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Organização e Arquitetura de Computadores 2º Semestre Aula 1 Prof

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Apresentação em tema: "Organização e Arquitetura de Computadores 2º Semestre Aula 1 Prof"— Transcrição da apresentação:

1 Organização e Arquitetura de Computadores 2º Semestre Aula 1 Prof
Organização e Arquitetura de Computadores 2º Semestre Aula 1 Prof. Carlos Vinícius SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC PELOTAS

2 Visão Geral O que significa Organização e Arquitetura de um Computador?

3 Visão Geral Arquitetura
Atributos de um sistema visíveis ao programador; Atributos que têm impacto direto sobre a execução lógica de um programa. Organização de um Computador Unidades operacionais e suas interconexões; Implementam as especificações da sua arquitetura.

4 Visão Geral Atributos de Arquitetura CONJUNTO DE INSTRUÇÕES
NÚMERO DE BITS USADOS PARA REPRESENTAR OS VÁRIOS TIPOS DE DADOS (NÚMEROS , CARACTERES)... OS MECANISMOS DE E/S; AS TÉCNICAS DE ENDEREÇAMENTO DE MEMÓRIA

5 Visão Geral Atributos de Organização
DETALHES DE HARDWARE TRANSPARENTES AO PROGRAMADOR SINAIS DE CONTROLE INTERFACES ENTRE O COMPUTADOR E PERIFÉRICOS TECNOLOGIA DE MEMÓRIA UTILIZADA

6 Visão Geral Piadinha Nerd: Existem 10 tipos de pessoas... Os que gostam de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e os que não gostam...

7 Introdução Computador: Máquina que responde a estímulos;
Máquina que resolve problemas executando uma série de instruções que são fornecidas. Programa: Conjunto de instruções que descreve a maneira de se realizar uma tarefa.

8 Dados X Informação Qual a diferença???

9 Dados X Informação Dados: Compostos por fatos básicos;
Cadeia de caracteres sem interpretação; Elementos em sua forma bruta que por si só não conduzem a conclusões, fatos...

10 Dados X Informação Informação: Dados Organizados;
Com alguma relevância; Conclusivos. Podem ajudar em tomada de decisão.

11 Processamento Conjunto de tarefas relacionadas que aplicadas transformam dados em informação; Criar o processo de transformação de dados em informação exige CONHECIMENTO.

12 Introdução a Sistemas de Informação
Conhecimento Entender as informações do sistema; Interpretar de forma correta; Esforço de investigação para descobrir aquilo que está oculto; Capacidade de deduzir soluções e resultados baseados na informação.

13 Introdução a Sistemas de Informação
Processo de transformação de dados em informação DADOS PROCESSAMENTO ENTRADA SAÍDA

14 Computador Computador é uma máquina constituída de diversos componentes físicos, desde menores (transistores, resistores, capacitores, transformadores e etc). O conjunto desses componentes chama-se hardware. Para que o hardware funcione precisa-se de: Energia Software

15 Dispositivos de E/S O usuário se comunica com o núcleo do computador (composto por UCP e memória principal) através de dispositivos de entrada e saída (dispositivos de E/S ou I/O devices). UCP Monitor Teclado

16 Dispositivos de E/S Os dispositivos de entrada e saída tem como funções básicas: A comunicação do usuário com o computador; A comunicação do computador com o meio ambiente (dispositivos externos a serem monitorados ou controlados); Armazenamento (gravação de dados).

17 Dispositivos de E/S A comunicação de cada um dos dispositivos de E/S (entrada e saída) com o núcleo do computador (composto de UCP e memória principal) são muito diferentes entre si. Cada dispositivo de E/S se comunica com o núcleo de forma diversa do outro.

18 Dispositivos de E/S Problemas:
Os dispositivos de entrada e saída são muito mais lentos que o computador... Forma de ligações dos sinais dos dispositivos...

19 Dispositivos de E/S Solução:
Mouse (serial) Conector (DB9) UCP Impressora (paralela) Conector (DB25) UCP Solução: Software gerenciava a lentidão e escalonava novas tarefas para o processador; Interfaces (placas) conexões/barramentos padrão ligam os dados.

20 Dispositivos de E/S Esquema de ligação dos dispositivos de E/S

21 Dispositivos de E/S Os dispositivos de ENTRADA são: teclado, mouses, scanners, leitoras óticas, leitoras de cartões magnéticos, leitoras biométricas, câmeras de vídeo, microfones, sensores, etc. As funções desses dispositivos são coletar informações e introduzir as informações na máquina, converter informações do homem para a máquina e vice-versa, e recuperar informações dos dispositivos de armazenamento.

22 Dispositivos de E/S Os dispositivos de SAÍDA são: impressoras, monitores de vídeo, plotters, atuadores, etc. As funções desses dispositivos são exibir ou imprimir os resultados do processamento.

23 Dispositivos de E/S Periféricos Monitor Teclado Mouse

24 Dispositivos de E/S Periféricos Impressora Scanner Disco Rígido

25 Dispositivos de E/S Periféricos Processador Memória
Motherboard / Placa-mãe

26 Dispositivos de E/S Periféricos Placa de vídeo Modem


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