Molusco e equinodermos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Molusco e equinodermos"— Transcrição da apresentação:

1 Molusco e equinodermos
Profa. Jessyca

2 Características gerais
- Apresentam corpo mole (daí o nome do filo Mollusca); - Possuem representantes de água doce, de água salgada e de ambiente terrestre úmido; - Não apresentam segmentos, ao contrário do que ocorre com anelídeos e artrópodes; - O corpo mole acarreta vulnerabilidade e agressões, dificuldade de sustentação e risco de desidratação em ambiente aéreo.

3 Corpo dividido em: cabeça, massa visceral e pé.
Simetria bilateral. Protostômios Triblásticos Celomados

4

5 Os moluscos distribuem-se nas classes: Gastropoda
Pelecypoda (ou Bivalva) Cephalopoda Caramujo-de jardim Lesma Ostras Mexilhão Polvo Lula

6 Há ainda outras classes menores: Polyplacophora (quíton), Scaphopoda (dentálio) e Monoplacophora (neopilinia). Quíton neopilinia dentálio

7 Corpo: cabeça, pé muscular e massa visceral

8 Classificação - Gastrópoda - Bivalve - Cefalópoda

9 Gastrópodes Animais que rastejam. Única classe com espécie terrestres. Corpo dividido em : cabeça, pé e massa visceral. Podem ser hermafrodita ou ter sexos separados. Fecundação pode ser interna ou externa. Respiração depende do ambiente.

10 Bivalves (duas valvas ou duas conchas)
Concha dividida em duas partes. Sem cabeça. São todos filtradores.

11 Cefalópodes (cabeça e pés)
Predadores de forma geral. Pés divididos em tentáculos. Podem ter concha externa, interna ou não ter concha.

12

13 Existem moluscos, como as ostras, que apresentam um exoesqueleto calcário, a concha, que os protege contra agressões e desidratação. A lula tem concha interna, enquanto o polvo não a possui. A concha é secretada pelo manto, uma dobra da epiderme.

14 Entre o manto e o corpo, encontra-se a cavidade do manto, um espaço que contém água do ambiente, onde são eliminados fezes, urina e, em alguns casos, gametas. Por ela, passa também a água que banha as brânquias.

15 Os moluscos têm geralmente simetria bilateral, que se relaciona com a cefalização e o maior desenvolvimento do sistema nervoso. Durante o desenvolvimento, caracóis e caramujos sofrem torção e passam a exibir nítida assimetria. Caracóis, lulas e polvos têm cabeça bem evidente, onde estão os olhos e, às vezes, tentáculos sensoriais.

16 Muitos moluscos possuem rádula, uma língua denteada que, colocada para fora da boca, raspa e fragmenta os alimentos. Os cefalópodes usam a mandíbula córnea (bico) para rasgar os alimentos e a rádula para ingeri-los; os bivalves (como os mexilhões), que são filtradores, não tem rádula.

17 Na massa visceral, concentram-se os órgãos: intestino, glândulas digestivas, sistemas cardiovascular, urinário, genital etc. Parte da massa visceral é coberta pelo manto.

18 O pé pode apresentar diversas modificações servindo como elemento de fixação, escavação ou de locomoção. A organização do pé é um dos critérios para a divisão em classes. Nos gastrópodes, o pé fica na região ventral, apoiado no substrato e ligada à massa visceral. Nos bivalves, o pé é um prolongamento que sai da concha e pode servir como elemento escavador ou fixador. Nos cefalópodes, como polvos e lulas, o pé está bem junto à cabeça, subdividindo em vários tentáculos.

19 Os moluscos apresentam sistema digestório completo.
Após a digestão, os nutrientes são absolvidos e distribuídos pelo sangue.

20 A maioria dos moluscos tem sistema cardiovascular aberto, e o coração situa-se dorsalmente na massa visceral. O sangue flui primeiramente por vasos e, depois, por lacunas situadas entre os órgãos.

21 É um sistema de fluxo lento, que explica o pequeno porte de vários moluscos e seus movimentos vagarosos. Já os ágeis cefalópodes, alguns bastantes grandes, possuem sistema cardiovascular fechado, pelo qual o sangue flui no interior de vasos, mantido sob pressão elevada e circulando com maior velocidade.

22 Em animais com sistema cardiovascular aberto, o sangue circula sob baixa pressão e com fluxo lento.
Já nos que possuem sistema cardiovascular fechado, a elevada pressão do sangue e a rapidez de seu fluxo aumentam a eficiência da distribuição de substâncias, como os gases respiratórios. Outra vantagem do sistema cardiovascular fechado sobre o aberto é a presença, no sangue, de grande quantidade e diversidade de células com funções específicas, como o transporte de gases e o combate a agentes infecciosos.

23 Sistema respiratório A cavidade do manto está intimamente relacionada ao sistema respiratório. Os órgãos respiratórios são irrigados por vasos sanguíneos. Os moluscos aquáticos em geral apresentam brânquias; os terrestres têm a cavidade do manto ricamente vascularizada, funcionando como pulmão rudimentar.

24 Sistema excretor Os resíduos, principalmente a amônia, são retirados da cavidade pericárdica e eliminados na cavidade do manto por um “rim” primitivo, que, na verdade, é um aglomerado de metanefrídios.

25 Sistema nervoso O sistema nervoso é mais desenvolvido e cefalizado em alguns grupos de moluscos que em outros. É constituído tipicamente por gânglios e nervos, que se distribuem pelo corpo.

26 Sistema reprodutor Os sexos são geralmente separados, com fecundação interna e externa, desenvolvimento direto ou indireto. Não há casos de reprodução assexuada. Os caracóis, que são monoicos (hermafroditas), apresentam fecundação cruzada e interna. Dos ovos, eclodem filhotes, sem estágio larvas (desenvolvimento direto). Nos moluscos com desenvolvimento indireto, formam-se larvas trocófora e véliger.

27 Formação das pérolas Em bivalves, pequenas partículas de areia ou outros corpúsculos estranhos podem se instalar entre o manto e a concha. Parte do manto envolve a partícula, formando uma cobertura circular, que passa a depositar nácar (material calcário) em camadas mais ou menos concêntricas, ao redor do objeto. Gradativamente, mais e mais material se deposita, formando-se a pérola.

28

29

30 Importância dos moluscos
Muitas espécies são utilizadas como alimento (ostras, mexilhões); Botões de madrepérola e pérolas são oriundas de conchas de bivalves; A “tinta” usada por polvos como defesa era bastante usada em canetas de artistas e arquitetos.

31 Importância dos moluscos
Alguns moluscos podem, também, ser danosos: alguns podem perfurar cascos de navios e âncoras de madeira (alguns bivalves), devastar plantações e jardins (caracóis e lesmas), ser hospedeiros de agentes patológicos (caramujos do gênero Biomphalaria), destruir ostras (caramujo perfurador), etc.

32 Equinodermos (Filo Echinodermata)
São animais exclusivamente marinhos e têm parentesco evolutivo com os vertebrados. Com grande diversidade de formas, tamanhos e modos de vida. - Simetria pentarradial: seus corpos podem ser divididos em cinco partes simétricas.

33 A maioria dos equinodermos (figura 4) tem a boca em contato com o substrato sobre o qual se apoia (face oral), e o ânus na face oposta (face aboral). Na face oral, seus pés ambulacrários permitem movimentação e fixação.

34

35 As estrelas-do-mar têm geralmente cinco braços, dispostos como raios ao redor de um centro.
O ouriço-do-mar exibe corpo globoso, coberto por espinhos móveis. Junto à boca, uma armação de cinco dentes sustentada por ossículos e músculos, chamada lanterna-de-Aristóteles, é utilizada na trituração dos alimentos.

36 Dispõe também de várias estruturas de proteção, como o esqueleto, os espinhos (alguns venenosos) e as pedicelárias, as quais agem como pinças, retirando da superfície corporal parasitas e corpos estranhos e agindo na captura de presas.

37 Os equinodermos exibem simetria pentarradial: cinco unidades semelhantes distribuem-se ao redor de um eixo central. Animais com simetria radial, como os celenterados e os equinodermos, não apresentam cefalização e têm sistema nervoso rudimentar.

38 Uma característica dos equinodermos é a presença de um endoesqueleto calcário sob a epiderme.
Endoesqueleto de equinodermo

39 Possuem sistema digestório completo, com digestão extracelular.
O sistema cardiovascular é reduzido ou ausente. A respiração é branquial, em alguns, não existe sistema respiratório. Não há sistema urinário. O fluido celomático é o principal meio de transporte interno. As trocas gasosas entre o fluido celomático e o ambiente e a eliminação de resíduos (por exemplo, a amônia) ocorrem através de estruturas da superfície do corpo, como os pés ambulacrários.

40 O sistema nervoso é formado por um anel nervoso em torno da boca e nervos radiais. O sistema sensorial é pouco desenvolvido, com receptores para luz, tato e substâncias químicas. Quase todos os equinodermos são dioicos, com fecundação externa e desenvolvimento indireto. Podem reproduzir-se assexuadamente.

41 Sistema ambulacrário (do latim ambulare: caminhar).
Exclusivo deste grupo, trata-se de um sistema hidrovascular (também denominado sistema vascular aquífero), por onde circula água.

42 Na placa madrepórica, abre-se o canal pétreo, ligado ao canal anelar, de onde saem cinco canais, dos quais emergem os pés ambulacrários. Na base de cada pé, há uma ampola, pequena bolsa que armazena água. Quando a ampola se contrai, a água é pressionada para a extremidade do pé, que fica enrijecido e comporta-se como ventosa. Com isso, o animal pode aderir a um substrato. Quando a água retorna à ampola, a extremidade do pé torna-se flácida, e o animal desprende-se.

43 Importância do sistema ambulacrário
O sistema ambulacrário participa da locomoção, das trocas gasosas, da alimentação, da excreção (principalmente de amônia) e da recepção de estímulos.

44 Relembrando... Anelídeos, moluscos e artrópodes são protostômios, animais celomados cujo blastóporo origina a boca. Equinodermos e cordados são deuterostômios, animais celomados cujo blastóporo origina o ânus.

45 Exercícios

46

47


Carregar ppt "Molusco e equinodermos"
Anúncios Google