Grupo Como Inovar no mercado de Circos? Estimular os alunos em grupos a sugerir mudanças, novidades etc., utilizando o Modelo de 4 ações. O que reduzir ou eliminar? O que criar ou elevar? 30 minutos.

7 Inovação de Valor Apresentação do Case do Cirque du Solei a partir da metodologia do Oceano Azul.

8 DESAFIOS OPORTUNIDADES Diminuição de público Espetáculos Temáticos
Uso de Animais Novo público Aumento de Custos Estes foram os principal fatores observados no mercado de circos e de espetáculos (como os shows da Broadway). Na área vermelha, os maiores problemas que os circos tradicionais enfrentavam. Os principais desafios do mercado. E na parte azul, algumas das oportunidades. Diminuição de Custos Artistas famosos Melhor infraestrutura Concorrentes

9 Inovação de Valor O Cirque du Solei não apenas mudou um mercado. Ele criou um novo mercado. Juntou o que havia de melhor dos circos tradicionais e dos espetáculos da Broadway dos Estados Unidos. Eliminou de ambos o que não trazia valor para os clientes ou gerava altos custos.

10 Cirque Du Soleil: 4 ações
ELIMINAR ELEVAR Astros circenses Espetáculos com animais Descontos para grupos Vários picadeiros Picadeiro único REDUZIR CRIAR Diversão e humor Vibração e perigo Tema Ambiente refinado Várias produções Músicas e danças artísticas Fatores identificados no modelo de 4 ações no mercado de circos e espetáculos. A partir deste modelo a Curva de Valor do Cirque do Solei será montada (na aula seguinte).

11 Bibliografia Complementar:
KIM, W. Chan; MAUBORGNE, Renée. A Estratégia do Oceano Azul: como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante. Rio de Janeiro: Campus, 2005.


Carregar ppt "Inovação de Valor = menores custos + maiores benefícios"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google