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Europa: Séculos XIV-XVIII
Antigo Regime Europa: Séculos XIV-XVIII
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1. A França antes da Revolução:
Organização Social: sociedade estamental Rei Alto clero Alta nobreza: príncipes, duques Média nobreza: cavaleiros e nobreza de toga Médio clero Baixa nobreza: fidalgos Baixo clero Alta burguesia: grandes comerciantes Burgueses, artesãos, profissionais liberais (médicos, advogados..) Camponeses e trabalhadores urbanos
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A- Os estamentos do Antigo Regime:
1- Primeiro Estado: Alto clero: formado por nobres (bispos, arcebispos e abades) Baixo Clero: formado pela plebe (padres comuns) Privilégios: não pagavam impostos 2- Segundo Estado: Nobreza: príncipes, duques, condes e barões. Privilégios: não pagavam impostos e recebiam altas pensões oriundas de direitos feudais. .
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3- Terceiro Estado: Plebe: Burgueses, artesãos, camponeses e pessoas livres e pobres. Não possuíam privilégios e pagavam impostos as classes mais altas.
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B- Principal Prática Econômica do Antigo Regime: Mercantilismo
- Intervenção do Estado na economia (O Estado decide onde e como investir); acumulação de metais preciosos e balança comercial favorável.
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C- Governo no Antigo Regime
Pensamento: A religião era a principal fonte de verdade do mundo: os homens não agem no mundo, apenas aceitam a Vontade de Deus (não há espaço para mudanças, tudo é natural e determinado). Forma de Governo: Monarquia Absolutista – o rei tem poderes centralizados em si e governa porque tem o “Direito Divino” – representante de Deus na terra.
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O que é o Direito Divino? O Direito Divino dos Reis concedia grandes poderes aos monarcas, mas não se tratava de uma teoria política prática, e sim um aglomerado de ideias e crenças. Supostamente por ser indicado por Deus, qualquer discordância do monarca seria tratada como contestação à vontade de Deus. Muitos pensadores foram adeptos de tal teoria, onde se pode destacar Jean Bodin, Thomas Hobbes e Jacques Bossuet. Por outro lado, alguns monarcas representaram bem o poder que possuíam em consequência do Direito Divino dos Reis, como é o caso do francês Luís XIV.
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Luís XIV – “O Rei Sol” Na França, o Antigo Regime atingiu seu auge durante o reinado de Luís XIV, entre os anos de 1661 e Esse monarca, conhecido como “Rei Sol”, foi o que melhor simbolizou o ideal de poder absoluto na França, expresso em sua famosa frase “O Estado sou Eu”.
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ECA para o dia 10/04 1 – Explique como era divida a sociedade europeia na época do Antigo Regime? Explique com suas palavras cada camada da sociedade. 2 – Explique como era a política econômica do Antigo Regime. 3 – Identifique qual tipo de governo do Antigo Regime e se havia limite para seus poderes. 4 – Analise o que significava o “Direito Divino dos Reis”.
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Revolução Científica: século XVII
Processo de liberação da razão Exemplo: Galileu Galilei ( ) – precursor do método científico Defendeu a tese heliocêntrica em oposição à tese teocêntrica defendida pela Igreja Católica. Afastamentos/separação das explicações científicas (referente ao mundo natural) das explicações religiosas (referente ao mundo espiritual).
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A religião não consegue mais explicar os fenômenos naturais – surgimento do método científico (ciência como um estudo separado dos estudos religiosos). Conclusão: Revolução Cientifica- valorização da razão em detrimento da religião nas ciências da natureza.
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Caminho aberto para o Iluminismo
A Revolução Científica do século XVII, baseada no estudo racional da natureza e da sociedade, estimulou o desenvolvimento do espírito crítico. Os pensadores iluministas do século XVIII foram profundamente influenciados pelos avanços da ciência, e aplicaram os métodos desenvolvidos no século XVII em suas análises sobre a sociedade, criticando as instituições políticas e econômicas dominantes no Antigo Regime.
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O Iluminismo e o fim do Antigo Regime
Século XVIII
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Iluminismo: A era da Razão
Revolução Cientifica (séc XVII)- valorização da razão em detrimento da religião nas ciências da natureza. Iluminismo (século XVIII): grupo de filósofos europeus que valorizavam a razão em detrimento da religião nas ciências sociais. Consequências: Os iluministas passam a questionar as bases do Antigo Regime (no Antigo Regime a organização política e social eram explicadas pela religião ao invés da razão.)
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Que bases do Antigo Regime eram essas?
- A sociedade estamental e seus privilégios - O absolutismo (poder centralizado nas mãos do rei) - Crítica à intolerância religiosa (separação entre Igreja e Estado) - Crítica ao mercantilismo (a interferência do Estado na economia)
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Conclusão Os iluministas passaram a valorizar a ação do homem no mundo. Para eles, Deus não interfere nas coisas terrenas por isso através do conhecimento racional (razão) é possível transformar a sociedade.
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Voltaire: filósofo iluminista do séc. XVIII
“Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las.” Defende a liberdade de expressão, que não existia na França absolutista.
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Voltaire “Nunca a natureza é tão aviltada como quando a ignorância supersticiosa tem a arma do poder.” Defende a separação da ciência e da religião
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Voltaire “O homem nasceu para a ação, tal como o fogo tende para cima e a pedra para baixo.” “Deus concedeu-nos o dom de viver; compete a nós viver bem.” Defende a ação do homem no mundo: os iluministas defendiam que os homens podem transformar o mundo em que vivem.
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Voltaire “Encontrou-se, em boa política, o segredo de fazer morrer de fome aqueles que, cultivando a terra, fazem viver os outros.” Crítica ao governo absolutista francês, o qual apenas se preocupa com os privilégios da nobreza (esta classe recebe os impostos do povo).
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Voltaire “Quando o populacho se põe a refletir, tudo está perdido.”
“Há muito poucas repúblicas no mundo, e mesmo assim elas devem a liberdade aos seus rochedos ou ao mar que as defende. Os homens só raramente são os dignos de se governar a si mesmos.” Não defende a instauração de uma República na França.
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Voltaire e o despotismo esclarecido
Voltaire acredita que o melhor governo consiste no despotismo (sinônimo de absolutismo) esclarecido. O Rei permaneceria com o poder centralizado, no entanto, esse governante seria orientado por filósofos iluministas, que o ensinariam a governar através da Razão.
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Barão de Montesquieu e John Locke
Para entender as críticas do filosofo iluminista Montesquieu devemos analisar as teorias de John Locke, um filosofo do século XVII que o influenciou.
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Teoria de John Locke, denominada Contrato Social:
Locke se pergunta como surgiu o 1º rei no mundo Antes de existir a Monarquia todos seriam iguais e viveriam em guerra (sem leis, nem ordem). Esta surgiu através de um contrato (acordo) do rei (e seus futuros descendentes)com o povo.
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Nessa hipótese, o rei não seria um representante de Deus na terra, mas sim uma pessoa escolhida pelo povo que daria poder ao rei em troca de proteção à vida, à liberdade e à propriedade. Se ele recebeu o poder do povo com a condição de proteger seus direitos, o descumprimento dessa promessa quebraria o acordo: o rei poderia ser deposto (isso não ocorre na hipótese da Igreja, que diz que o rei é o representante de Deus, ninguém pode tirá-lo do poder).
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Barão de Montesquieu Baseado em John Locke, ele critica o Absolutismo e a ideia de direito divino do rei. Todo homem com poder total em suas mãos se corromperá. Daí a necessidade de criar um Estado que respeita os direitos do povo: Teoria da Divisão dos três poderes: Executivo (executa e administra as leis); Judiciário (julga quem desrespeita as leis) e Legislativo (elabora as leis).
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Teoria da Divisão dos Três Poderes De Montesquieu
Se o rei não respeitar os direitos do povo: pode ser deposto!
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Frases de Montesquieu “Até a virtude precisa de limites.”
“É uma experiência eterna de que todos os homens com poder são tentados a abusar.” “Em geral, a lei é a razão humana, na medida em que governa todos os povos da terra.” "só o poder freia o poder"
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Adam Smith (Deixai fazer, deixai passar. O mundo caminha por si só)
Laissez - faire, laissez-passer. Le monde va de lui-même. (Deixai fazer, deixai passar. O mundo caminha por si só) O estado deveria somente administrar a lei, a ordem e a defesa da Nação e deixar que a economia se autorregule. (crítica a intervenção do estado na economia presente no mercantilismo do Antigo regime)
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