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Liderança nos Custos (Estratégias de Baixo Custo).

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Apresentação em tema: "Liderança nos Custos (Estratégias de Baixo Custo)."— Transcrição da apresentação:

1 Liderança nos Custos (Estratégias de Baixo Custo)

2 Estratégias de Baixo Custo  Alcançar custos significativamente mais baixos que os rivais  Incluir características e serviços essenciais (do ponto de vista dos compradores)  Vantagens de custo de forma que seja difícil para os rivais copia-las Liderança pelo custo baixo significa custos mais baixos não apenas nos custos de produção ou manufactura, mas em toda a cadeia de valor

3 Estratégias de Baixo Custo Opção 1: Usar os baixos custos para baixar os preços em relação à concorrência. Necessidade de atrair número suficiente de consumidores Opção 2: Manter preço e quota de mercado, actuais, e obter margens mais elevadas por unidade, Como traduzir em vantagem competitiva :

4 Estratégias de Baixo Custo Controlo dos custos! Eliminar custos ! Garantir uma Vantagem de Custo Garantir uma Vantagem de Custo :  Desempenhar as actividades da cadeia de valor de forma mais eficiente do que os concorrentes = custos cumulativos totais  Renovar a cadeia de valor para eliminar actividades que gerem custo e adicionem pouco valor ao comprador

5 Controlo dos Custos – Abordagem 1 -  Capturar economias de escala  Capturar os efeitos da curva de aprendizagem e experiência  Operar os recursos a plena capacidade  Realizar esforços para aumentar as vendas e diluir custos de I&D e publicidade em mais unidades  Melhorar a eficiência da cadeia de valor  Usar sistemas online e softwares para alcançar maior eficiência operacional  Substituir materiais ou componentes de alto custo  Adoptar métodos operacionais de economia de custo de mão- de-obra  Usar o poder negocial para obter concessões dos fornecedores  Considerar integração vertical vs. Outsourcing

6 Controlo dos Custos através da Renovação da Cadeia de Valor – Abordagem 2  Vender directamente ao consumidor  Eliminar actividades de alto custo não necessárias  Escolher as localizações geográficas mais baratas  Eliminar atributos do produto desnecessárias  Ter linha de produtos menos vasta  Oferecer um produto “frills free”  Aumentar o uso de tecnologias online aplicadas

7 Factores Chave para Alcançar Liderança nos Custos  Analisar cada actividade que crie custo  Usar o conhecimento sobre os determinantes dos custos para baixar os custos de cada actividade ano após ano  Encontrar formas de (re)estruturar a cadeia de valor para eliminar passos de trabalho não essenciais e actividades de baixo valor  Trabalhar dedicadamente para cria uma cultura organizacional orientada para a “consciência do custo” Envolver funcionários em esforços contínuos para reduzir e racionalizar os custos Envolver funcionários em esforços contínuos para reduzir e racionalizar os custos Buscar operar com um staff excepcionalmente pequeno Buscar operar com um staff excepcionalmente pequeno  Buscar agressivamente investimentos em recursos e capacidades que eliminem custos da empresa

8 Características da Liderança nos Custos  Cultura organizacional “cost conscious”  Participação dos funcionários nos esforços de controlo dos custos  Esforços permanentes de benchmarking de custos  Monitorização intensa do orçamento  Promoção de programas de melhoria contínua dos custos

9 Situações em que uma Estratégia de Baixo Custo Funciona Melhor  Competição pelo Preço é vigorosa  Produto é estandardizado ou disponibilizado por muitos fornecedores  Há poucas maneiras de se alcançar uma diferenciação que tenha valor para os compradores  Maior parte dos compradores usa o produto da mesma forma  Compradores têm baixo custo de substituição  Compradores são grandes e têm significativo poder negocial  Novos entrantes usam preços de introdução de mercado muito baixos para atrair compradores e formar base

10 Riscos de Estratégias de Baixo Custo  Cortar nos preços em excesso  Não baixar suficientemente os custos para que a margem lucro aumente  Fixar-se em excesso na redução dos custos e esquecer a qualidade  Métodos de baixo custo fáceis de copiar


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