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Prof. Sousa Curso: Logística Empresarial. Grupo Liga da Logística LEANDRO ANDRADE MIRANDA RA.: LEANDRO APARECIDO DOS R. RIBEIRO RA.:

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1 Prof. Sousa Curso: Logística Empresarial

2 Grupo Liga da Logística LEANDRO ANDRADE MIRANDA RA.:- 583.539-9 LEANDRO APARECIDO DOS R. RIBEIRO RA.:- 552.864-0 ERICK T. KAMIMURA RA.:- 552.694-9 FELIPE OLIVEIRA SANTOS RA.:- 552.639-6 SIBILVANE RODRIGUES MASSINI RA.:- 818.517-4 CARLOS ALBERTO DE SOUZA MARTINS RA.:- 583.657-3 ANSELMO LUIZ ROMANO RA.:- 583.923-8 Prof. Sousa

3 Cinco Forças de Porter O modelo das Cinco Forças de Porter foi concebido por Michael Porter em 1979 E destina-se à análise da competição entre empresas, considera cinco fatores, as “forças” competitivas. Prof. Sousa

4 Rivalidade entre os concorrentes As cinco forças de Porter são: Para a maioria das indústrias, esse é o principal determinante da competitividade do mercado. Às vezes rivais competem agressivamente, não só em relação ao preço do produtos, como também a inovação, marketing, etc. Número de concorrentes Taxa de crescimento da indústria Diversidade de concorrentes Complexidade e assimetria informacional Nível de publicidade Prof. Sousa

5 Poder Negocial dos clientes As cinco forças de Porter são: Prof. Sousa Os clientes exigem mais qualidade por um menor preço de bens e serviços. Também competindo com a indústria, forçando os preços para baixo. Assim jogando os concorrentes uns contra os outros. Também descrito como o mercado de realizações. A capacidade dos clientes de colocar a empresa sob pressão, e também, afetar os clientes com a sensibilidade à evolução dos preços. Análise econômica Preço da compra total Disponibilidade de informação do comprador em relação ao produto Existência de produtos substitutos

6 Poder Negocial dos fornecedores As cinco forças de Porter são: Prof. Sousa Também descrito como mercado de insumos, fornecedores de matérias-primas, componentes e serviços para a empresa pode ser uma fonte de poder. Fornecedores podem recusar-se a trabalhar com a empresa, ou por exemplo, cobrar preços excessivamente elevados para recursos únicos. Grau de diferenciação dos insumos Custo dos fatores de produção em relação ao preço de venda do produto Ameaça de transmitir integração dos fornecedores em relação à ameaça de integração por outras empresas Ter somente um fornecedor para a empresa pode ser um ponto fraco, caso o fornecedor venha a falir ou mesmo a elevar os preços de matérias-primas muito maior em relação a concorrência.

7 Ameaça de Entrada de Novos Concorrentes As cinco forças de Porter são: Prof. Sousa Muitas empresas entram no mercado com o desejo de conseguir uma fatia (parcela) de um setor e frequentemente recursos substanciais. Caso haja barreiras de entradas que possam dificultar a sua inserção, fica mais difícil a sua fixação no mercado. Essa ameaça também pode ser conhecida como A ameaça da entrada de novos concorrentes, ou mesmo Barreiras à entrada de concorrentes. A existência de barreiras de entrada (patentes, direitos, etc.) Acesso aos canais de distribuição Diferenciação dos produtos Exigências de capital Políticas governamentais Marcas Vantagens absolutas de custo Economia de escala Custos de transição

8 Ameaça de produtos substitutos As cinco forças de Porter são: Prof. Sousa A existência de produtos (bens e serviços) substitutos no mercado, que analisados, desempenha funções equivalentes ou parecidas é uma condição básica de barganha que pode afetar as empresas. Relação preço/rendimento Nível de diferenciação do produto Poder de barganha do comprador Qualidade do produto

9 Conclusão Final Prof. Sousa “Em suma, o modelo proposto por PORTER (1979, 1985) é sedutor e apresenta aparente clareza e simplicidade. No entanto, esconde a sua complexidade. A dificuldade de se obter resultantes limita sua operacionalização e pode haver necessidade de se tecer muitas considerações, somente possível para especialistas da indústria em análise.”

10 FIM Prof. Sousa


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