A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONTABILIDADE DIVISIONAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONTABILIDADE DIVISIONAL"— Transcrição da apresentação:

1 CONTABILIDADE DIVISIONAL
A Contabilidade por Áreas de Responsabilidade é uma dessas técnicas, desenvolvida com o propósito de acompanhar, controlar e cobrar os custos e/ou resultados de uma empresa, baseado nas responsabilidades atribuídas e definidas anteriormente pela alta administração da companhia.

2 CONTABILIDADE DIVISIONAL
a Contabilidade por Áreas de Responsabilidade auxilia as organizações no processo de gestão, a fim de propiciar informações relevantes a respeito de seus produtos/serviços, através da análise do desempenho geral e do desempenho de cada uma de suas áreas de responsabilidade em particular.

3 CONTABILIDADE “... a contabilidade não é o fim em si mesma, mas apenas um meio de ajudar a empresa a obter êxito”. SHANK e GOVINDARANJAN (1995, p. 02),

4 CONTABILIDADE Ferramenta de apoio à gestão, através de levantamento de informações rápidas e pertinentes àquele momento, servindo assim, como base para os gestores tomarem as melhores decisões, em prol do desempenho da entidade.

5 Contabilidade por Áreas de Responsabilidade
Segundo LONGO (2003, p. 38): “Toda empresa como um sistema organizacional tem necessidade de identificar-se com suas unidades. Para tanto, faz-se necessário medir o desempenho destas unidades de forma separada (descentralizada), para a obtenção de informações a fim de permitir corrigir desvios na forma mais adequada possível, e assim buscar a eficácia da própria organização”. A contabilidade por áreas de responsabilidade é uma técnica utilizada na contabilidade gerencial com o fim de medir os custos por níveis de responsabilidade da organização, ou seja, os custos serão acumulados em centros de responsabilidade, definidos pela gestão empresarial.

6 Contabilidade por Áreas de Responsabilidade
“... entende-se por centros de responsabilidade as unidades contábeis criadas para acumulação dos dados das transações da empresa”. Os níveis de responsabilidade são definidos pela gestão da empresa, ou seja, cada área de responsabilidade é coordenada por uma pessoa previamente nomeada, onde esta se responsabiliza pelo desempenho de seu centro. (PADOVEZE 2009)

7 Contabilidade por Áreas de Responsabilidade
“O controle exige a existência de uma estrutura organizacional que defina a responsabilidade de assegurar o desempenho de tarefas individuais. E para que isso seja alcançado, devem ser estabelecidos dentro da organização centros de responsabilidade, os quais devem ser definidos de acordo com a responsabilidade conferida aos gestores. E que a natureza da estrutura organizacional e o tipo dos centros de responsabilidade estabelecidos dependerão em parte do tamanho da organização e em parte do estilo de gestão adotado.” FIGUEIREDO E CAGGIANO (1996, p. 211):

8 Contabilidade por Áreas de Responsabilidade
Os centros de responsabilidade podem ser classificados em: a) Centro de Custo; b) Centro de Lucros ou Centro de Resultados; c) Centro de Investimentos.

9 Contabilidade por Áreas de Responsabilidade
a) Centro de Custo O centro de custo é a menor fração de atividade ou área de responsabilidade, onde se faz a acumulação de custos e despesas inerentes as mais diversas áreas da empresa. Os centros de custos podem coincidir com um departamento, mas em alguns casos um departamento poderá ter mais do que um centro de custos.

10 Contabilidade por Áreas de Responsabilidade
a) Centro de Custo... PADOVEZE (1997, p. 178), assim define centro de custo: “A empresa é segmentada por departamentos, setores ou atividades, que na contabilidade se configuram em bancos de dados de centros de custos ou despesas, onde os gastos claramente controláveis e identificados à atividade são contabilizados para acumulação e para responsabilidade hierárquica”.

11 Contabilidade por Áreas de Responsabilidade
a) Centro de Custo... O centro de custo é uma forma contábil de acúmulo dos custos, podendo ser um departamento, ou somente uma divisão contábil, sendo que na contabilidade por áreas de responsabilidade é necessário que exista um gestor responsável pelo centro de custo.

12 Contabilidade por Áreas de Responsabilidade
b) Centro de Lucros ou Centro de Resultados Deve-se destacar que não somente os custos são alvo das maiores atenções em uma empresa, mas com certeza as receitas também, ou seja, o resultado da organização. Descreve PADOVEZE (2000, p.186) sobre os centros de lucros ou resultados: “É um avanço do conceito de centros de custos ou despesas. Enquanto os primeiros se limitam a contabilizar os gastos, neste conceito, além dos gastos, se contabilizam também as receitas. De modo geral, o conceito de centros de lucros é o mesmo que contabilidade divisional. Assim, praticamente, um centro de lucro congrega vários centros de custos ou despesas, pois uma unidade geradora de resultados tende a ter diversos departamentos.”

13 Contabilidade por Áreas de Responsabilidade
b) Centro de Lucros ou Centro de Resultados...  A principal diferença entre centro de custos e centro de lucros está relacionado ao grau de autoridade e amplitude das decisões conferidas ao gerente. No controle por centro de custos o gerente responde pelos custos, já no centro de resultado o gerente responde e compromete-se com o resultado organizacional, ou seja, o lucro. No estudo do centro de Lucro (Resultados) é de extrema importância a definição do preço de transferência dos produtos ou serviços, quando da transferência de um produto ou serviço de um centro para outro, pois o valor utilizado influenciará tanto no resultado do centro que está fazendo a transferência quanto daquele que a está recebendo.

14 Contabilidade por Áreas de Responsabilidade
c) Centro de Investimentos Nesta etapa, os gestores têm a responsabilidade pelo resultado do centro e também pela taxa de retorno do capital investido pela organização. Segundo FIGUEIREDO e CAGGIANO (1997, p. 221), “... representa o último estágio na descentralização do processo de tomada de decisão (...) ampliam os princípios dos centros de lucro, associando os lucros divisionais com o capital investido nas divisões”. Os centros de investimentos demonstram qual foi o resultado de cada parte da organização e ainda qual o procedimento tomado com relação a este processo.

15 Contabilidade por Áreas de Responsabilidade
c) Centro de Investimentos... Afirma IUDÍCIBUS (1995, p. 232): “... é o melhor conceito de centro, pois o lucro deve ser relacionado com o que foi investido, a fim de obtermos a lucratividade relativa”. Os centros de custos, de resultados e de investimentos são divisões não só contábeis, mas também reais e efetivas que propiciam chegar ao verdadeiro desempenho de cada centro de responsabilidade, possibilitando maior controle por parte da gestão empresarial.

16 Vantagens e Desvantagens da Aplicação da Contabilidade por Áreas de Responsabilidade
A contabilidade por áreas de responsabilidade é uma técnica provinda da contabilidade gerencial que pode ser muito útil às empresas, quando utilizada de forma organizada e coerente. É uma ferramenta de grande valia no processo de controle da organização, pois permite que o gestor consiga identificar os problemas empresariais e onde eles estão acontecendo, permitindo assim, a correção na hora certa e na parte do processo em que ela é necessária. Com este método, todos precisam se comprometer com o desempenho de seu setor, haja vista que ele será analisado tanto no contexto global, quanto individualmente. A participação e a motivação dos funcionários é fator determinante para que a implantação da contabilidade por áreas de responsabilidade ocorra com êxito.

17 Vantagens e Desvantagens da Aplicação da Contabilidade por Áreas de Responsabilidade
O comprometimento de todos os departamentos ou centros da empresa faz com que esta só tenha a ganhar, desde o desempenho das atividades, até o resultado final, a geração de lucros. A contabilidade por áreas de responsabilidade, no entanto, preocupa-se somente com o controle financeiro, não avaliando outros quesitos que também são muito importantes para a empresa, como qualidade dos produtos, atendimento ao consumidor, satisfação dos funcionários e outras. A preocupação da contabilidade por áreas de responsabilidade está intimamente ligada a geração de lucros a curto prazo, sendo assim, ela precisa trabalhar associada a outras técnicas da contabilidade gerencial para atender todas as necessidades da empresa.


Carregar ppt "CONTABILIDADE DIVISIONAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google