A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A dinâmica da biosfera. O Brasil apresenta grandes dimensões continentais. Em grande parte na Zona Intertropical Sendo assim, a diversidade de ecossistemas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A dinâmica da biosfera. O Brasil apresenta grandes dimensões continentais. Em grande parte na Zona Intertropical Sendo assim, a diversidade de ecossistemas."— Transcrição da apresentação:

1 A dinâmica da biosfera. O Brasil apresenta grandes dimensões continentais. Em grande parte na Zona Intertropical Sendo assim, a diversidade de ecossistemas é enorme. (É o país com maior diversidade e vertebrados e plantas do planeta).

2 A dinâmica da biosfera. ECOSSISTEMAS BIOSFERA BIOMASSA
São sistemas biológicos, nos quais há uma cadeia alimentar e uma constante interação entre os seres vivos (biota = flora e fauna) e o ambiente em que vivem (abiótico). A cadeia alimentar é constituída pela fauna e flora que dependem uns dos outros. BIOSFERA Soma de todos os ecossistemas da Terra BIOMASSA Peso seco (peso de um organismo vivo sem considerar a água nele presente) de matéria viva (vegetal e animal) em um determinado organismo ou ecossistema.

3 A dinâmica da biosfera. BIOMASSA
Por armazenar energia solar e substâncias químicas, a biomassa é utilizada como um recurso renovável na produção de energia elétrica e combustíveis.

4

5 A dinâmica da biosfera. BIOTECNOLOGIA MEGADIVERSIDADE
Técnicas que usam organismos vivos ou partes deles para produzir ou modificar produtos, melhorar geneticamente plantas ou animais, ou desenvolver micro-organismos para fins específicos. MEGADIVERSIDADE Este conceito baseia-se no número total de espécies encontradas em um país e no grau de endemismo dessas espécies. GRAU DE ENDEMISMO = proporção de espécies que só existem somente numa determinada área do planeta.

6 A dinâmica da biosfera. A maior parte dos países “megadiversos” está situada nas zonas mais quentes e úmidas da Terra e que possuem grande extensão. Sendo, ainda, que abrigam vários tipos climáticos e vegetacionais.

7 A dinâmica da biosfera. HOTSPOTS
Toda área prioritária para conservação, isto é, de rica biodiversidade e ameaçada no mais alto grau. No Brasil existem dois hotspots: a Mata Atlântica e o Cerrado. A Zona Intertropical concentra 19 hotspots entre os 34 existentes. Isso se deve à maior quantidade de energia recebida por essa zona climática. Também, o total pluviométrico anual é elevado e as temperaturas são altas o ano todo. Os outros 15 hotspots estão nas áreas de clima temperado, onde as temperaturas são amenas e as chuvas abundantes e regulares.

8 A dinâmica da biosfera. BIOMA
É o conjunto de vida (vegetal e animal), constituído pelo agrupamento de tipos de vegetações contíguos e identificáveis em escala regional, com condições climáticas e de solo similares e história compartilhada de mudanças. As relações entre estes elementos resultam em uma diversidade biológica própria.

9 A dinâmica da biosfera. Umidade e chuva moderadas.
Tundra Umidade e chuva moderadas. Frio contínuo ao longo do ano e verão muito curto. Clima Subpolar. Líquens, musgos e herbáceas. Biodiversidade Baixíssima.

10 A dinâmica da biosfera. Umidade e chuva moderadas.
Taiga (Floresta Boreal) Umidade e chuva moderadas. Inverno muito frio e verão frio e curto. Clima Temperado Frio. Árvores perenifólias, arbustos. Perenifólias = sempre verdes Biodiversidade muito baixa.

11 A dinâmica da biosfera. Chuvas abundantes e bem distribuídas.
Florestas Temperadas Sempre Verdes Chuvas abundantes e bem distribuídas. Pouca amplitude térmica, verão e inverno brandos. Clima Temperado oceânico, superúmido. Árvores perenifólias. Biodiversidade baixa a moderada.

12 A dinâmica da biosfera. Baixa pluviosidade com longa estação seca.
Campos de Gramíneas - ESTEPES Baixa pluviosidade com longa estação seca. Inverno frio e verão moderado. Grande amplitude térmica. Clima Temperado semiárido. Gramíneas e ervas. Biodiversidade baixa.

13 A dinâmica da biosfera. Campos de Gramíneas - PRADARIAS Pluviosidade moderada e com curta (ou nenhuma) estação seca. Inverno frio e verão moderado. Grande amplitude térmica. (No Brasil, é menos fria e com amplitude térmica menor). Clima Temperado continental e subtropical. Gramíneas e ervas. Biodiversidade baixa.

14 A dinâmica da biosfera. Chuvas bem distribuídas e moderadas.
Florestas Temperadas Caducifólias Chuvas bem distribuídas e moderadas. Quatro estações bem marcadas, com inverno frio e verão moderado. Clima Temperado oceânico e continental. Árvores caducifólias. Caducifólias – perdem suas folhas nos meses mais frios. Biodiversidade moderada.

15 A dinâmica da biosfera. Desertos Baixíssima ou nenhuma pluviosidade. Temperaturas altas nos desertos tropicais e baixa a moderada nos desertos temperados. Grande amplitude térmica. Clima árido ou desértico. Ausência de vegetação. Em áreas semiáridas, há cactos, arbustos, árvores de pequeno porte, com troncos retorcidos e cascas grossas. Biodiversidade: muito baixa em desertos e moderada em áreas semidesérticas.

16 A dinâmica da biosfera. Savanas tropicais Estações secas e úmidas bem marcadas. Verão chuvoso e inverno seco. Temperatura alta a moderada. Clima Tropical alternadamente seco e úmido. Gramíneas, árvores baixas e arbustos. Árvores com troncos retorcidos e cascas grossas. Biodiversidade alta.

17 A dinâmica da biosfera. Florestas Tropicais Alta pluviosidade. Há moderada diminuição de pluviosidade no inverno. Clima Tropical superúmido. Árvores com folhas perenes, arbustos, epífitas e cipós. Vegetação estratificada, árvores de grande porte. Altíssima biodiversidade. Epífitas: vivem sobre outras espécies. Estratificada: com tamanhos diferentes.

18 A dinâmica da biosfera. Alta pluviosidade e ausência de estação seca.
Florestas Equatoriais Alta pluviosidade e ausência de estação seca. Temperatura elevada o ano todo. Clima Equatorial úmido. Árvores com folhas perenes, arbustos, epífitas e cipós. Vegetação estratificada, árvores de grande porte. Biodiversidade altíssima.

19 A dinâmica da biosfera. A vegetação é um indicador bastante preciso e seguro do tipo de clima.

20 A dinâmica da biosfera. AÇÃO ANTRÓPICA
Alterações na cobertura vegetal de uma paisagem, causadas pela ação humana.

21 BIOMAS BRASILEIROS A dinâmica da biosfera.
> O bioma AMAZÔNIA ocupa a totalidade de cinco unidades da federação (Roraima, Pará, Acre, Amapá e Amazonas) e parte de Estados vizinhos. > O bioma CERRADO ocupa a totalidade do Distrito Federal, mais da metade dos estados de Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Tocantins, além de porções de outros seis estados.

22 BIOMAS BRASILEIROS A dinâmica da biosfera.
> O bioma MATA ATLÂNTICA abrande inteiramente três estados: Espírito Santo, Rio de Janeiro e Santa Catarina – e 98% do Paraná, além de porções de outras 11 Unidades da Federação. > O bioma CAATINGA se estende pela totalidade do estado do Ceará e por mais da metade da Bahia, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte. Ocupa, ainda, quase metade de Alagoas e Sergipe, além de pequenas porções de Minas Gerais e do Maranhão.

23 BIOMAS BRASILEIROS A dinâmica da biosfera.
> O bioma PAMPA se restringe ao Rio Grande do Sul e ocupa 63% do território do Estado. > O bioma PANTANAL está presente em dois Estados: ocupa 25% do Mato Grosso do Sul e 7% do Mato Grosso.

24 A dinâmica da biosfera. ECÓTONOS
São áreas de transição entre dois ou mais biomas. Neles há uma mescla de características desses biomas.

25 A dinâmica da biosfera. Atualmente, resta muito pouco da vegetação original, no Brasil, principalmente na Mata Atlântica, na Mata das Araucárias, no Cerrado e na Caatinga. Muitas áreas estão preservadas devido as UNIDADES DE CONSERVAÇÃO. Proteção dos recursos hídricos; Preservação, manutenção e restauração da biodiversidade; Proteção das espécies, principalmente aquelas endêmicas e em risco de extinção; Incentivo ao uso sustentável dos recursos naturais; Gerenciamento equilibrado dos recursos da fauna e da flora.

26 A dinâmica da biosfera. BIOPIRATARIA
É a apropriação de animais, plantas e conhecimentos tradicionais, principalmente das culturas indígenas, para fins de exploração comercial sem o consentimento ou controle do país de origem e das comunidades locais e sem a repartição justa de benefícios destas apropriações.


Carregar ppt "A dinâmica da biosfera. O Brasil apresenta grandes dimensões continentais. Em grande parte na Zona Intertropical Sendo assim, a diversidade de ecossistemas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google