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Realismo – Machado de Assis.

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Apresentação em tema: "Realismo – Machado de Assis."— Transcrição da apresentação:

1 Realismo – Machado de Assis.
LITERATURA – OPVEST Mauricio Neves Ensino Médio, 2º Ano Realismo – Machado de Assis.

2 REALISMO/NATURALISMO

3 Marco Inicial: Realismo – Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis Naturalismo – O Mulato, de Aluízio Azevedo (1881)

4 Machado de Assis

5 ‘‘Cada qual sabe amar a seu modo; o modo, pouco importa; o essencial é que saiba amar.’’
Machado de Assis

6 - Duas fases: Machado de Assis
Na primeira fase (fase romântica) as personagens possuem características românticas, sendo o amor e os relacionamentos amorosos os principais temas de seus livros. Destaques: Ressurreição (1872), seu primeiro livro, A Mão e a Luva (1874), Helena (1876) e Iaiá Garcia (1878).

7 Retrata muito bem as características do realismo literário.
Na Segunda Fase ( fase realista ), há espaços para as questões psicológicas das personagens. Retrata muito bem as características do realismo literário. Machado de Assis faz uma análise profunda e realista do ser humano, destacando vontades, necessidades, defeitos e qualidades. Destaque: Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881), Quincas Borba (1892), Dom Casmurro (1900) e Memorial de Aires (1908). Obra que marca início do realismo no Brasil

8 Relação das obras: Romances Ressurreição   A mão e a luva   Helena   Iaiá Garcia   Memórias Póstumas de Brás Cubas   Quincas Borba   Dom Casmurro   Esaú e Jacó   Memorial de Aires   Poesia  Crisálidas Falenas Americanas Ocidentais Poesias completas

9 Contos A Carteira  Miss Dollar  O Alienista  Noite de Almirante O Homem Célebre Conto da Escola  Uns Braços  A Cartomante  O Enfermeiro Trio em Lá Menor Missa do Galo  Teatro Hoje avental, amanhã luva   Desencantos   O caminho da porta, 1863  Quase ministro Os deuses de casaca   Tu, só tu, puro amor   Lição de botânica  

10 Características da obra Machadiana
1. Personagens: São geralmente burgueses – classe dominante; Procura desmascarar o “jogo” das relações sociais; Enfatiza o contraste entre aparência x essência; Mostra-nos de maneira impiedosa e ajuda a vaidade, a futilidade, a hipocrisia, a inveja, o prazer carnal. 2. Processo Narrativo: Há pouca ação, poucos fatos; As personagens são esféricos à apresentam complexidade psicológica; Apresenta digressões à ordem cronológica interrompida; Conversa, dialoga com o leitor, faz reflexão, aguça o leitor.

11 3. Pessimismo: Hipocrisia social; Imperfeição da humanidade; Mostra que as causas nobres sempre ocultam interesses impuros. 4. Linguagem: Frases curtas, incisivas; Humor e reflexão através de frases irônicas, sugestivas; Apresenta metalinguagem à explica a própria linguagem; Faz intertextualidade com obras consagradas; Perfeição gramatical. 5. Perfil Feminino: Mulheres racionais à fortes, dominadores, sensuais, “dissimuladas”, ambíguas, astuciosas e principalmente adúlteras (comprovar a vulnerabilidade do amor).

12 Memórias Póstumas de Brás Cubas

13 Memórias Póstumas de Brás Cubas
Publicado em 1881, aborda as experiências de um filho abastado da elite brasileira do século XIX, Brás Cubas. Começa pela sua morte, descreve a cena do enterro, dos delírios antes de morrer, até retornar a sua infância, quando a narrativa segue de forma mais ou menos linear – interrompida apenas por comentários digressivos do narrador. Memórias Póstumas de Brás Cubas retrata a escravidão, as classes sociais, o cientificismo e o positivismo da época, chegando a criar, inclusive, uma nova filosofia, mais bem desenvolvida posteriormente em Quincas Borba (1891) — o Humanitismo, sátira à lei do mais forte. Críticos escrevem que, com esse romance, Machado de Assis precedeu elementos do Modernismo e do realismo mágico de escritores como Jorge Luis Borges e Julio Cortázar, e, de fato, alguns autores chamam-na "primeira narrativa fantástica do Brasil". 

14 Memórias Póstumas de Brás Cubas
Influenciou decisivamente escritores e é notado como uma das obras mais revolucionárias e inovadoras da literatura brasileira . Mesmo depois de mais de um século de sua publicação original, ainda tem recebido inúmeros estudos e interpretações, adaptações para diversas mídias e traduções para outras línguas. A crítica considera Memórias Póstumas de Brás Cubas o romance que introduziu o Realismo na literatura brasileira. De fato, ao lado de outras obras como Ocidentais (1882), Histórias sem Data (1884), Várias Histórias (1896) e Páginas Recolhidas (1899), este livro foi também um divisor de águas na própria obra de Machado de Assis, aquele que iniciou a sua carreira madura, como o próprio autor reconhece na citação ao lado numa reedição tardia de Helena.

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16 Dom Casmurro

17 Dom Casmurro Dom Casmurro é um romance escrito por Machado de Assis em 1899 e publicado pela Livraria Garnier. Completa a "trilogia realista" de Machado de Assis, ao lado de Memórias Póstumas de Brás Cubas e Quincas Borba, tendo sido esses dois escritos primeiramente em folhetins. A personagem principal é Bento Santiago, o narrador da história que, contada em primeira pessoa, pretende "atar as duas pontas da vida", ou seja, unir relatos desde sua mocidade até os dias em que está escrevendo o livro. Entre esses dois momentos Bento escreve sobre suas reminiscências da juventude, sua vida no seminário, seu caso com Capitu e o ciúme que advém desse relacionamento, que se torna o enredo central da trama. Ambientado no Rio de Janeiro do Segundo Império, se inicia com um episódio que seria recente em que o narrador recebe a alcunha de "Dom Casmurro", daí o título do romance.

18 Dom Casmurro Machado de Assis o escreveu utilizando ferramentas literárias como a ironia e uma intertextualidade que alcança Schopenhauer e sobretudo a peça Otelo de Shakespeare . Ao longo dos anos, Dom Casmurro, com seus temas como o ciúme, a ambiguidade de Capitu, o retrato moral da época e o caráter do narrador, recebeu inúmeros estudos, adaptações para outras mídias e sofreu inúmeras interpretações, desde psicológicas e psicanalíticas na crítica literária dos anos 30 e dos anos 40, passando pelo feminismo na década de 1970 até sociológicas da década de 1980, e adiante. Creditado como um precursor do Modernismo e de ideias posteriormente escritas por Sigmund Freud, o livro influenciou os escritores John Barth, Graciliano Ramos e Dalton Trevisan e é considerado por alguns a obra-prima de Machado.Além de ter sido traduzido para outras línguas, continua a ser um de seus livros mais famosos e é considerado um dos mais fundamentais de toda a literatura brasileira.

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