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Universidade aberta do sus – unasus departamento de medicina social dms universidade federal de pelotas – ufpel especialização em saúde da família - ead.

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1 Universidade aberta do sus – unasus departamento de medicina social dms universidade federal de pelotas – ufpel especialização em saúde da família - ead MELHORIA NA ATENÇÃO À SAÚDE BUCAL NO PRÉ-NATAL E PUERPÉRIO NA ESF PAULINO ANTÔNIO DO CARMO , DISTRITO DE RODA VELHA EM SÃO DESIDÉRIO, BA Walter Leite Garcia de Oliveira Orientadora: Vania Priamo

2 Introdução Este trabalho teve por objetivo melhorar a atenção à saúde bucal das gestantes, puérperas e recém-nascidos, da Unidade de Saúde da Família Paulino Antônio do Carmo, no distrito de Roda Velha, em São Desidério/Bahia. Tratou-se de um projeto de intervenção realizado durante 16 semanas , avaliado e incorporado à rotina da Unidade de Saúde.

3 São Desidério /Ba

4 ESF Paulino Antônio do Carmo

5 Objetivos Específicos: Geral:
Melhorar a atenção à saúde bucal das gestantes, puérperas e recém- nascidos na ESF Paulino Antônio do Carmo, no Distrito de Roda Velha, em São Desidério, na Bahia. Específicos: -Ampliar a cobertura da atenção à saúde bucal às gestantes, puérperas e recém-nascidos; - Melhorar a adesão ao atendimento em saúde bucal; -Melhorar a qualidade do atendimento em saúde bucal das gestantes, puérperas e recém-nascidos; -Qualificar e aprimorar os registros das informações; -Mapear as gestantes e recém-nascidos da área de abrangência com risco para problemas de saúde bucal; -Realizar ações de promoção à saúde e prevenção de doenças bucais a gestantes, puérperas, recém-nascidos; -Realizar ações de promoção à saúde e prevenção de doenças bucais aos familiares das gestantes, puérperas, recém-nascidos.

6 Metodologia eixo monitoramento e avaliação,
Ações organizadas à partir dos 4 eixos orientadores do curso: eixo monitoramento e avaliação, eixo organização e gestão do serviço eixo engajamento público eixo qualificação da prática clínica

7 Metas e Resultados

8 Cobertura do programa de saúde bucal no pré-natal

9 Primeira consulta odontológica programática ao Recém-nascido

10 Proporção de gestantes com consulta em dia, conforme preconizado
Proporção de gestantes com início do pré-natal no primeiro trimestre gestacional. Proporção de gestantes com consulta em dia, conforme preconizado

11 Proporção de gestantes com prescrição de
IMC em dia Proporção de gestantes com prescrição de sulfato ferroso

12 Proporção de gestantes com prescrição de
Proporção de gestantes com todos exames laboratoriais preconizados na primeira consulta Proporção de gestantes com prescrição de ácido fólico

13 Proporção de gestantes com vacina antitetânica em dia
Proporção de gestantes com vacina da hepatite B em dia.

14 Proporção de gestantes com orientação nutricional
Proporção de gestantes que receberam orientação sobre aleitamento materno exclusivo Proporção de gestantes com orientação nutricional

15 Gestantes faltosas às consultas e que receberam busca ativa

16 Proporção de gestantes com tratamento odontológico concluído
Proporção de gestantes com avaliação de risco para saúde bucal

17 Primeira consulta odontológica programática
Visitas domiciliares realizadas

18 Atualização dos registros das gestantes

19 Registro atualizado dos recém-nascidos

20 Ações educativas e preventivas em saúde bucal
Proporção de gestantes com ausência de risco de vulnerabilidade familiar Ações educativas e preventivas em saúde bucal

21 Discussão Devido sucesso da intervenção, o mesmo tornou-se definitivo em nossa agenda da unidade de saúde e conta com apoio de toda equipe de saúde e comunidade e gestores. A população está se tornando gradativamente consciente da importância do tratamento odontológico para gestantes e puérperas, principalmente pelo esclarecimento sobre a remoção de focos de infecção (gengivite/periodontite) e a importância da sucção (amamentação) para desenvolvimento da musculatura facial do bebê , nutrição e aquisição de anticorpos (colostro).

22 Reflexão sobre o processo pessoal de aprendizagem
Enriqueci minha formação e a minha participação em atividades de educação permanente, em equipe, além da capacitação para elaborar estratégias que melhorassem a qualidade de vida e de atendimento da comunidade. Outro fator importante foi a troca de experiência profissional com colegas de outras localidades, vivenciando as diversidades do país através do fórum. Inspiração para dar continuidade aos estudos na área de saúde pública, onde pretendo ingressar em um mestrado .

23 Bibliografia *BRASIL. Ministério da Saúde. Pré-natal e Puerpério: atenção qualificada e humanizada – manual técnico. Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Brasília, Disponível em: < *BRASIL. Ministério da Saúde. Caderno de atenção básica: Saúde Bucal. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Brasília, 2006. *BRASIL. Ministério da Saúde. Pacto pela saúde. Consolidação do SUS. 2006. Disponível:<

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25 Obrigado


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