A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Foram os Estados que criaram as Nações ou as Nações que criaram os Estados? TESES MODERNISTAS   As teses de autores para os quais a Nação é um fenómeno.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Foram os Estados que criaram as Nações ou as Nações que criaram os Estados? TESES MODERNISTAS   As teses de autores para os quais a Nação é um fenómeno."— Transcrição da apresentação:

1 Foram os Estados que criaram as Nações ou as Nações que criaram os Estados?
TESES MODERNISTAS As teses de autores para os quais a Nação é um fenómeno recente, “inventado” ou construído pelos Estados modernos, sendo estes (e não a nação que lhe pré-existe) os produtores das identidades e ideologias nacionalistas dos séculos XIX e XX. Este só foi possível em virtude impacto homogeneizador da industrialização e do capitalismo (a industrialização e capitalismo favorecem a circulação de pessoas, a urbanização, ligando pessoas de origens locais e regionais diversas), da massificação da cultura, estando esta dependente da uniformização económica, da escolarização e dos meios tecnológicos associados à cultura de massas (Eric J. Hobsbawn , Nations and Nationalism since 1780, Cambridge, Cambridge University Press, Ernest Gellner, (1983), Nations and Nationalism, Oxford, Blackwell,1983; Benedict Anderson, Imagined Communities, Reflections on the Origin and Spread of Nationalism, London and New York, Verso, 1983; todos foram publicados em português).

2 Foram os Estados que criaram as Nações ou as Nações que criaram os Estados?
TESES PROGRESSISTAS As teses daqueles autores que sublinham a importância de elementos pré-modernos na génese da nação (que antecederam) e do nacionalismo (Anthony Smith; Josep Llobera). Muitos estes autores não negam o papel diferenciado.do Estado na génese das Nações mas atribuem-lhe igualmente uma génese antiga. “As nações são “um produto da acção humana que, a partir da formação de uma entidade política – um Estado medieval - , constrói lentamente um colectivo”, in José Manuel Sobral, Portugal, Portugueses: Uma identidade Nacional, Lisboa, FFMS, 2012, p. 18.


Carregar ppt "Foram os Estados que criaram as Nações ou as Nações que criaram os Estados? TESES MODERNISTAS   As teses de autores para os quais a Nação é um fenómeno."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google