A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Grupo de apoio às gestantes com diabetes

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Grupo de apoio às gestantes com diabetes"— Transcrição da apresentação:

1 Grupo de apoio às gestantes com diabetes
Componentes: Ana Paula Martins Ana Paula Santos Matheus Renata Ferreira Walter

2 Introdução Trata-se de um grupo criado para apoio e orientação de gestantes pré diabéticas ou que a desenvolveu com a gestação, a ser realizado através de encontros no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia Minas Gerais. O diabetes gestacional é uma intercorrência clínica cuja prevalência pode variar de 1 a 14% de todas as gestações (ADA, 2003). No Brasil, a prevalência do diabetes gestacional é de 7,6%, sendo considerado um problema de saúde pública (BRASIL, 2001).

3 Qualquer mulher pode desenvolver diabetes gestacional, porém, existe aumento de risco nos casos de obesidade, história familiar de diabetes, história anterior de parto com nascimento de bebê com peso maior de quatro quilos, natimorto ou com defeito congênito, e também existe aumento do risco quando há excesso de líquido amniótico (polidrâmnio) (MAGANHA, 2003). A mulher desenvolve o diabetes gestacional durante a gravidez porque produz uma quantidade insuficiente de insulina para ela e seu bebê. Introdução

4 Isto ocorre porque, neste período, a placenta produz substâncias que bloqueiam ou antagonizam a ação da insulina, ou seja, hormônios placentários, majoritariamente na segunda metade da gravidez. Em resposta a essa ação contra-insulínica dos hormônios placentários a mulher produziria uma quantidade maior de insulina, porém, quando há predisposição ou fatores de risco isso não ocorre e então a mulher desenvolve o diabetes gestacional (MAGANHA, 2003). Após o parto, o diabetes pode ou não persistir, o que dependerá do controle glicêmico advindo do tratamento através de insulina/dieta/atividade física e da predisposição. Introdução

5 Justificativa O adequado conhecimento das medidas terapêuticas no diabetes gestacional permitirá alcançar a normoglicemia materna e, conseqüentemente, reduzir a incidência de efeitos lesivos ao binômio materno-fetal. Essas medidas e orientações terapêuticas não somente auxiliarão no tratamento insulínico, mas também e de forma relevante na adoção de hábitos saudáveis, com a adesão à dieta balanceada em carboidratos, além da prática de atividades físicas. Desta forma serão feitas orientações explicativas de o todo o contexto fisiopatológico que envolve o diabetes na gravidez e os possíveis riscos materno-fetais.

6 Metodologia Os encontros do grupo serão complementares as consultas de enfermagem, e serão realizados mensalmente, nas terças-feiras, no horário das 17:00 às 18:30 h, em 03 salas separadas localizadas no ambulatório de ginecologia e obstetrícia onde são realizadas consultas às gestantes com gravidez de alto. Cada sala terá orientações específicas para cada trimestre da gestação, desde o diagnóstico, nos casos diagnosticados na gestação, até o parto, sendo que contaremos com o apoio de uma nutricionista, para elaborar uma dieta para cada uma das gestantes, que também se renovará a cada trimestre.

7 Será feito um cadastro das gestantes concomitante ao cadastro destas no ambulatório de alto risco, para o acompanhamento das frequências nas reuniões do grupo, do controle glicêmico, e do e controle das renovações trimestrais das dietas. Quando for verificado o não comparecimento, tentaremos entrar em contato com a gestante para saber como está e motivos da falta, pois cada gestante deverá participar de 03 encontros, 1 por trimestre da gestação. Serão utilizados materiais pesquisados e confeccionados pelo próprio grupo que realizará as palestras, como cartazes, folders simples e bem explicativos, que serão apresentados através de palestras e abertura para diálogos entre o grupo, relatos de experiências e dúvidas.

8 Ojetivos O grupo terá como principal objetivo que as mulheres tenham condições de manejar com segurança o tratamento da doença, e assuma uma prática de autocuidado contínua. Além disso uma maior adesão ao tratamento, insulinoterápico, a limitação da ingesta de carboidratos à níveis ideais para um adequado desenvolvimento da gestação e por fim a adoção de hábitos saudáveis de vida como a prática de exercícios físicos.

9 Obrigado!!!


Carregar ppt "Grupo de apoio às gestantes com diabetes"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google