Gestão de Pessoal Liderança

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gestão de Pessoal Liderança"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão de Pessoal Liderança
M.Sc Bernadete Maria Lins Proença Meireles

2 A Natureza da Liderança
Pode-se definir liderança como um processo de influência dirigido para modelar o comportamento de pessoas. Várias táticas podem ser usadas quando se tenta influenciar outras pessoas. Quando Felipão exorta os integrantes da seleção a jogarem com mais dedicação, ele está liderando com um conjunto de táticas de influência.

3 A Natureza da Liderança
Quando Jack Welch, CEO da General Electric, encoraja seus gerentes a trabalharem mais arduamente, ele está liderando com outro conjunto. E quando um amigo o convence a experimentar um novo restaurante que você em condições normais não iria, ele também está liderando.

4 Quadro 2: Diferenças entre administração e liderança
Ao criar uma pauta de ação Concentra-se no planejamento e fixação do orçamento. Concentra-se em estabelecer a direção a ser seguida. Ao realizar essa pauta Pensa em termos de organização e programação da força de trabalho. Preocupado com a comunicação e cooperação. Ao executar essa pauta Concentra-se na resolução de problemas e controle. Enfatiza a motivação. Bases de poder Posição organizacional formal e controle de recursos. Perícia e personalidade.

5 Os desafios da liderança
Para cumprir as expectativas que as outras pessoas têm a seu respeito, os líderes devem enfrentar numerosos desafios. Em grande parte, o sucesso de qualquer líder depende de sua capacidade de cuidar desses desafios de uma maneira que as pessoas aceitem. Um número qualquer de desafios ser inerente a determinada situação, três são relativamente constantes: clientela múltipla, decisões às vezes impopulares e diversidade.

6 Clientela múltipla Satisfazer a uma clientela múltipla significa que o líder deve tentar lidar, simultaneamente, com diversas pessoas e grupos diferentes de uma maneira que venha a ser relativamente aceitável para todos os envolvidos. Essa preocupação é agravada pelo fato de que os diferentes clientes freqüentemente desejam coisas conflitantes da organização. Empregados podem exigir salários mais altos, enquanto os acionistas desejam dividendos maiores.

7 Decisões impopulares De mãos dadas com a noção de clientela múltipla está o simples fato de que os líderes ocasionalmente precisam tomar decisões que são impopulares, pelo menos entre alguns de seus clientes. Quando Iacocca fechou fábricas, os empregados dessas fábricas evidentemente ficaram insatisfeitos. A marca de um bom líder é a capacidade de reconhecer quando essas decisões devem ser tomadas e ter a perseverança para levá-las a efeito? Um líder costuma demonstrar sensibilidade ao ambiente externo e ser um bom leitor dos ambientes em que opera.

8 Diversidade Gerentes e líderes estão se tornando, ambos, mais diversos enquanto grupo e precisam lidar com outros grupos compostos de membros crescentemente mais diversificados do que no passado. As organizações podem ganhar muito tirando proveito das habilidades que esses grupos diversos possuem, mas, se elas não forem cuidadosas, também poderão alienar esses membros e perder em vez de ganhar com a força de trabalho de características múltiplas em nível internacional.

9 PODER E LIDERANÇA Tipos de poder
A maioria das pessoas concorda que há cinco tipos básicos de poder: legítimo, de recompensa, coercitivo, de especialização (expert) e referente.

10 Resultados dos usos do poder
TIPO DE TRABALHO Fonte de influência do líder Comprometimento Submissão Resistência Poder legítimo Possível - Se o pedido é cortês e muito apropriado Provável- Se o pedido ou ordem são vistos como legítimos Possível - Se forem feitas exigências arrogantes ou o pedido não parecer apropriado. Poder de recompensa Possível - Se usado de maneira sutil e muito pessoal Provável - Se usado de maneira mecânica e impessoal Possível - Se usado de maneira manipuladora e arrogante Poder coercitivo Muito improvável Possível - Se usado de uma maneira útil, não punitiva Provável- Se usado de maneira hostil e manipuladora Poder de especialização Provável- Se o pedido é persuasivo e os subordinados compartilham das metas da tarefa do líder. Possível- Se o pedido é persuasivo, mas os subordinados são apáticos em relação às metas da tarefa Possível- Se o líder é arrogante e insultador ou os subordinados se opõem às metas da tarefa Poder referente Provável- Caso se acredite que o pedido é importante para o líder Possível - Se o pedido é percebido como não importante para o líder Possível - Se o pedido é visto como algo que acarretará danos ao líder

11 Uma Visão Contemporânea
COMPORTAMENTO DO LÍDER Resolver problemas Dar consultoria e delegar Planejar e organizar Gerenciar conflitos e formar equipes Monitorar Esclarece r Informar Networkin g (redes) Dar apoio

12 O continuum de liderança de Tannenbaúm e Schmidt
Cada tipo de comportamento de liderança é assim explicado: O gerente toma a decisão e a anuncia Gerente vende a decisão O gerente apresenta idéias e estimula perguntas O gerente apresenta uma decisão possível que está sujeita a mudança O gerente apresenta o problema, recebe sugestões e então toma a decisão O gerente define os limites e pede ao grupo para tomar uma decisão O gerente permite ao grupo tomar decisões dentro de limites prescritos

13 Liderança e Motivação A forma de liderança influencia totalmente nos fatores motivacionais, o processo que promove essa influencia é conhecido como profecia auto-realizadora que consiste na concretização de algo que poderia ser apenas provável, mas, que se tornam real em função da expectativa depositada no indivíduo ou do que a pessoa passa a acreditar

14 Esse tratamento resulta em quatro fatores:
O desempenho do indivíduo pode variar dependendo da forma como ele é tratada pelo seu superior imediato que por sua vez desenvolve esse tratamento em função das suas próprias expectativas em relação ao seu subordinado. Esse tratamento resulta em quatro fatores: Clima Informações Feedback

15 Trabalho em Equipe A qualidade que determina o sucesso de líder é a “capacidade de trabalhar com outras pessoas”. O “líder não é escolhido porque sabe tudo ou porque pode tomar todas as decisões; ele é escolhido para reunir o conhecimento (inteligência) disponível e criar condições para realização do trabalho”.

16 Trabalho em Equipe O grupo de trabalho é definido como dois ou mais indivíduos que se reúnem para obtenção de um determinado objetivo. Os membros desse grupo compartilham informações e participam das tomadas de decisões com o intuito de cada integrante contribuir em sua área de responsabilidade. Portanto, o desempenho do grupo é medido pela soma das contribuições individuais.

17 Trabalho em Equipe O líder eficaz deve desenvolver o conhecimento para saber o momento de intervir e quando deixar que a equipe busque seus caminhos. Precisa ter paciência para compartilhar informações, confiar nos outros e abrir mão da autoridade.

18 Técnicas de Trabalho Em Equipe
A equipe é formada por um grupo de pessoas com auto grau de interdependência voltada para a consecução de uma meta onde as características são: Um objetivo comum; As pessoas precisam de outras pessoas para atingir outros objetivos; Benefícios para toda a equipe.

19 Técnicas de Trabalho Em Equipe
As equipes interfuncionais geram conflitos entre membros. Entretanto as equipes raramente são alertadas ou treinadas para resolver com eficácia as diferenças. Os conflitos de equipe e o tempo necessário para resolvê-los são vistos como um aspecto negativo por isso eles não ficam totalmente satisfeitos com os resultados e não compreende que os conflitos são esperados e valorizados. Os conflitos são vistos de forma positiva, e as divergências entre membros de equipe são indicadores de problema que precisam ser corrigidos.


Carregar ppt "Gestão de Pessoal Liderança"
Anúncios Google