A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ELETRICIDADE – NOSSA AMIGA INTRODUÇÃO A SEGURANÇA COM ELETRICIDADE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ELETRICIDADE – NOSSA AMIGA INTRODUÇÃO A SEGURANÇA COM ELETRICIDADE"— Transcrição da apresentação:

1 ELETRICIDADE – NOSSA AMIGA INTRODUÇÃO A SEGURANÇA COM ELETRICIDADE
2009

2 INSTALAÇÃO ELÉTRICA INADEQUADA

3 TREINAMENTO NR 10 OBJETIVO: Capacitar os participantes no desenvolvimento de técnicas de Identificação e Análise de Riscos e Permissão para o Trabalho e na Aplicação de Medidas de Controle, mediante a utilização de Procedimentos de Segurança passo a passo, com o objetivo de conceder Autorização para o Trabalho em Instalações Elétricas, conforme item da NR–10, da Portaria nº 0598 de 07/12/04, do Mtb.

4 TREINAMENTO NR 10 NR10 - Instalações e Serviços em Eletricidade: Estabelece as condições mínimas exigíveis para garantir a segurança dos empregados que trabalham em instalações elétricas, em suas diversas etapas, incluindo elaboração de projetos, execução, operação, manutenção, reforma e ampliação, assim como a segurança de usuários e de terceiros, em quaisquer das fases de geração, transmissão, distribuição e consumo de energia elétrica, observando-se, para tanto, as normas técnicas oficiais vigentes e, na falta destas, as normas técnicas internacionais. A fundamentação legal, ordinária e específica, que dá embasamento jurídico à existência desta NR, são os artigos 179 a 181 da CLT.

5 O Que é Segurança do Trabalho ?
Segurança do trabalho pode ser entendida como os conjuntos de medidas que são adotadas visando minimizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do trabalhador

6 O quadro de Segurança do Trabalho de uma empresa compõe-se de uma equipe multidisciplinar composta por Técnico de Segurança do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Médico do Trabalho e Enfermeiro do Trabalho. Estes profissionais formam o que chamamos de SEESMT - Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho. Também os empregados da empresa constituem a CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, que tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.

7 A Segurança do Trabalho é definida por normas e leis
A Segurança do Trabalho é definida por normas e leis. No Brasil a Legislação de Segurança do Trabalho compõe-se de Normas Regulamentadoras, Normas Regulamentadoras Rurais, outras leis complementares, como portarias e decretos e também as convenções Internacionais da Organização Internacional do Trabalho, ratificadas pelo Brasil.

8 ELETRICIDADE Em todas as intervenções em instalações elétricas devem ser adotadas medidas preventivas de controle do risco elétrico e de outros riscos adicionais, de forma a garantir a segurança dos trabalhadores.

9 VAMOS CONHECÊ-LA? Eletricidade é uma forma de energia que não tem cor, cheiro e pode ser de origem hidráulica, térmica, nuclear, eólica etc.

10 ONDE ELA É GERADA? geração transmissão distribuição

11 COMO ELA CHEGA ATÉ NOSSA CASA
É conduzida através de condutores metálicos popularmente chamados de fios elétricos.

12 O QUE ELA TEM PARA NOS OFERECER?
CONFORTO

13 VAMOS APOSTAR UMA CORRIDA?
A velocidade da energia elétrica é igual a da luz 300 Mil quilômetros por segundo

14 ELA CHEGA SEMPRE PRIMEIRO
Curto circuito A ENERGIA PROCURA O CAMINHO MAIS CURTO E MAIS RÁPIDO PARA TERRA, CONHECIDO COMO CURTO CIRCUITO – CAMINHO MAIS CURTO

15 Os danos físicos resultam dos efeitos diretos da corrente e conversão da eletricidade em calor durante a passagem da eletricidade pelos tecidos. A severidade do trauma depende do tipo de corrente, magnitude da energia aplicada, resistência, duração do contato e caminho percorrido pela eletricidade.

16 É a passagem da corrente elétrica pelo nosso corpo
CHOQUE ELÉTRICO 1950 É a passagem da corrente elétrica pelo nosso corpo

17 O CHOQUE ELÉTRICO PODE PROVOCAR
DOR CONTRAÇÃO MUSCULAR PARADA CARDÍACA PARADA RESPIRATÓRIA QUEIMADURAS MORTE

18 A corrente de alta tensão geralmente causa danos mais graves, porém lesões fatais podem ocorrer mesmo com a baixa voltagem das residências

19 CONSEQUÊNCIA DO CHOQUE ELÉTRICO
A conseqüência do choque elétrico depende de vários fatores

20 DEPENDE DO PERCURSO DA CORRENTE
Menor Risco Maior Risco

21 PASSAGEM DA CORRENTE Entra pela mão e sai pelos pés, passa pelo coração, diafragma da respiração e órgãos abdominais Entra por um pé e sai pelo outro pé, passa pelos órgãos abdominais e pernas

22 OUTROS FATORES IMPORTANTES
ÁREA DE CONTATO QUALIDADE DE CONTATO TEMPO DE DURAÇÃO ESTADO DE SAÚDE DA VÍTIMA TIPO DE ENERGIA IDADE (MAIS RISCO PARA CRIANÇAS E IDOSOS)

23 Em qualquer acidente com corrente elétrica, o tempo gasto para prestar socorro é fundamental. Qualquer demora pode causar sérios problemas. Muitas vezes a pessoa que leva um choque elétrico fica presa à corrente elétrica


Carregar ppt "ELETRICIDADE – NOSSA AMIGA INTRODUÇÃO A SEGURANÇA COM ELETRICIDADE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google