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Andrey Lourenço Garcia. , Michelli Ramires Teixeira

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Apresentação em tema: "Andrey Lourenço Garcia. , Michelli Ramires Teixeira"— Transcrição da apresentação:

1 Usando a linguagem Scratch e as plataformas Arduino e LegoMindstorms em Aplicações Educacionais
Andrey Lourenço Garcia*, Michelli Ramires Teixeira*, Rafaela Ângelo Carneiro* Curso Técnico de Informática Instituto Federal do Paraná – IFPR Câmpus Foz do Iguaçu Foz do Iguaçu, PR, Brasil Introdução Este pôster apresenta os trabalhos desenvolvidos com o ambiente de programação Scratch [1] e as plataformas Arduino [2] e LegoMindstorms [3], desenvolvidos por alunos dos Cursos Técnicos Integrados do Campus Foz do Iguaçu, integrantes do programa PBIS (Programa de Bolsas de Inclusão Social), do Instituto Federal do Paraná. Descrição das ferramentas e dos trabalhos realizados O Scratch é uma nova linguagem de programação, ideal para pessoas que estão começando a programar. Com Scratch é possível a construção de animações e aplicações interativas através da integração personagens, fotos, sons, cenários e outras mídias. No contexto deste projeto, foram construídas histórias animadas (Figura 1) e também um ambiente interativo sobre os pontos turísticos de Foz do Iguaçu. O Arduino é um microcontrolador montado em uma plataforma de prototipagem eletrônica que pode ser utilizado em múltiplas aplicações. O Arduíno também pode ser programado com o Scratch e pode ser utilizado para automação de dispositivos eletrônicos, acionamento de motores e leds e monitoramento de sensores. Com o Arduíno foi desenvolvido um semáforo automatizado, envolvendo sensores de presença de veículos e o acionamento de leds (Figura 2). Figura 1. História animada construída com Scratch. O Lego Mindstorms é uma linha do brinquedo Lego voltada para aplicações de robótica. É constituído por um conjunto de peças de montar e peças especiais integradas com motores, eixos, engrenagens, polias e correntes, acrescido de sensores e controlado por um processador programável. O Lego Mindstorms também pode ser programado com o Scratch e, com ele foram desenvolvidos robôs para participar da Olimpíada de Robótica do IFPR (Figura 3) e também uma maquete automatizada de uma grua para construção civil. Figura 2. Automação de semáforo com Arduíno. Conclusões Devido a sua interface gráfica e seus blocos de programação intuitivos, a linguagem Scratch auxiliou os participantes a entenderem os conceitos e as estruturas da lógica da programação. Por sua vez, as plataformas Arduino e Lego Mindstorms proporcionaram a possibilidade de construir aplicações para resolver e demonstrar problemas da vida prática. Assim, destacamos o potencial destas ferramentas como fatores de motivação para os estudantes e sua capacidade de aplicar conceitos tecnológicos. Figura 3. Robótica com Lego Mindstorms. Referências [1] [2] [3]


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