A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Universidade Aberta do SUS UNA/SUS Departamento de Medicina Social Programa de Especialização em Saúde da Família Trabalho.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Universidade Aberta do SUS UNA/SUS Departamento de Medicina Social Programa de Especialização em Saúde da Família Trabalho."— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Universidade Aberta do SUS UNA/SUS Departamento de Medicina Social Programa de Especialização em Saúde da Família Trabalho de Conclusão de Curso Incorporação do protocolo de atendimento ao pré natal e puerpério na Unidade Básica de Saúde Pindorama do município de Parnaíba- PI Autor: Edilberto Ferreira Veras Junior Orientadora: Patrícia Osório Guerreiro

2 Introdução Pré natal e puerpério
Aspecto biopsicossocial da gestação Cuidado pré-natal Acompanhamento pós-parto Assistência Odontológica Módulo 28 – UBS Pindorama, Parnaíba-PI Equipe Área adstrita Zona Urbana Zona Rural

3 Introdução - Análise Situacional
Município de Parnaíba – PI Unidade Básica de Saúde Pindorama Equipe Situação da ação programática na sua Unidade antes da intervenção

4 Objetivo Geral Ampliar a cobertura, melhorando a qualidade da atenção do programa de pré-natal, puerpério da UBS Pindorama.

5 Metodologia Capacitação dos profissionais
AÇÕES: Capacitação dos profissionais Cadastros de toas as gestantes da área Palestras sobre temas propostos Grupo de gestantes Atendimento clínico de gestantes e puérperas Busca ativa de gestantes e puérperas faltosas Monitoramento da intervenção

6 Metodologia Logística
Adoção do manual técnico pré-natal e puerpério atenção qualificada e humanizada Acompanhar pelo prontuário e ficha espelho Capacitação da equipe Palestras mensais

7 Objetivos, Metas e Resultados
Objetivo: Ampliar a cobertura de pré-natal Meta: Alcançar 85% de cobertura do programa de pré-natal Resultado: 92,1% (35 gestantes) Proporção de gestantes cadastradas no Programa de Pré-natal.

8 Objetivos, Metas e Resultados
Objetivo: Ampliar a cobertura de primeira consulta odontológica no pré-natal. Meta: Ampliar a cobertura de primeira consulta odontológica programática para 100% das gestantes cadastradas. Resultado: 57,9% (22 gestantes) Proporção de gestantes com primeira consulta odontológica programática.

9 Objetivos, Metas e Resultados
Objetivo: Ampliar a cobertura do puerpério. Meta: Garantir a 100% das puérperas cadastradas no programa de Pré-Natal e Puerpério da Unidade de Saúde consulta puerperal antes dos 42 dias após o parto. Resultado: 84,6% (11 puérperas) Proporção de puérperas com consulta até 42 dias após o parto.

10 Objetivos, Metas e Resultados
Objetivo: Melhorar a qualidade da atenção ao pré-natal e puerpério realizado na Unidade. Meta: Garantir a captação de 100% das gestantes residentes na área de abrangência da unidade de saúde no primeiro trimestre de gestação. Resultado: 94,3% (33 gestantes) Proporção de gestantes captadas no primeiro trimestre de gestação.

11 Objetivos, Metas e Resultados
Objetivo: Melhorar a qualidade da atenção ao pré-natal e puerpério realizado na Unidade. Meta: Realizar pelo menos um exame ginecológico por trimestre em 100% das gestantes durante o pré-natal. Resultado: 91,4% (32 gestantes) Proporção de gestantes com pelo menos um exame ginecológico por trimestre.

12 Objetivos, Metas e Resultados
Objetivo: Melhorar a qualidade da atenção ao pré-natal e puerpério realizado na Unidade. Meta: Realizar pelo menos um exame de mamas em 100% das gestantes durante o pré-natal. Resultado: 97,1% (34 gestantes) Proporção de gestantes com pelo menos um exame das mamas durante o pré-natal.

13 Objetivos, Metas e Resultados
Objetivo: Melhorar a qualidade da atenção ao pré-natal realizada na Unidade Meta: Realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% das gestantes durante o pré-natal Resultado: 74,3% (26 gestantes) Proporção de gestantes com avaliação de necessidade de atendimento odontológico.

14 Objetivos, Metas e Resultados
Objetivo: Melhorar a adesão do puerpério. Meta: Examinar o abdome em 100% das puérperas cadastradas no Programa. Resultado: 100% (12 puérperas) Proporção de puérperas que tiveram o abdome examinado.

15 Objetivos, Metas e Resultados
Objetivo: Melhorar a qualidade da atenção ao puerpério realizado na unidade. Meta: Realizar exame ginecológico em 100% das puérperas cadastradas no Programa. Resultado: 91,7% (11 puérperas) Proporção de puérperas que receberam exame ginecológico.

16 Objetivos, Metas e Resultados
Objetivo: Melhorar a adesão do puerpério. Meta: Avaliar o estado psíquico em 100% das puérperas cadastradas no Programa. Resultado: 83,3% (10 puérperas) Proporção de puérperas com avaliação do estado psíquico.

17 Objetivos, Metas e Resultados
Objetivo: Promover a saúde no pré-natal e puerpério. Meta: Orientar 100% das gestantes e puérperas cadastradas no Programa de Pré-Natal e Puerpério sobre planejamento familiar. Resultado: 91,7% (11 puérperas) Proporção de puérperas com orientação sobre planejamento familiar.

18 Objetivos, Metas e Resultados
Objetivo: Melhorar a qualidade da atenção à saúde bucal durante o pré-natal. Meta: Concluir o tratamento odontológico em 100% das gestantes com primeira consulta odontológica programática. Resultado: 81,8% (18 gestantes) Proporção de gestantes com primeira consulta odontológica programática com tratamento odontológico concluído.

19 Objetivos, Metas e Resultados
Objetivo: Melhorar a qualidade da atenção à saúde bucal durante o pré-natal. Meta: Realizar as consultas subsequentes para 100% das gestantes que necessitam pertencentes à área de abrangência e cadastradas no programa de Pré-Natal da unidade. Resultado: 9,1% (2 gestantes). Proporção de gestantes com necessidade de consultas odontológicas subsequentes.

20 Objetivos, Metas e Resultados
Objetivo: Melhorar o registro das informações da saúde bucal no pré-natal. Meta: Manter registro atualizado em planilha/prontuário/ficha de 100% das gestantes com primeira consulta odontológica programática. Resultado: 77,3% (17 gestantes) Proporção de gestantes com registro adequado do atendimento odontológico.

21 Relatório da Intervenção
Ações desenvolvidas Indisponibilidade de dados Implantação da ficha espelho Ampliação do acompanhamento pré-natal Acompanhamento puerperal Acompanhamento odontológico Exames laboratoriais, suplementação e vacinação Incorporação das ações à rotina da UBS

22 Discussão Ampliação da cobertura pré-natal acima de 85%
Ampliação da cobertura no puerpério para 84,6% Redistribuição da assistência e orientações Acompanhamento odontológico deficitário Área de abrangência extensa

23 Reflexão Crítica Enriquecimento processo de aprendizagem
Crescimento profissional e pessoal Estímulo à produção científica Relação médico x paciente

24 Bibliografia KILSZTAJN, S. et al. Assistência pré-natal, baixo peso e prematuridade no Estado de São Paulo, Rev Saúde Pública, São Paulo-SP, 37 (3): , Disponível em: < Acesso em: 19 jun MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretaria de Políticas Públicas. Saúde da mulher. Assistência pré-natal: manual técnico. Brasília (DF): O Ministério; Disponível em: < Acesso em: 10 jun SATO, Ana Paula Sayuri et al . Consumo alimentar e ingestão de ferro de gestantes e mulheres em idade reprodutiva. Rev. Latino-Am. Enfermagem, Ribeirão Preto, v.18, n.2, Apr Disponível em: < lng=en&nrm=iso>. Acesso em 19 jun


Carregar ppt "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Universidade Aberta do SUS UNA/SUS Departamento de Medicina Social Programa de Especialização em Saúde da Família Trabalho."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google