A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Jackson Dantas Nunes Fernandes Júnior

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Jackson Dantas Nunes Fernandes Júnior"— Transcrição da apresentação:

1 Jackson Dantas Nunes Fernandes Júnior
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA TURMA 06 ATENÇÃO À SAÚDE DOS HIPERTENSOS E DIABÉTICOS DA UNIDADE DE SAÚDE DE LARANJEIRAS DE ABDIAS, SÃO JOSÉ DE MIPIBU/RN Jackson Dantas Nunes Fernandes Júnior Orientador: Gustavo Giacomelli do Nascimento

2 Estrutura Introdução Objetivo geral Metodologia Objetivos Discussão
Metas Resultado para cada meta Discussão Reflexão crítica sobre seu processo de aprendizagem e na implementação da intervenção

3 Introdução • Importância da ação programática na qual você fez a intervenção. Levantamento de dados Melhorar a atenção a saúde dos pacientes abordados pela intervenção Registro de informações Busca ativa Acompanhamento clínico e complementar Avaliação odontológica e nutricional.

4 Introdução Caracterização do seu município:
São José de Mipibu é um município no estado do Rio Grande do Norte (Brasil), localizado à 30 km de Natal. Características geográficas: Área: 293,877 km² População: hab. (RN: 10º) – IBGE/201

5 Introdução Caracterização do seu município:
A cidade de São José de Mipibú, pertencente a região metropolitana da grande Natal, possui como municípios limítrofes: Macaíba, Parnamirim, Nísia Floresta, Arez, Brejinho, Monte Alegre e Vera Cruz.

6 Introdução Caracterização do seu município:
Possui uma população de hab. (RN: 10º) – IBGE/2012 Apresenta uma densidade populacional de 137,85 hab./km. A rede de atenção básica do município é composta por 18 unidades de saúde. Possui 1 NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família)

7 Introdução Caracterização de sua Unidade Básica de Saúde:
A UBS de laranjeiras do Abdias fica situada em zona rural, na região sul da cidade de São José de Mipibu - RN.

8 Introdução Caracterização de sua Unidade Básica de Saúde:
01 consultório médico, 01 gabinete odontológico; 01 sala de imunização, 01 sala de preparo do material, 02 banheiros para pacientes 01 banheiro para funcionários, Farmácia, Almoxarifado Depósito para lixo hospitalar

9 Introdução Caracterização de sua Unidade Básica de Saúde:
Na unidade, há apenas 1 equipe de ESF A equipe é composta por: 01 médico 01 enfermeira 01 dentista 01 técnica de enfermagem 05 agentes de saúde 01 Arquivista 01 Auxiliar de serviços gerais

10 Problemas Apenas 1 equipe Parte da população sem cobertura
Estrutura Física inadequada Farmácia popular parcialmente desabastecida

11 Objetivo geral Melhorar a atenção aos adultos portadores de Hipertensão Arterial Sistêmica e/ou Diabetes Mellitus da Unidade de Saúde de Laranjeiras de Abdias, São José de Mipibu - RN

12 Metodologia Ampliar a cobertura aos pacientes hipertensos e diabéticos
Melhorar a adesão dos pacientes hipertensos e diabéticos ao programa Melhorar a qualidade do atendimento aos pacientes hipertensos e diabéticos realizados na unidade de saúde. Melhorar o registro de informações

13 Metodologia Mapear pacientes hipertensos e diabéticos de risco para doença cardiovascular Realizar promoção à saúde

14 OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS
Objetivo 1: Ampliar a cobertura de usuário hipertenso e diabéticos Meta Cadastrar 90% dos hipertensos da área de abrangência no Programa de Atenção à Hipertensão Arterial e à Diabetes Mellitus da unidade de saúde Figura 1. Cobertura de hipertensos referentes à área da UBS de laranjeiras de Abdias

15 OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS
Objetivo 1: Ampliar a cobertura de usuário hipertenso e diabéticos Meta: Cadastrar 90% dos diabéticos da área de abrangência no Programa de Atenção à Hipertensão Arterial e à Diabetes Mellitus da unidade de saúde Figura 2. Cobertura de Diabéticos referentes à área da UBS de laranjeiras de Abdias

16 OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS
Objetivo 2: Melhorar a adesão dos usuários hipertensos e diabéticos nos programas de atenção; Meta: Realizar exame clínico apropriado em 100% dos hipertensos Figura 3. Proporção de hipertensos com exame clínico em dia de acordo com o protocolo

17 OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS
Objetivo 2: Melhorar a adesão dos usuários hipertensos e diabéticos nos programas de atenção Meta: Realizar exame clínico apropriado em 100% dos diabéticos Figura 4. Proporção de diabéticos com o exame clínico em dia de acordo com o protocolo

18 OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS
Objetivo 2: Melhorar a adesão dos usuários hipertensos e diabéticos nos programas de atenção Meta: Garantir a 100% dos hipertensos a realização de exames complementares em dia de acordo com o protocolo Figura 5. Proporção de hipertensos com os exames complementares em dia de acordo com o protocolo

19 OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS
Objetivo 2: Melhorar a adesão dos usuários hipertensos e diabéticos nos programas de atenção Meta: Garantir a 100% dos diabéticos a realização de exames complementares em dia de acordo com o protocolo Figura 6. Proporção de diabéticos com os exames complementares em dia de acordo com o protocolo

20 OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS
Objetivo 2: Melhorar a adesão dos usuários hipertensos e diabéticos nos programas de atenção Meta: Garantir a totalidade da prescrição de medicamentos da farmácia popular para 100% dos hipertensos cadastrados na unidade de saúde Figura 7. Proporção de hipertensos com prescrição de medicamentos da farmácia popular/Hiperdia priorizada

21 OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS
Objetivo 2: Melhorar a adesão dos usuários hipertensos e diabéticos nos programas de atenção Meta: Garantir a totalidade da prescrição de medicamentos da farmácia popular para 100% dos diabéticos cadastrados na unidade de saúde Figura 8. Proporção de Diabéticos com prescrição de medicamentos da farmácia popular/Hiperdia priorizada

22 OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS
Objetivo 2: Melhorar a adesão dos usuários hipertensos e diabéticos nos programas de atenção Meta: Garantir avaliação odontológica a 100% dos usuários hipertensos Figura 9. Proporção de hipertensos com avaliação da necessidade de atendimento odontológico

23 OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS
Objetivo 2: Melhorar a adesão dos usuários hipertensos e diabéticos nos programas de atenção Meta: Garantir avaliação odontológica a 100% dos usuários diabéticos Figura 10. Proporção de diabéticos com a avaliação da necessidade de atendimento odontológico

24 OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS
Objetivo 3: Melhorar a qualidade do atendimento aos usuários hipertensos e diabéticos Meta: Buscar 100% dos hipertensos faltosos às consultas na unidade de saúde conforme a periodicidade recomendada Figura 11. Proporção de hipertensos faltosos ás consultas com busca ativa

25 OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS
Objetivo 3: Melhorar a qualidade do atendimento aos usuários hipertensos e diabéticos Meta: Buscar 100% dos diabéticos faltosos às consultas na unidade de saúde conforme a periodicidade recomendada Figura 12. Proporção de diabéticos faltosos ás consultas com busca ativa

26 OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS
Objetivo 4: Melhorar os registros de informações Meta: Manter ficha de acompanhamento de 100% dos hipertensos cadastrados na unidade de saúde. Figura 13. Proporção de Hipertensos com registro adequado na ficha de acompanhamento

27 OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS
Objetivo 4: Melhorar os registros de informações Meta: Manter ficha de acompanhamento de 100% dos diabéticos cadastrados na unidade de saúde. Figura 14. Proporção de Diabéticos com registro adequado na ficha de acompanhamento

28 OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS
Objetivo 5: Mapear usuários hipertensos e diabéticos quanto ao risco de doença cardiovascular Meta: Realizar estratificação do risco cardiovascular em 100% dos hipertensos cadastrados na unidade de saúde Figura 15. Proporção de hipertensos com estratificação de risco cardiovascular por exame clínico em dia

29 OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS
Objetivo 5: Mapear usuários hipertensos e diabéticos quanto ao risco de doença cardiovascular Meta: Realizar estratificação do risco cardiovascular em 100% dos diabéticos cadastrados na unidade de saúde Figura 16. Proporção de Diabéticos com estratificação de risco cardiovascular por exame clínico em dia

30 OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS
Objetivo 6: Promoção à saúde Meta: Garantir orientação nutricional sobre alimentação saudável a 100% dos hipertensos Figura 17. Proporção de Hipertensos com orientação nutricional sobre alimentação saudável

31 OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS
Objetivo 6: Promoção à saúde Meta: Garantir orientação nutricional sobre alimentação saudável a 100% dos diabéticos Figura 18. Proporção de diabéticos com orientação nutricional sobre alimentação saudável

32 OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS
Objetivo 6: Promoção à saúde Meta: Garantir orientação em relação à prática de atividade física regular a 100% dos usuários hipertensos Figura 19. Proporção de Hipertensos com orientação sobre a prática de atividade física regular

33 OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS
Objetivo 6: Promoção à saúde Meta: Garantir orientação em relação à prática de atividade física regular a 100% dos usuários diabéticos Figura 20. Proporção de Diabéticos que receberam orientação sobre a prática de atividade física regular

34 OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS
Objetivo 6: Promoção à saúde Meta: Garantir orientação sobre os riscos do tabagismo a 100% dos usuários hipertensos Figura 21. Proporção de Hipertensos que receberam orientação sobre os riscos do tabagismo

35 OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS
Objetivo 6: Promoção à saúde Meta: Garantir orientação sobre os riscos do tabagismo a 100% dos usuários diabéticos Figura 22. Proporção de Diabéticos que receberam orientação sobre os riscos do tabagismo

36 Discussão Melhora na qualidade de atenção a estes pacientes
Capacitação dos componentes da equipe Orientação nutricional, prática de atividades físicas e tabagismo Aumento na cobertura dos pacientes Encontros

37 Reflexão crítica sobre seu processo de aprendizagem e na implementação da intervenção
Relação médico-paciente Aprofundamento nos temas abordados pela intervenção Ampliação da assistência ao usuário Integralização da equipe

38 Referências BRASIL. Ministério da Saúde. Departamento de Atenção Básica. Acolhimento à demanda espontânea: queixas mais comuns na Atenção Básica. Brasília: Ministério da Saúde, (Cadernos de Atenção Básica n. 28, v. 1) BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Diabetes Mellitus / Ministério da Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, p. il. – (Cadernos de Atenção Básica, n. 16) (Série A. Normas e Manuais Técnicos). BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Hipertensão Arterial Sistêmica / Ministério da Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, p. il. – (Cadernos de Atenção Básica, n. 15) (Série A. Normas e Manuais Técnicos). BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Hipertensão Arterial Sistêmica / Ministério da Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, p. il. – (Cadernos de Atenção Básica, n. 37) (Normas e Manuais Técnicos)

39


Carregar ppt "Jackson Dantas Nunes Fernandes Júnior"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google