OS RECURSOS OFERECIDOS (AULA 23): A PRECE; A PRECE CANTADA; O CULTO DO EVANGELHO NO LAR; A REFORMA ÍNTIMA; O CADERNO DE TEMAS; AS VIBRAÇÕES.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OS RECURSOS OFERECIDOS (AULA 23): A PRECE; A PRECE CANTADA; O CULTO DO EVANGELHO NO LAR; A REFORMA ÍNTIMA; O CADERNO DE TEMAS; AS VIBRAÇÕES."— Transcrição da apresentação:

1

2

3

4

5

6

7 OS RECURSOS OFERECIDOS (AULA 23):
A PRECE; A PRECE CANTADA; O CULTO DO EVANGELHO NO LAR; A REFORMA ÍNTIMA; O CADERNO DE TEMAS; AS VIBRAÇÕES DAS 22 HORAS; AS VIBRAÇÕES COLETIVAS; A CADERNETA PESSOAL; AS CARAVANAS DE EVANGELIZAÇÃO E AUXÍLIO

8

9

10

11

12 REFORMA ÍNTIMA: P – Percepção: Técnica P.A.R.D.A. / Joanna De Angelis
É o primeiro passo, pois não podemos mudar algo que não percebemos. Percepção isenta de julgamento de certo ou errado = culpa. Obsevação amorosa de nós mesmos = compaixão. Eu idealizado ≠ Eu real Persistência e Perseverança = vontade

13 A – Aceitação É necessário aceitar plena, amorosa e incondicionalmente nossas limitações. Orgulho manifesto ou disfarçado = eu ideal fantasioso. Aceitação, virtude proativa = humildade Aceitação ≠ Acomodação

14 R – Reflexão É necessário refletir, plena e conscientemente, sobre todas as questões percebidas. Auto-julgamentos, idealizações, orgulho, etc. Identificação das limitações = saber o que mudar. Transmutar gradativamente os sentimentos doentes.

15 D – Decisão Tomar a decisão plena e consciente do que fazer para iniciar o trabalho de transformação. “Um dia desses eu começo a me modificar...” “Uma hora dessas eu começo...” Esforço e vontade firmes.

16 A – Ação “Porque o meu jugo é suave, e meu fardo é leve”.
Ação plena e consciente, para a substituição gradativa. Estabelecer um plano de ação. Processo de mudança efetivo: suave e leve. “Porque o meu jugo é suave, e meu fardo é leve”.

17

18 CONSIDERAÇÕES SOBRE O CADERNO DE TEMAS - AULA 13 DA EAE
O QUE É O CADERNO DE TEMAS?

19 CADERNO DE TEMAS É um recurso da EAE precioso no processo de Autoconhecimento e Reforma Íntima

20 Pode trazer, àqueles que se dispuserem, muito subsídio para
a luta contra as imperfeições e para a descoberta de qualidades, inatas e adquiridas.

21 NO QUE CONSISTE ESSE INSTRUMENTO?
São temas propostos para Reflexão e Análise do cotidiano do aluno SÃO SIMPLES AGEM NO COMPORTAMENTO REFLETEM NO SENTIMENTO GERAM UMA PROFUNDA AUTO-ANÁLISE

22 CADERNO DE TEMAS METODOLOGIA:
Descrever fatos sem apreciações ou julgamentos 2) Perceber os comportamentos e indicar os sentimentos envolvidos

23 CADERNO DE TEMAS COMO FAZER A ANOTAÇÃO NO CADERNO DE TEMAS:
INDICAR A DATA E O TEMA DADO LEMBRETE DO FATO COMPORTAMENTO PERCEBIDO SENTIMENTO A SER TRABALHADO PROPOSTA DE MUDANÇA

24 CADERNO DE TEMAS EXEMPLO:
24/06/ º. Tema: “Nas lutas habituais, não exija a educação do companheiro, demonstre a sua.” Fui ao supermercado e a menina do caixa falou que não tinha troco. (fato) Fiquei com raiva e a destratei (comportamento), falando alto com ela. Logo percebi meu orgulho (sentimento), eu não gosto de ficar esperando, ela devia ter o troco. Da próxima vez vou tentar ser mais educado, procurando entender a situação. (proposta de mudança)

25 A ANOTAÇÃO NUMA FOLHA DE PAPEL PODERÁ NOS MOSTRAR NOSSAS FRAGILIDADES E SEGURANÇAS QUE ESTÃO ENCRUSTRADAS POR SÉCULOS EM NOSSO INTERIOR SERIA IMPORTANTE ENTENDERMOS A COMPLEXIDADE DAS QUESTÕES ÍNTIMAS PARA NÃO NOS SUPRENDERMOS NO FUTURO...

26 Com a utilização do Caderno de Temas, fazemos um processo de desnudamento, de forma consciente das nossas imperfeições e qualidades, proporcionando o ensejo das soluções cabíveis para cada caso.

27 O CADERNO DE TEMAS ENCARADO COM:
SERIEDADE HUMILDADE ALEGRIA DESPRENDIMENTO VONTADE HONESTIDADE

28 ORIENTAÇÕES SOBRE O CADERNO DE TEMAS
1- TODO O ALUNO DEVERÁ FAZER USO DE SEU CADERNO. 2- ESCREVER NO MÁXIMO EM DUAS PÁGINAS. 3- NÃO HÁ LIMITAÇÃO INFERIOR. 4- INDISPENSÁVEL PARA A PROMOÇÃO DO ALUNO. 5- O ALUNO DEVERÁ LER O TEMA. 6- NO INÍCIO, O ALUNO TERÁ ALGUMAS SEMANAS PARA ELABORAÇÃO DO TEMA. IMPORTANTE: O ALUNO DEVERÁ FALAR DE SI MESMO, COLOCANDO-SE DENTRO DE UMA AUTO-ANÁLISE E NÃO FALAR DE FORMA GERAL, NA TERCEIRA PESSOA.

29 Segundo “Vivência do Espiritismo Religioso”
Nota do Caderno de Temas: Atribuida de 0 a 10 por apreciação do Dirigente Critérios: 1º. Prazo 2º. Leitura 3º. Pessoal

30

31


Carregar ppt "OS RECURSOS OFERECIDOS (AULA 23): A PRECE; A PRECE CANTADA; O CULTO DO EVANGELHO NO LAR; A REFORMA ÍNTIMA; O CADERNO DE TEMAS; AS VIBRAÇÕES."
Anúncios Google