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APRENDENDO TABUADA DA MULTIPLICAÇÃO

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Apresentação em tema: "APRENDENDO TABUADA DA MULTIPLICAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 APRENDENDO TABUADA DA MULTIPLICAÇÃO
Não esqueça que uma multiplicação nada mais é do que uma adição de parcelas iguais.

2 EXPLORE ESSA IDÉIA: Quantos animais ou objetos há nas figuras abaixo?

3 PERCEBE-SE, ENTÃO, QUE: X 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 2 6 8 10 12 14 16 18 20 4 3 6 9 12 15 18 21 24 27 30 4 8 12 16 20 24 28 32 36 40 5 10 15 20 25 30 35 40 45 50 6 12 18 24 30 36 42 48 54 60 7 21 28 35 42 49 56 63 70 14 32 48 56 72 8 16 24 40 64 80 54 9 18 27 36 45 63 72 81 90 40 60 70 80 90 10 20 30 50 100 Próximo slide...

4 UMA TABUADA DEVE SER USADA, TAMBÉM, NUMA DIVISÃO
QUANTO É 56 : 8? PROCURE NA COLUNA DO 8 O NÚMERO 56. VERIFIQUE EM QUAL LINHA SE ENCONTRA ESSE NÚMERO. X 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 12 14 16 18 20 15 21 24 27 30 28 32 36 40 25 35 45 50 42 48 54 60 49 56 63 70 64 72 80 81 90 100 8 8 16 24 32 40 48 7 7 14 21 28 35 42 49 56

5 EXISTEM ALGUNS ARTIFÍCIOS QUE PODEM AJUDAR A MEMORIZAR ALGUNS RESULTADOS DA MULTIPLICAÇÃO
TABUADA DO 9 TABUADA DO 8 TABUADA DO 5 8 1 2 3 4 5 5 9 O Nº PAR ANTES DO 8 É: 1 1 6 8 2 2 4 7 ANTES DO 6 E´: 3 REPETE-SE O 4 3 2 6 ANTES DO 4 É: 4 4 5 4 8 ANTES DO 2 É: 5 4 5 6 6 3 REPETE-SE A SEQUÊNCIA... 6 4 7 2 8 7 2 1 AGORA, PELA ORDEM 9 8

6 EXISTE AINDA A POSSIBILIDADE DE USARMOS OS DEDOS DAS MÃOS
TABUADA DO 2 TABUADA DO 3 CONTA-SE A PARTE DA FRENTE (NA PALMA) DOS DEDOS E A PARTE DE TRÁS (COSTAS DA MÃO) CONTA-SE AS LINHAS QUE DETERMINAM AS FALANGES DOS DEDOS 3 X 3 = 3 X 2 =

7 5 x 6 = 3 x 4 = TABUADA DO 5 TABUADA DO 4
LEMBRE-SE QUE TEMOS 5 DEDOS EM CADA MÃO. CONTE MÃOS USAMOS O MESMO PROCESSO DA TABUADA DO 3, PORÉM, CONTA-SE AS PONTAS DOS DEDOS 5 x 6 = 3 x 4 =

8 DA TABUADA DO 6 AO 10 CONSIDERE:
POLEGARES = 6 MÍNIMO = 10 DEDO MÉDIO = 8 ANELARES = 9 INDICADORES = 7

9 POLEGARES PARA CIMA E ... 8 X 7 = 10 CONTE DE 10 EM 10 20 30 40 50
SOBRARAM 2 SOBRARAM 3 Veja outro exemplo: 2 X 3 = 6 = 56 8 x 7 = 56

10 9 x 6= 54 CONTE DE 10 EM 10 10 20 30 40 50 SOBROU 1 1 x 4 = 4 SOBRARAM 4 = 54

11 MAIS UMA... 6 x 6= 36 CONTE DE 10 EM 10 10 20 SOBRARAM 4 4 x 4 = 16
= 36

12 O PRODUTO DA MULTIPLICAÇÃO POR 9 PODE SER ENTENDIDA UTILIZANDO OS DEDOS DAS MÃOS
PARA TANTO, ENUMERE SEUS DEDOS CONFORME MOSTRADO NA FIGURA AO LADO 8 3 2 4 7 9 1 5 6 10

13 9 X 3= 27 9 X 4= 36 9 X 1= 09 9 X 2= 18 9 X 5= 45 9 X 10= 90 9 X 9= 81 9 X 6= 54 9 X 7= 63 9 X 8= 72

14 AINDA PODEMOS OBTER O PRODUTO DA SEGUINTE FORMA:
6 X 4 = CONTE OS PONTOS DE CRUZAMENTO (INTERSECÇÃO) 1 1 2 3 2 4 5 6 7 8 3 9 10 11 13 14 12 15 16 4 17 19 20 18 21 22 23 1 24 2 3 4 5 6

15 Clique sobre a tela cinza e veja como um método curioso de multiplicação ....

16 EXISTE AINDA A POSSIBILIDADE DE DESENVOLVER O PRODUTO ATRAVÉS DE UMA REGRA SIMPLES DE SEQUÊNCIAS...
SOME O PRIMEIRO ELEMENTO COM O ÚLTIMO, DIVIDA O RESULTADO POR 2 E TERÁ ENCONTRADO O NÚMERO INTERMEDIÁRIO DESSA SEQUÊNCIA. VEJA:

17 USAREMOS SOMENTE A TABUADA DO 1 E DO 9
tab. do 1 tab. do 2 tab. do 3 tab. do 4 tab. do 5 tab. do 6 tab. do 7 tab. do 8 tab. do 9 tab. do 10 x1 x2 x3 x4 x5 x6 x7 x8 x9 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 2 4 6 8 10 12 14 16 18 20 3 6 9 12 15 18 21 24 27 30 4 8 12 16 20 24 28 32 36 40 5 10 15 20 25 30 35 40 45 50 6 12 18 24 30 36 42 48 54 60 7 14 21 28 35 42 49 56 63 70 8 16 24 32 40 48 56 64 72 80 9 18 27 36 45 54 63 72 81 90 X10 10 20 30 40 50 60 70 80 90 100 SOME O PRIMEIRO ELEMENTO COM O ÚLTIMO, EM CADA CASO,DIVIDA O RESULTADO POR 2 E ENCONTRE O 5º ELEMENTO SOME O 5º ELEMENTO COM O 7º ELEMENTO , EM CADA CASO,DIVIDA O RESULTADO POR 2 E ENCONTRE O 6º ELEMENTO SOME O 5º ELEMENTO COM O 9º ELEMENTO , EM CADA CASO,DIVIDA O RESULTADO POR 2 E ENCONTRE O 7º ELEMENTO SOME O PRIMEIRO ELEMENTO COM O 5º ELEMENTO , EM CADA CASO,DIVIDA O RESULTADO POR 2 E ENCONTRE O 3º ELEMENTO SOME O 3º ELEMENTO COM O 5º ELEMENTO , EM CADA CASO,DIVIDA O RESULTADO POR 2 E ENCONTRE O 4º ELEMENTO SOME O 7º ELEMENTO COM O 9º ELEMENTO , EM CADA CASO,DIVIDA O RESULTADO POR 2 E ENCONTRE O 8º ELEMENTO SOME O PRIMEIRO ELEMENTO COM O 3º ELEMENTO , EM CADA CASO,DIVIDA O RESULTADO POR 2 E ENCONTRE O 2º ELEMENTO COMPLETE COM A TABUADA DO 10

18 PROFESSOR, EXPLORE ATIVIDADES SOBRE MÚLTIPLOS E DIVISORES
jogos Para jogar, termine a apresentação

19 Sites de apoio:

20 LER E INTERPRETAR DADOS EXPRESSOS NUMA TABELA, NO CASO A TABUADA
Ficha técnica: CONTEÚDO : OPERAÇÕES EIXO: NÚMEROS, OPERÃÇÕES E FUNÇÕES HABILIDADES E COMPETÊNCIAS: UTILIZAR RELAÇÕES ENTRE NÚMEROS NATURAIS, TAIS COMO “SER MÚLTIPLO DE”, “SER DIVISOR DE” RESOLVER SITUAÇÕES-PROBLEMAS, COMPREENDO DIFERENTES SIGNIFICADOS DAS OPERAÇÕES, ENVOLVENDO MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO LER E INTERPRETAR DADOS EXPRESSOS NUMA TABELA, NO CASO A TABUADA ELABORADO POR CLECIO GERALDO ZANETTI


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