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PublicouLídia Mirandela Neiva Alterado mais de 6 anos atrás
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Contributos para uma história da Escola Normal do Porto
Março de 2015 a Dezembro de 2017 Amândio Barros Carla Ribeiro Cristina Maia II Simpósio do InEd de maio de 2015
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Da Escola Normal à Escola Superior:
contributos para um estudo sociocultural e político LINHAS DE INVESTIGAÇÃO TÍTULO INVESTIGADOR RESPONSÁVEL OUTROS INVESTIGADORES Linha 1 Contributos para uma história da Escola Normal do Porto Cristina Maia Amândio Barros Carla Ribeiro Linha 2 Correntes Pedagógicas/Escola Normal Hugo Monteiro Prudência Coimbra Linha 3 Ensino da Música/Escola Normal Jorge Alexandre Costa Linha 4 Memórias da ESE: o olhar dos seus Rui Ferreira Maria João Silva Maria José Araújo Linha 5 As políticas: educação e cultura – do IX Governo à atualidade Maria João Moreira Rosário Barbosa Diana Cruz
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Que período temporal? I República
Período da Monarquia está relativamente bem estudado (estudo realizado por Margarida Felgueiras e Juliana Rocha, Projeto financiado pela FCT – PTDC/CPE-CED/100797/2008) A riqueza legislativa e de correntes pedagógicas encontra-se com grande enfoque no período da I República, conhecida como precursora de inovação pedagógica Interessa desenvolver uma sequência cronológica O período inicial do pós 25 de Abril está estudado na dissertação de mestrado de Maria Celeste Lima “O 25 de Abril no Hipocentro das Mudanças Educativas. O Relacionamento da Direção Geral do Ensino Básico com Escolas do Magistério Primário entre 1974 e 1976: que Roturas?”
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Que fontes? Arquivo Central do Instituto Politécnico do Porto (ACIPP)
pautas, exames, atividades pedagógicas, álbuns fotográficos com registo de momentos comemorativos, ficheiros com dados individuais dos alunos Biblioteca Erudita da Escola do Ex-Magistério do Porto (BERUD) publicações da Escola Normal do Porto: revistas da instituição ou dos seus alunos; espólio da biblioteca da Escola Normal Espólio físico mobiliário diverso, materiais de ensino, objetos diversos
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Que problemáticas/linhas de investigação?
o percurso institucional os diretores (estilos de lideranças dos diretores, alterações nos modos de direção, perfis pessoais, percursos de formação, opções pedagógicas e didáticas, etc.) os professores (perfis pessoais, percursos de formação, opções pedagógicas e didáticas dos professores, etc.) os alunos (origens geográficas e sociais, percurso escolar, destino profissional, etc.) a organização do tempo e do quotidiano escolar
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Que produtos previstos?
Artigos em revistas especializadas Exposição Livro
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