A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Redes: Camada de Rede, protocolos pt. I Prof. Rafael Vieira

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Redes: Camada de Rede, protocolos pt. I Prof. Rafael Vieira"— Transcrição da apresentação:

1 Redes: Camada de Rede, protocolos pt. I Prof. Rafael Vieira
THIS WORK IS LICENSED UNDER THE CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION-SHAREALIKE 4.0 INTERNATIONAL LICENSE. TO VIEW A COPY OF THIS LICENSE, VISIT OR SEND A LETTER TO CREATIVE COMMONS, PO BOX 1866, MOUNTAIN VIEW, CA 94042, USA. CREATED BY RAFAEL S. T. VIEIRA

2 É o protocolo que Identifica uma máquina em uma rede.
IP – Internet Protocol É o protocolo que Identifica uma máquina em uma rede. O rótulo de fluxo é o único campo novo do IPv6, além da mudança do comprimento para os endere- ços. Os outros campos do IPv4 foram renomeados, mantidos ou removidos. Cabeçalho IPv4 Cabeçalho IPv6

3 RFC: https://tools.ietf.org/html/rfc791
Descrição do IPv4 Versão: a versão do protocolo. Comprimento do cabeçalho: Devido ao tamanho variável do IPv4. Tipo de Serviço: Uma implementação de QoS (Quality Of Service), identificando datagramas. Comprimento do datagrama: Seu tamanho total. Identificador, flags, e deslocamento de fragmentação: Permitiam a segmentação do IP, que não é mais possível no IPv6 nos roteadores. Tempo de vida (TTL, time-to-live): O tempo máximo que um datagrama pode existir na rede (dados demorando para chegar ao destino). Protocolo: Qual o protocolo usado na camada de transporte acima. Soma de verificação: Encontrar erros nos dados. Opções: Adição de mais opções ao protocolo IP, casos não-frequentes, tornando-o um canivete suíço. RFC:

4 Diferentes Redes podem ter diferentes MTUs como um roteador deve agir?
Fragmentação Diferentes Redes podem ter diferentes MTUs como um roteador deve agir? IPv6 usa PMTUD (Path MTU Discovery), a fragmentação é feita nos sistemas finais.

5 Endereçamento IPv4 Cada rede possui uma máscara que determina que máquinas pertencem a rede. 24 bits formam o endereço da sub-rede, no exemplo abaixo. IP E (binário e lógico) Máscara = Subrede Sub-rede A →8 bits (0) Sub-rede B →16 bits (10) Sub-rede C →24 bits (110) Sub-rede D →(multicast; 1110) Sub-rede E → (experimental; 1111)

6 Quantas Redes existem abaixo?

7 Tradução de Endereços NAT (Network Address Translation)
Permite que se utilize endereços fictícios para uma rede local, e no momento de acessar uma internet, o endereço atribuído ao pacote é o do roteador. O roteador tem que portanto saber que pacote refere-se a qual IP na sua rede local e efetuar as traduções de acordo para cada conexão.

8 RFC: https://tools.ietf.org/html/rfc1883
Descrição do IPv6 Permite o uso de anycast. Cabeçalho fixo de 40 bytes Rotação de fluxo: Identificar e tratar conexões de dados de forma diferente. Classe de tráfego: Igual a tipo de serviço (IPv4). Comprimento carga útil: Tamanho dos dados. Próximo cabeçalho: igual ao campo protocolo de camada superior em IPv4. Limite de saltos: Similar a TTL. RFC:

9 Fim


Carregar ppt "Redes: Camada de Rede, protocolos pt. I Prof. Rafael Vieira"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google