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Docência no Ensino Superior: fundamentos e dimensões da ação docente

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Apresentação em tema: "Docência no Ensino Superior: fundamentos e dimensões da ação docente"— Transcrição da apresentação:

1 Docência no Ensino Superior: fundamentos e dimensões da ação docente
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FEI São Bernardo, 30 de julho de 2010 Docência no Ensino Superior: fundamentos e dimensões da ação docente Nilson José Machado Faculdade de Educação Universidade de São Paulo usp.br

2 Docência no Ensino Superior: fundamentos e dimensões da ação docente
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FEI São Bernardo, 30 de julho de 2010 Docência no Ensino Superior: fundamentos e dimensões da ação docente Nílson José Machado Universidade de São Paulo/Faculdade de Educação Sumário 1- Conhecimento e informação: cenário 2- Conhecimento: imagens tácitas e ação docente 3- Conhecimento: o mundo do trabalho 4- Conhecimento: a ação do professor

3 Conhecimento e informação: cenário
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FEI São Bernardo, 30 de julho de 2010 Conhecimento e informação: cenário tecnologias (mínimas possibilidades) pessoas/projetos inteligência competências conhecimento teoria/compreensão veículos/comunicação informações dados bancos/acumulação tecnologias (máximas possibilidades)

4 Imagens do Conhecimento e ação docente
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FEI São Bernardo, 30 de julho de 2010 Imagens do Conhecimento e ação docente Balde Cadeia Rede Iceberg Paralelepípedo Currículos Planejamento Avaliação Materiais didáticos

5 Conhecimento: o balde renitente
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FEI São Bernardo, 30 de julho de 2010 Conhecimento: o balde renitente “os alunos têm nível baixo” “não foi atingido o nível mínimo” o conhecimento “acumulado” o planejamento “vazão” a avaliação como medida

6 Descartes: a cadeia regras -simples/complexo -decomposição
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FEI São Bernardo, 30 de julho de 2010 Descartes: a cadeia Discurso do Método... (século XVII) regras -simples/complexo -decomposição -encadeamento palavras de ordem -pré-requisitos -seriação -percursos necessários

7 conhecimento: redes de significados senso comum x sentido técnico
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FEI São Bernardo, 30 de julho de 2010 conhecimento: redes de significados senso comum x sentido técnico interesse atualidade diversidade adequação liberdade significado acentrismo metamorfose transdisciplinaridade escalas mapa conectividade

8 CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FEI São Bernardo, 30 de julho de 2010
Conhecimento: tácito x explícito (Michael Polanyi - Personal Knowledge - The Tacit Dimension- 1957) disciplinas explícito educação formal c o m p e t ê n i a s cultura valores tácito

9 Conhecimento tácito / explícito: dinâmicas de aprendizagem
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FEI São Bernardo, 30 de julho de 2010 Conhecimento tácito / explícito: dinâmicas de aprendizagem combinação/articulação (aulas) disciplinas explícito explícito explícito c o m p e t ê n i a s educação cultura tácito internalização/incorporação externalização/emergência tácito socialização/partilha tácito

10 Conhecimento e Trabalho: três fases
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FEI São Bernardo, 30 de julho de 2010 Conhecimento e Trabalho: três fases separação antes da Revolução Industrial século XVIII Trivium Quadrivium período industrial (até o computador) aplicação Enciclopédia Tecnologia período pós-industrial Tecnologias informáticas integração

11 Conhecimento como mercadoria: dimensões
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FEI São Bernardo, 30 de julho de 2010 Conhecimento como mercadoria: dimensões concreto abstrato 0% % não-codificado codificado 0% % difundido não-difundido 0% %

12 CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FEI São Bernardo, 30 de julho de 2010
Conhecimento: paralelepípedo do valor Max Boisot, Knowledge Assets, 1998 codificado esgot. máx nasc. não codificado não difundido mín concreto difundido abstrato

13 Conhecimento como mercadoria: paradoxos
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FEI São Bernardo, 30 de julho de 2010 Conhecimento como mercadoria: paradoxos Fungibilidade/obsolescência (quanto mais uso, mais novo fica) Materialidade/virtualidade (dou, vendo, troco e não fico sem) Objetividade/pessoalidade (não se pode falar em estoque)

14 CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FEI São Bernardo, 30 de julho de 2010
Dádiva: o outro do mercado? (A dádiva não mais existe mas está em toda parte) Vida/crianças/velhos Palavra/diálogo/situação ideal de fala Tempo/sacrifício Confiança Amor/cálculo Política/voto Herança/genética/cultural Profissionalismo Arte Violência/perdão Fidelidade/mercado Conhecimento Economia

15 Conhecimento: a dimensão dádiva
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FEI São Bernardo, 30 de julho de 2010 Conhecimento: a dimensão dádiva não-eqüivalência, assimetria sutileza, dissimulação generosa dar, receber, retribuir oportunidade, diluição temporal valor de laço

16 Ação do Professor: dimensões fundamentais
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FEI São Bernardo, 30 de julho de 2010 Ação do Professor: dimensões fundamentais - Mediar: palavra, argumentação Tecer: significados, redes Mapear: valores, escalas, projetos Fabular: narrativas, valores

17 A palavra (e a) ação humana animal autoridade
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FEI São Bernardo, 30 de julho de 2010 A palavra (e a) ação Ação (Aurélio) atividade responsável de um sujeito, realização de uma vontade que se presume livre e consciente, processo que decorre da vontade de um ser e de que resulta criação ou modificação da realidade... Ação: fazer com a palavra, consciência, antídoto para a violência Ação/reação/resposta/coação (legítima, norma) humana animal autoridade responsabilidade

18 Ação do Professor: simetrias e assimetrias
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FEI São Bernardo, 30 de julho de 2010 Ação do Professor: simetrias e assimetrias mapear mediar tecer fabular

19 Mediar: a palavra e o diálogo na construção dos significados
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FEI São Bernardo, 30 de julho de 2010 Mediar: a palavra e o diálogo na construção dos significados sensibilização/problematização argumentação/negociação integridade (valores,sintonia, abertura)

20 Tecer significados: redes x cadeias
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FEI São Bernardo, 30 de julho de 2010 Tecer significados: redes x cadeias centros de interesse metamorfose múltiplos percursos formação permanente decomposição pré-requisitos seriação formação completa

21 mapas de relevância: presença/ausência
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FEI São Bernardo, 30 de julho de 2010 mapas de relevância: presença/ausência escala didática nada/Carroll projeção projeto Mapas contexto universalidade tudo/Borges enraizamento conhecimentos prévios

22 Fabular: construir narrativas
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FEI São Bernardo, 30 de julho de 2010 Fabular: construir narrativas história com moral/valores informação/narrativa: efemeridade/permanência narrativa: o tácito e o explícito

23 Ação do Professor: assertividade e sintonia
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FEI São Bernardo, 30 de julho de 2010 Ação do Professor: assertividade e sintonia mapear projeção mediar escala sensibilizar linguagem argumentar problematizar valores acentrismo tecer narrativa metamorfose fabular tácito heterogeneidade

24 Autoridade na ação do professor
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FEI São Bernardo, 30 de julho de 2010 Autoridade na ação do professor mapeamento (chefe) mediação (juiz) autoridade tolerância tecedura (mestre) fabulação (pai)

25 Docência do Ensino Superior fundamentos e dimensões da ação docente
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FEI São Bernardo, 30 de julho de 2010 Docência do Ensino Superior fundamentos e dimensões da ação docente Nilson José Machado Faculdade de Educação Universidade de São Paulo usp.br


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