A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ANÁLISE SETORIAL. Análise Setorial Objetivo da análise: ► Entendimento da dinâmica dos mercados ► Conhecimento das forças atuantes na competição da indústria.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ANÁLISE SETORIAL. Análise Setorial Objetivo da análise: ► Entendimento da dinâmica dos mercados ► Conhecimento das forças atuantes na competição da indústria."— Transcrição da apresentação:

1 ANÁLISE SETORIAL

2 Análise Setorial Objetivo da análise: ► Entendimento da dinâmica dos mercados ► Conhecimento das forças atuantes na competição da indústria alvo ► Identificação dos fatores de risco e oportunidades de investimento ► Avaliação de desempenho do setor

3 Análise Setorial Inclui 7 áreas: ► Descrição geral do setor ► Produtos, serviços e tecnologias ► Estrutura ► Dinâmica e crescimento ► Concorrência atual e potencial ► Fornecedores ► Clientes e canais de distribuição

4 Análise Setorial Modelo de Análise Setorial proposto por Angrisano (2003) ► Caráter generalista: aplicação irrestrita ► Oferece visão ampla do contexto da competição ► Aprofunda a visão do mercado por parte dos participantes

5 Análise Setorial Modelo de Análise Setorial ► A partir da análise, torna-se possível visualizar estratégias dos competidores ► Avaliação do impacto de movimentos estratégicos ► Plano de atualização

6 Modelo de Análise Setorial Analisa questões sobre: ► Qual o ambiente em que as empresas estão imersas ► As principais características do mercado analisado ► Características das empresas competidoras no mercado analisado

7 Modelo de Análise Setorial ► Regras que governam a dinâmica do setor ► O que se pode esperar do comportamento do competidor, com base no seu posicionamento, e nas questões levantadas

8 Passos do modelo Passo 1: Descrição do mercado Passo 2: Descrição das empresas Passo 3: Análise das forças estruturais do mercado Passo 4: Estudo do papel do governo Passo 5: Análise da concorrência Passo 6: Análise do posicionamento estratégico Resultados Entendimento do ambiente Entendimento dos competidores Entendimento das regras Entendimento do comportamento dos concorrentes

9 Modelo de Análise Setorial Passo 1: Descrição do Mercado ► Analisa o desenvolvimento recente do setor, o histórico, o nível de desenvolvimento em relação a outros mercados e a intensidade da competição

10 Modelo de Análise Setorial Passo 1: Descrição do Mercado Qual é a história do mercado? Qual é a situação real? Quais as tendências para esse mercado?

11 Modelo de Análise Setorial Passo 1: Descrição do Mercado Quais são os segmentos e sub-negócios dentro do mercado? Como se configuram esses segmentos?

12 Modelo de Análise Setorial Passo 2: Descrição das Empresas ► Empresas atuantes ► Potenciais entrantes ► Cada empresa estudada individualmente

13 Modelo de Análise Setorial Passo 2: Descrição das Empresas ► Quais as empresas relevantes para a análise? ► Qual é a história das empresas? ► Como estão configurados os negócios dessas empresas? ► Qual o atual desempenho das empresas?

14 Modelo de Análise Setorial Passo 3: Análise das forças estruturais do mercado Passo 3: Análise das forças estruturais do mercado ► Estudo das regras do mercado, originadas das interações entre os participantes/potenciais, e da atuação do governo

15 Modelo de Análise Setorial Passo 3: Análise das forças estruturais do mercado Passo 3: Análise das forças estruturais do mercado 5 forças que regem a concorrência ► Barreiras de entrada ► Rivalidade entre concorrentes ► Ameaça de produtos substitutos ► Compradores ► Fornecedores

16 Modelo de Análise Setorial Barreiras de entrada ► Necessidade de muito capital, economias de escala, exigência de patentes e licenciamento, escassez de locais, escassez de matéria-prima ou distribuidores e exigências de reputação

17 Modelo de Análise Setorial Barreiras de entrada ► Quais são as barreiras de entrada? ► Como essas barreiras se manifestam, por que se constituem barreiras de entrada? ► Quais as conclusões sobre essas barreiras de entrada?

18 Modelo de Análise Setorial Rivalidade entre concorrentes ► Os concorrentes são numerosos ou bem equilibrados? ► O negócio envolve custos fixos elevados? ► Os custos são homogêneos?

19 Modelo de Análise Setorial Rivalidade entre concorrentes ► O negócio apresenta barreiras de saída elevadas? (Integração vertical elevada, obrigações legais ou morais, restrições governamentais) ► Algum outro fator contribui para a rivalidade dos concorrentes?

20 Modelo de Análise Setorial Pressão de produtos substitutos ► Limitam os preços e os lucros de um segmento

21 Modelo de Análise Setorial Pressão de produtos substitutos ► Quais são os produtos substitutos? ► Qual é a atratividade desses produtos ► Qual o potencial de expansão?

22 Modelo de Análise Setorial Poder de barganha dos compradores ► Compradores podem forçar uma queda de preços, exigir mais qualidade e opções de serviço, e colocar os concorrentes uns contra os outros

23 Modelo de Análise Setorial Poder de barganha dos compradores ► Quem são os compradores? ► Quais fatores aumentam o poder de barganha dos compradores? ► Quais fatores reduzem o poder de barganha dos compradores?

24 Modelo de Análise Setorial Poder de barganha dos fornecedores ► Fornecedores tendem a ser poderosos se estiverem concentrados ou organizados, se houver poucos substitutos, se o material for importante

25 Modelo de Análise Setorial Poder de barganha dos fornecedores ► Quem são os fornecedores? ► Quais fatores aumentam o poder dos fornecedores? ► Quais fatores reduzem o poder dos fornecedores?

26 Modelo de Análise Setorial Passo 4: Estudo do papel do governo ► O governo como comprador ou fornecedor ► Políticas e limitações

27 Modelo de Análise Setorial Passo 4: Estudo do papel do governo ► O governo é um importante comprador da indústria? ► O governo é um importante fornecedor da indústria? ► Em relação ao modo de operação das empresas, quais as regras impostas?

28 Modelo de Análise Setorial Passo 4: Estudo do papel do governo ► Que tipos de metas são exigidas das empresas para que elas possam atuas no setor? ► Que alavancas o governo possui para controlar os níveis de competição do mercado?

29 Modelo de Análise Setorial Passo 5: Análise da concorrência ► Dificuldade na obtenção da declaração da estratégia ► Observação e análise do passado e presente, e sinais do comportamento futuro

30 Modelo de Análise Setorial Passo 5: Análise da concorrência Sinais de mercado: ► Avisos prévios de movimento ► Discussões públicas sobre a indústria ► Explicações dos concorrentes sobre os movimentos ► Movimentos de defesa cruzada

31 Modelo de Análise Setorial Passo 5: Análise da concorrência Forças que orientam a empresa ► Quais as metas futuras declaradas? ► Quais as hipóteses adotadas pela alta administração?

32 Modelo de Análise Setorial Passo 5: Análise da concorrência Forma de atuar do concorrente ► De que maneira o negócio do concorrente está sendo conduzido? ► Quais os pontos fortes e fracos do concorrente?

33 Modelo de Análise Setorial Passo 6: Análise do posicionamento estratégico das empresas ► Análise do mercado acompanhado por conjunto de tendências de movimentos

34 Modelo de Análise Setorial Passo 6: Análise do posicionamento estratégico das empresas ► Qual o posicionamento das empresas no setor? ► Qual é a organização do portfolio de negócios do concorrente? Quais os movimentos previstos para cada unidade de negócios do portfolio? ► Que movimentos estratégicos podem ser esperados a partir da análise SWOT?

35 Modelo de Análise Setorial Plano de Atualização do modelo ► Acompanhamento de variáveis em cada passo

36 Plano de Atualização do modelo Atualização Passo 1 ► Surgimento de tecnologias de descontinuidade. Qual o impacto da tecnologia no curto e longo prazo? ► Como se alteram os números no mercado

37 Plano de Atualização do modelo Atualização Passo 2 ► Novas empresas no setor. Chances de novos entrantes ► Desempenho das empresas desde a última atualização

38 Plano de Atualização do modelo Atualização Passo 3 ► Como se evoluíram as barreiras de entrada ► Surgimento de novas barreiras ► Novo produto substituto ► Outras forças estruturais

39 Plano de Atualização do modelo Atualização Passo 4 ► O governo alterou a postura desde a ultima atualização? ► Há movimentos indicativos de intervenções no mercado? ► Novas regras impostas e o impacto

40 Plano de Atualização do modelo Atualização Passo 5 ► Evolução nas capacidades dos concorrentes ► Novas hipóteses, metas e sinais de mercado

41 Plano de Atualização do modelo Atualização Passo 6 ► Evolução do portfolio de negócios ► Alterações nas estratégias de gestão dos portfolios dos concorrentes ► Quais estratégias de posicionamento esperadas?


Carregar ppt "ANÁLISE SETORIAL. Análise Setorial Objetivo da análise: ► Entendimento da dinâmica dos mercados ► Conhecimento das forças atuantes na competição da indústria."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google