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Relatório de Autoavaliação Institucional

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Apresentação em tema: "Relatório de Autoavaliação Institucional"— Transcrição da apresentação:

1 Relatório de Autoavaliação Institucional
Parcial II (Ciclo Avaliativo ) 1

2 COMPETÊNCIA INSTITUCIONAL
A CPA/UFRB, comissão autônoma, tem por competência geral: Desenvolver ações de autoavaliação institucional na UFRB, conforme parâmetros estabelecidos em dez dimensões de avaliação, previstas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES. (Lei /2004, art. 11, I e II; Portaria MEC nº 2.051/2004; Art. 7º). 2

3 O SINAES O SINAES integra três modalidades principais de instrumentos de avaliação, dentre as quais a Avaliação das Instituições de Educação Superior (AVALIES). É o centro de articulação do sistema de avaliação, dentre elas: Autoavaliação – 05 eixos de análise - Coordenada pela CPA 3

4 Eixos de análise - SINAES Autoavaliação Institucional
(Lei N /2004, Art. 3º) EIXOS TEMÁTICAS I - Planejamento e Avaliação Institucional Planejamento e avaliação, especialmente os processos, resultados e eficácia da Autoavaliação institucional; II - Desenvolvimento Institucional A missão e o plano de desenvolvimento institucional; A responsabilidade social da instituição, considerada especialmente no que se refere à sua contribuição em relação à inclusão social, ao desenvolvimento econômico e social, à defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural; III - Políticas Acadêmicas A política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão e as respectivas formas de operacionalização, incluídos os procedimentos para estímulo à produção acadêmica, as bolsas de pesquisa, de monitoria e demais modalidades; A comunicação com a sociedade; Políticas de atendimento aos estudantes; (Lei N , de 14 de abril de 2004, Artigo 3º; Nota técnica INEP/DAES/CONAES Nº65/2014) 4

5 Eixos de análise - SINAES Autoavaliação Institucional
(Lei N /2004, Art. 3º) EIXOS TEMÁTICAS IV - Políticas de Gestão As políticas de pessoal, as carreiras do corpo docente e do corpo técnico-administrativo, seu aperfeiçoamento, desenvolvimento profissional e suas condições de trabalho; Organização e gestão da instituição, especialmente o funcionamento e representatividade dos colegiados, sua independência e autonomia na relação com a mantenedora, e a participação dos segmentos da comunidade universitária nos processos decisórios; Sustentabilidade financeira, tendo em vista o significado social da continuidade dos compromissos na oferta da educação superior; V - Infraestrutura Física Infraestrutura física, especialmente a de ensino e de pesquisa, biblioteca, recursos de informação e comunicação. (Lei N , de 14 de abril de 2004, Artigo 3º; Nota técnica INEP/DAES/CONAES Nº65/2014) 5

6 Delineamento metodológico e coleta de dados
Pesquisa de Campo Avaliação subjetiva da satisfação de servidores docentes, servidores técnico-administrativos e discentes sobre aspectos gerais da UFRB e sobre componentes curriculares (apenas discentes e docentes). Na última pesquisa foram avaliados os funcionários terceirizados. Estratégias e ações implementadas Período de Autoavaliação Institucional (31/10 a 30/11/2016) Aplicação de questionários eletrônicos por meio do Sistema de Autoavaliação da CPA; Avaliação externa junto a comunidade das cidades em que a UFRB possui campi (11/2016). 6

7 Delineamento metodológico e Coleta de dados
Análise documental Levantamento de dados e indicadores sobre as dimensões de autoavaliação junto aos gestores e instâncias administrativas da UFRB, através de relatório de gestão, s e reuniões presenciais: Reitoria e assessorias vinculadas Pró-reitorias e coordenadorias vinculadas Pesquisador (a) Institucional e Censo Colegiados de Curso de Graduação 7

8 Relatório Parcial de Autoavaliação 2016 Estrutura e concepção
Considerações Iniciais Avaliação do Ensino Superior no Brasil; Dimensões de autoavaliação; Dados da instituição; Princípios orientadores da autoavaliação Institucional da UFRB; Delineamento metodológico e amostral; A UFRB e o Recôncavo da Bahia Análise das dimensões definidas pelo SINAES Finalidades, objetivos e compromissos da UFRB; Áreas, diretrizes estratégicas e programas implementados; Recomendações administrativas, políticas, pedagógicas e técnico-científicas. 8

9 Avaliação dos Componentes Curriculares
2015.2 9

10 Quantidade de Respondentes das Disciplinas

11 Avaliação das Disciplinas: Discentes

12 Avaliação das Disciplinas: Docentes

13 Avaliação da UFRB 2015.2 13

14 Frequência dos Respondentes - Avaliação da UFRB
* No semestre letivo não houve avaliação da categoria dos Técnico-administrativos.

15 Avaliação da UFRB - Discentes

16 Avaliação da UFRB - Docentes

17 Avaliação da UFRB - Técnico-administrativos

18 Avaliação da UFRB – Funcionários terceirizados

19 Frequência de respondentes Comunidade Externa

20 CONSIDERAÇÕES FINAIS Sugere-se que estes resultados sejam utilizados como ferramenta para o planejamento estratégico e para o realinhamento de ações no sentido da melhoria do ensino na UFRB nas diversas esferas dessa universidade.


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