A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO PROF. BRUNO DE CASTRO H. SILVA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO PROF. BRUNO DE CASTRO H. SILVA"— Transcrição da apresentação:

1 INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO PROF. BRUNO DE CASTRO H. SILVA
AULA 3 HISTÓRICO DA COMPUTAÇÃO: DA PRIMEIRA A SEGUNDA GERAÇÃO DE COMPUTADORES

2 SUMÁRIO Primeira Geração de Computadores;
Segunda Geração de Computadores; Cronologia de Fatos e Personagens Relevantes das Duas Primeiras Gerações

3 PRIMEIRA GERAÇÃO DE COMPUTADORES
1a. Geração ( ) é marcada pela produção de computadores: Construídos à base de válvulas a vácuo; E cuja aplicação fundamental se deu nos campos científico e militar.

4 PRIMEIRA GERAÇÃO DE COMPUTADORES
Durante a primeira geração, os computadores utilizavam: Como linguagem de programação a linguagem de máquina; E como única memória para armazenar informação os cartões perfurados e as linhas de retardo de mercúrio.

5 SEGUNDA GERAÇÃO DE COMPUTADORES
Na 2a. Geração ( ): Os computadores perderam o apelo militar e passaram a ser um dos focos da produção industrial; Ouve a substituição da válvula pelo transistor; As máquinas ganharam mais potência e capacidade de contabilidade; Reduziram o tamanho e consumo.

6 SEGUNDA GERAÇÃO DE COMPUTADORES
Começaram a serem utilizadas linguagens de programação mais evoluídas, como as linguagens de montagem (assembly) e algumas das linguagens ditas de alto nível (COBOL, ALGOL e FORTRAN). Além disso, a fita magnética e os tambores magnéticos começaram a ser utilizados como memória.

7 CRONOLOGIA E PERSONAGENS HISTÓRICOS DA PRIMEIRA E SEGUNDA GERAÇÃO DE COMPUTADORES

8 Cronologia e Personagens Históricos
Com o advento da II Guerra Mundial, a necessidade por vantagens competitivas fez com as pesquisas aumentassem na área de computação. É tanto que a grande maioria das máquinas concebidas nessa época tinha como fim, assistir de forma direta ou indireta processos bélicos

9 Cronologia e Personagens Históricos
Em 1937, Howard H. Aiken, da Universidade de Harvard, desenvolve a idéia de Babbage junto com cientistas do seu departamento e engenheiros da IBM. Como resultado desse desenvolvimento, começaram a construir o que viria a ser o primeiro computador eletromecânico baseado em relês e engrenagens;

10 Cronologia e Personagens Históricos
Este computador foi denominado Calculadora Automática de Seqüência Controlada (Automatic Sequence Controlled Calculator - ASCC), que recebeu o nome de MARK-1. Só em 1944 foi concluído o MARK-1;

11 Cronologia e Personagens Históricos
Eis algumas características do MARK-1: Possuía unidades de entrada/saída, memória principal e unidade aritmética de controle; A entrada de dados era operada por meio de cartões e fitas perfuradas; Tinha 17 metros de comprimento por 2 metros de altura, Pesava cerca de 70 toneladas;

12 Cronologia e Personagens Históricos
Eis algumas características do MARK-1: Era constituído de peças móveis e sua fiação alcançava os metros. Somava dois números em menos de um segundo e os multiplicava em seis segundos.

13 Cronologia e Personagens Históricos
Em 1940, John W. Mauchly e J. Presper Eckert Jr., junto com cientistas da Universidade da Pensylvania, construíram na Escola Moore de Engenharia Elétrica, o primeiro computador eletrônico, denominado ENIAC (Electronic Numerical Integrator and Calculator); O ENIAC só entrou em funcionamento em 1945.

14 Cronologia e Personagens Históricos
O ENIAC foi um projeto do Exército dos Estados Unidos para o cálculo da trajetória de projéteis através de tabelas.

15 Cronologia e Personagens Históricos
Características do ENIAC: Totalmente eletrônico; Emitia o equivalente a 200 quilowatts de calor; conexões de solda; 30 toneladas de peso; 180 m² de área construída; 5,5 m de altura;

16 Cronologia e Personagens Históricos
Características do ENIAC: 25 m de comprimento; 2 vezes maior que MARK 1; Chegava a realizar 5 mil operações por segundo; Realizava soma em 0,0002 s e multiplicação em 0,005 s com números de 10 dígitos.

17 Cronologia e Personagens Históricos
Em 1945, O matemático húngaro John von Neumann ( ) formalizou o projeto lógico de um computador.

18 Cronologia e Personagens Históricos
Até então, as instruções eram lidas de cartões ou fitas perfurados e executadas em sequência.

19 Cronologia e Personagens Históricos
Von Neuma pregava que armazenar as instruções em um tipo de memória, para depois executá-las, tornaria o computador mais rápido; Pois as instruções seriam obtidas e transferidas com muito mais rapidez (uso de dispositivos de memória eletrônica).

20 Cronologia e Personagens Históricos
A quase totalidade dos computadores de hoje em dia ainda está baseada no modelo proposto por Von Neumann.

21 Cronologia e Personagens Históricos
Esse modelo define um computador sequencial, onde o processamento dos dados é feito passo a passo, caracterizando um comportamento determinístico, que é um dos princípios básicos da computação.

22 Cronologia e Personagens Históricos
Comportamento determinístico significa que para os mesmos dados de entrada, o processamento destes dados produzem sempre a mesma resposta.

23 Cronologia e Personagens Históricos
Ainda em 1945, o primeiro BUG de computador é relatado pela Oficial Naval e matemática Grace Murray Hopper; Nesta ocasião, o BUG era um inseto (“bug”) dentro do computador.

24 Cronologia e Personagens Históricos
Desde então o termo "bug“ passou a referir todo o tipo de erro de computação.

25 Cronologia e Personagens Históricos
Em 1947: Presper Eckert e John Mauchly, pioneiros na história da informática, fundaram a Cia. Eckert-Mauchly Computer Corporation. E Um grupo da Universidade de Stanford inventou o Transistor.

26 Cronologia e Personagens Históricos
Baseados em elementos semicondutores, os transistores funcionam como chaves, porém: São menores; Mais rápidos; Não esquentam; Duram mais; E consomem menos energia que as válvulas.

27 Cronologia e Personagens Históricos
Baseados em elementos semicondutores, os transistores funcionam como chaves, porém: São menores; Mais rápidos; Não esquentam; Duram mais; E consomem menos energia que as válvulas.

28 Cronologia e Personagens Históricos
Em 1948, foi concebido o Manchester Mark I (“baby” machine); Este foi primeiro computador digital em operação com capacidade de armazenar programas. Usava circuitos a vácuo e a válvula.

29 Cronologia e Personagens Históricos
Em Thomas Watson Jr. em uma palestra em um encontro de vendas da IBM prenunciou que todas as partes móveis em máquinas seriam substituídas por componentes eletrônicos em uma década.

30 Cronologia e Personagens Históricos
Também em surge o EDSAC (Eletronic Delay Storage Automatic Calculator) ou "Calculadora Automática com Armazenamento por Retardo Eletrônico", encerrando o apelo bélico dos computadores.

31 Cronologia e Personagens Históricos

32 Cronologia e Personagens Históricos
Após o ENIAC e o EDSAC, o computador entrou na fase de produção industrial, motivado pelos sucessos na resolução de cálculos complicados e pelo consequente aumento do interesse na sua utilização.

33 Cronologia e Personagens Históricos
Em 1951, Mauchly constrói o primeiro computador da série a ser posto à venda, o UNIVAC-I (Computador Automático Universal)

34 Cronologia e Personagens Históricos
O UNIVAC-I: Foi programado ajustando-se cerca de chaves e conectando-se cabos a um painel. A entrada e saída de informações era realizada por uma fita metálica de 1/2 polegada de largura e 400 m de comprimento.

35 Cronologia e Personagens Históricos
Ao todo, venderam-se 46 unidades do UNIVAC Modelo I, que eram normalmente acompanhados de um dispositivo impressor chamado UNIPRINTER; O UNIPRINTER, sozinho, consumia W.

36 Cronologia e Personagens Históricos

37 Cronologia e Personagens Históricos
Em Grace Hopper transformou-se em uma pioneira no processamento de dados: Criando o primeiro compilador; E ajudando a desenvolver duas linguagens de programação que tornaram os computadores mais atrativos para comércio.

38 Cronologia e Personagens Históricos
Em Jay Forrester, do MIT, construiu uma memória magnética menor e bem mais rápida, a qual substituía as que usavam válvulas eletrônicas.

39 Cronologia e Personagens Históricos
Em 1954 – A IBM concluiu o seu primeiro computador produzido em série, o 650, que era de tamanho médio.

40 Cronologia e Personagens Históricos
Ainda em 1954 – a Texas Instruments anunciou o início da produção dos transistores de Silício. Em é anunciado pelos laboratórios AT&T Bell, o Tradic;

41 Cronologia e Personagens Históricos
O Tradic foi o primeiro computador transistorizado, possuindo aproximadamente 800 transistores no lugar dos antigos tubos de vácuo, o que lhe permitia trabalhar com menos de 100 Watts.

42 Cronologia e Personagens Históricos

43 Cronologia e Personagens Históricos
Em No MIT (Massachussets Institute of Technology) pesquisadores começaram a testar entrada de dados em teclados de computadores.

44 Cronologia e Personagens Históricos
Em 1957 – Foi descoberta uma nova linguagem de programação: O Fortran; Esta linguagem permitia ao computador executar tarefas repetidas a partir de um conjunto de instruções.

45 Cronologia e Personagens Históricos
Em Jack Kilby (Texas Instruments) construiu o primeiro circuito integrado contendo cinco componentes em uma peça de germânio com meia polegada de comprimento e fina como um palito de dente.

46 Cronologia e Personagens Históricos
Em 1960: Desenhado o Dataphone, primeiro modem comercial, especificamente para converter sinais digitais de computador em sinais analógicos permitindo assim a transmissão através de redes de longa distância.

47 Cronologia e Personagens Históricos
Em 1960: Uma equipe liderada por vários fabricantes de computadores e o Pentágono desenvolveram o COBOL, Common Business Oriented Language, a primeira linguagem voltada para o uso em programação.

48 Cronologia e Personagens Históricos
Em 1960: A IBM desenvolve o primeiro aparelho automático de produção em massa de transistores, em Nova York.

49 Cronologia e Personagens Históricos
Em 1961 foi criado o UNIMATE, primeiro robô industrial que entrou em operação na GM. Função: empilhar pedaços de metais quentes.

50 Cronologia e Personagens Históricos
Em 1962, estudantes do MIT desenvolveram o SpaceWar! - primeiro jogo interativo de computador; Este jogo foi o precursor dos video games, pois oferecia gráficos interativos.

51 Cronologia e Personagens Históricos
Em 1963 foi concebido o código ASCII - American Standard Code for Information Interchange- permitiu que máquinas de diferentes fabricantes trocassem dados entre si.

52 Cronologia e Personagens Históricos
Ainda em 1963, a Digital Equipament vende o primeiro minicomputador e Douglas Engelbart recebe a patente do primeiro mouse.


Carregar ppt "INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO PROF. BRUNO DE CASTRO H. SILVA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google