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PublicouAndreia Angelim Sales Alterado mais de 6 anos atrás
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A Reforma na Alemanha De Volta à Autoridade das Escrituras
Professor: Ildefonso Ferreira Martins Júnior 19/02/2017
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1. INTRODUÇÃO Ementa Aula 02 – A Reforma na Alemanha
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1. INTRODUÇÃO Questionamentos
A reforma foi um movimento com motivações meramente políticas? É possível desconsiderar o caráter religioso da reforma protestante? Os reformadores foram importantes para a reforma protestante ou foram meros coadjuvantes? Pelo que lutavam os reformadores na reforma protestante? O posicionamento desse movimento tem utilidade em nossos dias? Quais as conquistas da reforma protestante? Aula 02 – A Reforma na Alemanha
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2. DESENVOLVOLVIMENTO 01 | Aula 01 – Tema da Aula
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FASES DA VIDA DE LUTERO Período de consolidação do luteranismo
Período de separação 1522 a 1530 Período de rompimento com Roma 1518 a 1521 Período de formação Até 1517 01 | Aula 01 – Tema da Aula
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2.1. PERÍODO DE FORMAÇÃO Hans e Margarete Luder
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2.1. PERÍODO DE FORMAÇÃO Europa em 1500
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2.1. PERÍODO DE FORMAÇÃO Sacro Império Romano Germânico em 1500
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2.1. PERÍODO DE FORMAÇÃO As duas Saxônias em 1500
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2.1. PERÍODO DE FORMAÇÃO A tempestade de raios
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2.1. PERÍODO DE FORMAÇÃO Período Monástico
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2.1. PERÍODO DE FORMAÇÃO Venda de indulgências
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2.1. PERÍODO DE FORMAÇÃO 95 Teses Aula 02 – A Reforma na Alemanha
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2.2. O CONTEXTO Europa em 1500 Aula 02 – A Reforma na Alemanha
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2.2. O CONTEXTO POLÍTICO Fragmentação; Estados nacionais. ECONÔMICO
Novos mercados são abertos; Novas fontes de matéria prima. SOCIAL Mobilidade social Aula 02 – A Reforma na Alemanha
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2.2. O CONTEXTO RELIGIOSO Crise do nominalismo Crise moral na igreja.
mudança de Roma para Avignon Grande Cisma papas renascentistas Nepotismo, simonia, pluralismo, absentismo Aula 02 – A Reforma na Alemanha
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2.3. PERÍODO DE ROMPIMENTO Cardeal Caetano / Augsburgo
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2.3. PERÍODO DE ROMPIMENTO Debate de Leipzig
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2.3. PERÍODO DE ROMPIMENTO PANFLETOS
Das boas Obras (posicionamento de Lutero sobre as boas obras) Sobre a Liberdade do Homem Cristão (expõe o entendimento básico da vida cristã) Discurso à Nobreza Germânica (autoridade do papa sobre autoridades seculares) O Cativeiro Babilônico (sacramentos, transubstanciação, missa, sacerdócio dos crentes) Aula 02 – A Reforma na Alemanha
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2.3. PERÍODO DE ROMPIMENTO Debate de Leipzig
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2.3. PERÍODO DE ROMPIMENTO Debate de Leipzig
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2.4. Período de Separação Castelo de Wartburg
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2.4. Período de Separação Revolta Wittenberg
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2.4. Período de Separação Revolta dos camponeses
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2.4. Período de Separação Confissão de Augsburg
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CAPÍTULO V DA PROVIDÊNCIA
CONCLUSÃO CAPÍTULO V DA PROVIDÊNCIA II. Posto que, em relação à presciência e ao decreto de Deus, que é a causa primária, todas as coisas acontecem imutável e infalivelmente, contudo, pela mesma providência, Deus ordena que elas sucedam conforme a natureza das causas secundárias, necessárias, livre ou contingentemente. Aula 02 – A Reforma na Alemanha
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CONCLUSÃO • A visão daqueles estudiosos está correta? A reforma protestante foi um movimento com motivações meramente políticas? • É possível desconsiderar o caráter religioso do movimento? • Os reformadores foram importantes ou foram meros coadjuvantes? Aula 02 – A Reforma na Alemanha
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CONCLUSÃO Pelo que lutavam os reformadores?
Quais as conquistas da reforma? O posicionamento desse movimento tem utilidade em nossos dias? Aula 02 – A Reforma na Alemanha
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2.4. Período de Separação “Indulgências” de nossos dias
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2.4. Período de Separação “Indulgências” de nossos dias
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CONCLUSÃO “Ecclesia Reformata et Semper Reformanda Est”
“A Igreja é reformada e está sempre se reformando” Gisbertus Voetius ( ) Extraído de: Aula 02 – A Reforma na Alemanha
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