A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof.: Antonio Igor de Castro Alves

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof.: Antonio Igor de Castro Alves"— Transcrição da apresentação:

1 Prof.: Antonio Igor de Castro Alves antonioigorr@yahoo.com.br
Fisiologia Renal Prof.: Antonio Igor de Castro Alves

2 Funções dos rins Excreção de subprodutos metabólicos (uréia, creatinina e ácido úrico, dentre outros) Regulação do volume e composição do Líquido extra celular (LEC) Manutenção do equilíbrio ácido-básico e da pressão sanguínea

3 Funções dos rins Estímulo para a produção de hemácias
Controle das concentrações da água e da maioria dos constituintes dos líquidos do organismo, tais como sódio, potássio, cloro, bicarbonato e fosfatos.

4 Anatomia renal rins direito - esquerdo
pelve renal, que recebe os coletores de urina do parênquima renal, ureteres, bexiga Uretra Cápsula Fibrosa

5 A unidade funcional renal: o néfron
O sistema urinário A unidade funcional renal: o néfron 5

6 Parênquima renal Medula Córtex

7 As principais características morfológicas renais
7

8 Os vasos sangüíneos renais
8

9 Néfron Unidade funcional
Constituído basicamente por um glomérulo e um longo túbulo que desemboca nos tubos coletores de urina

10 Os néfrons e suas relações com as camadas cortical e medular renais
10

11 Mecanismos renais filtração glomerular reabsorção tubular
secreção tubular

12 Néfron O glomérulo é uma rede ou um novelo de capilares recobertos por células epiteliais. O glomérulo tem a função de filtrar o sangue enquanto o sistema de túbulos coletores absorve parte do líquido filtrado nos glomérulos. Capilares peritubulares

13

14 Formação da urina À medida que o filtrado glomerular atravessa os túbulos, as substâncias necessárias, como a água e grande parte dos eletrólitos são reabsorvidas, enquanto as demais substâncias, como uréia, creatinina e outras, não são reabsorvidas.

15 Formação da urina Uma parte dos produtos eliminados pela urina é constituída de substâncias que são secretadas pelas paredes dos túbulos e lançadas no líquido tubular.

16 Formação da urina A urina formada nos túbulos é constituída por substâncias filtradas do plasma e pequenas quantidades de substâncias secretadas pelas paredes tubulares.

17 Formação da urina Fluxo sanguíneo renal: 20% do Débito Cardíaco
Em um adulto de 60 Kg de peso, o débito cardíaco corresponde a ml/min; a fração renal do débito cardíaco será de 960 ml

18 Formação da urina Em 24 horas são filtrados aproximadamente 180 litros de líquido por todos os glomérulos (filtrado glomerular), para formar de 1 a 1,5 litros de urina, o que demonstra a enorme capacidade de reabsorção dos túbulos renais.

19 Os vasos sangüíneos renais
5- Túbulo contorcido proximal C O R T I A L 4- Arteríola eferente 6-Túbulo Contorcido distal 3- Arteríola aferente Capilares peritubulares 7: ducto coletor cortical 2-glomérulo 1-Cap. de Bowman ducto coletor medular M E D U L A R 9- vasos retos (capilares peritubulares) 8- Alça de Henle fina 19

20 Mecanismos Reguladores
As arteríolas aferente e eferente são influenciadas por muitos dos estímulos nervosos e hormonais vasculares, embora sua resposta dependa das necessidades renais e seja moderada pelos mecanismos autoregulatórios.

21 Mecanismos de intercâmbio
troca de íon sódio (Na+) pelo íon hidrogênio (H+), nos túbulos, como parte dos mecanismos de regulação renal do equilíbrio ácido-básico. reabsorção de íons cloreto (Cl-) quando há necessidade de se eliminar ácidos orgânicos pelo mecanismo de secreção tubular.

22 Controle da PA Mácula densa: capaz de detectar a concentração de sódio no túbulo distal e estimular a produção de renina, pelas células do aparelho justa-glomerular. Sistema Renina - angiotensina – aldosterona ADH

23

24 BOM FINAL DE SEMANA! BOM DESCANSO!


Carregar ppt "Prof.: Antonio Igor de Castro Alves"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google