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PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E GERENCIAIS

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Apresentação em tema: "PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E GERENCIAIS"— Transcrição da apresentação:

1 PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E GERENCIAIS
Aula 02: Organização: conceitos, tipologias e princípios hierárquicos; Organização como sistema aberto; Ambiente Organizacional.

2 Organização - Definição
É definida como duas ou mais pessoas trabalhando juntas cooperativamente dentro de limites identificáveis, para alcançar um objetivo e/ou meta comum. Composta por pessoas; Divisão do trabalho e busca por especialização entre os seus membros; Ações de coordenação e controle sobre os membros; Delimitação da organização: por pessoas ou atividades; Busca de objetivos e metas conjuntas.

3 Organização - Desafios
Administração das organizações em um ambiente global; Projeto e estruturação ou reestruturação das atividades organizacionais; Melhoria da qualidade, da competitividade e do empowerment; Aumento da velocidade e reação às mudanças; Administração ética e moral das organizações.

4 Organização - Tipos Formal: é a organização baseada em divisão do trabalho racional, na hierarquização de seus participantes, de acordo com critérios determinados por aqueles que têm poder decisorial. É a organização formalizada oficialmente; Informal: é a organização que emerge espontaneamente e naturalmente entre as pessoas que ocupam posições formais na organização e a partir de seus relacionamentos como ocupantes de cargos.

5 Organização – Sistema Aberto
AMBIENTE PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO ENTRADAS SAÍDAS RETROALIMENTAÇÃO (FEEDBACK)

6 Organização – Sistema Aberto
CARACTERÍSTICAS: Interação com o ambiente: fazendo as trocas necessárias para a sua sobrevivência; Sinergia: o resultado do sistema é sempre maior do que a soma das partes envolvidas; Equilíbrio Econômico: processo de manutenção do equilíbrio interno, necessário para a sobrevivência, pela obtenção de recursos da meio ambiente; Eqüifinalidade: alcance dos mesmos resultados por diferentes meios.

7 Ambiente Organizacional
AMBIENTE EXTERNO AMBIENTE SETORIAL AMBIENTE INTERNO Estrutura Cultura Recursos Forças Sócio-Culturais Forças Tecnológicas Concorrentes Clientes Fornecedores Forças Econômicas Forças Político-Legais

8 Ambiente Externo Forças Macroambientais
ECONÔMICAS: Tendências no PIB; Taxas de Juros; Oferta de Capital; Taxas de Inflação; Níveis de Desemprego; Controles de salários/preços/crédito; Taxa de Câmbio; Disponibilidade e Custo de Energia; Renda Disponível.

9 Ambiente Externo Forças Macroambientais
TECNOLÓGICOS: Total de investimento do Governo em P&D; Total de investimento do Setor em P&D; Proteção a patentes; Novos produtos; Novos avanços em transferência de tecnologia dos laboratórios p/ mercado; Melhoras na produtividade resultantes da automação.

10 Ambiente Externo Forças Macroambientais
POLÍTICO-LEGAIS: Regulamentos anti-truste; Leis de proteção ambiental; Legislação Tributária; Incentivos Especiais; Regulamento de Comércio Exterior; Atitudes em relação a empresas estrangeiras; Leis trabalhistas; Estabilidade do Governo.

11 Ambiente Externo Forças Macroambientais
SÓCIO-CULTURAIS: Mudanças no estilo de vida; Expectativas de carreira; Movimentos ativistas por parte de consumidores; Taxa de constituição de famílias; Taxa de crescimento demográfico; Distribuição etária da população; Mudanças demográficas regionais; Expectativa de vida; Taxa de natalidade; Níveis de escolaridade.

12 Modelo das 05 Forças - Porter
CLIENTES NOVOS CONCORRENTES CONCORRENTES ATUAIS CONCORRENTES SUBSTITUTOS FORNECEDORES

13 Concorrentes Atuais Grau de Rivalidade
Fatores que afetam o Grau de Rivalidade: Crescimento do Setor; Concentração e equilíbrio; Custos Fixos/Valor agregado; Excesso de capacidade intermitente; Diferença entre produtos; Identidade da Marca; Custos de Mudança; Complexidade Informacional; Diversidade de Concorrentes; Apostas Corporativas; Barreiras à Saída.

14 Novos Concorrentes Barreiras a Entrada
Fatores que influenciam a entrada de novos concorrentes: Economias de escala; Identidade da Marca; Requisitos de Capital; Diferença entre produtos exclusivos; Custos de Mudança; Acesso à distribuição; Curva de aprendizado exclusiva; Acesso aos insumos necessários; Projeto de produto de baixo custo; Política governamental; Retaliação esperada.

15 Concorrentes Substitutos Ameaças
Ameaças determinadas por: Desempenho relativo de preço dos concorrentes; Custos de mudança; Propensão do consumidor para mudar.

16 Fornecedores Poder de Barganha
Fontes do Poder de Barganha: Custos de mudança; Diferenciação de insumos; Concentração de Fornecedores; Presença de insumos substitutos; Importância do volume para os fornecedores; Impacto dos insumos sobre custo ou diferenciação; Custo em relação às compras totais no setor.

17 Clientes Poder de Barganha
Fontes do Poder de Barganha: Custos de mudança; Diferença entre produtos; Concentração de Clientes; Produtos substitutos; Lucro dos Clientes; Volume de Clientes; Sensibilidade a preços; Identidade da marca; Capacidade de Venda; Impacto sobre qualidade/desempenho; Incentivo dos tomadores de decisão.

18 Ambiente Interno Recursos: Humanos; Financeiros; Físicos;
Tecnológicos; Organizacionais. Cultura: Valores; Crenças; Princípios. Estrutura

19 Bibliografia Consultada
SILVA, R. O. Teorias da Administração. Cap. 02. São Paulo: Pioneira/Thomson Learning, 2001.


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