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QUALIFICAÇÃO NA ATENÇÃO Á SAÚDE DOS HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS DA UBS 15 VILA HÍPICA I e II, URUGUAIANA/RS Especializada: Adriana Giovana Barreto Lima.

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1 QUALIFICAÇÃO NA ATENÇÃO Á SAÚDE DOS HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS DA UBS 15 VILA HÍPICA I e II, URUGUAIANA/RS Especializada: Adriana Giovana Barreto Lima Orientadora: Elenir Terezinha Rizzetti Anversa

2 Introdução: Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT) no Brasil
São o problema de saúde de maior magnitude; Responsáveis por 72,0% das causas de óbitos, entre elas: doenças do aparelho circulatório (31,3%); Diabetes mellitus (DM) e hipertensão arterial sistêmica (HAS) atingem, respectivamente, 6,3% e 23,3% dos adultos brasileiros; Responsáveis por grande número de internações hospitalares; Perda significativa da qualidade de vida.

3 Caracterização do Município: O Município de Uruguaiana está localizado no extremo Oeste do Estado do Rio Grande do Sul, encontra-se junto à fronteira com a Argentina.

4 População: 120 mil habitantes
População: 120 mil habitantes. Hospital: Santa Casa de Caridade de Uruguaiana Unidades Básicas de Saúde. Um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).

5 Caracterização da Unidade Básica de Saúde
Se encontra na região urbana do Município de Uruguaiana-RS. Localizada ao centro do Bairro Vila Hípica II. Possui uma população aproximada de habitantes.

6 Situação programática antes de da intervenção
Total de hipertensos com 20 anos ou mais residentes na área e acompanhados na UBS antes da intervenção era de 361 usuários (32%); Total de diabéticos com 20 anos ou mais residentes na área e acompanhados na UBS antes da intervenção era de 92 usuários (29%); Não era utilizado nenhum protocolo para atendimentos dos usuários portadores HAS e/ou DM; Não eram realizadas reuniões de equipe; Não tínhamos grupos formados de HAS e/ou DM.

7 Objetivo geral Melhorar a qualidade de atenção à saúde aos usuários portadores de Hipertensão arterial sistêmica e /ou Diabetes Mellitus da área de abrangência da UBS 15 localizada no município de Uruguaiana, RS.

8 Metodologia: Desenvolvida em quatro eixos
MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DO SERVIÇO ENGAJAMENTO PÚBLICO QUALIFICAÇÃO DA PRÁTICA CLÍNICA

9 Ações: Capacitação da equipe da UBS 15, na primeira semana de intervenção do projeto.

10 Visita domiciliar a usuária hipertensa e diabética junto com a ACS e técnico de enfermagem.

11 Logística: Para realizar a intervenção ao usuário portador de HAS e DM foram adotados os manuais de atenção básica do MS.

12 Contato com a comunidade Anúncios disponibilizados na UBS

13 Atendimento clínico aos hipertensos e diabéticos: Realizado diariamente nos dois turnos Implementação do Grupo de Hipertensos e/ou Diabéticos: Uma vez ao mês com participação do enfermeiro, médico e ACS.

14 O acolhimento: Realizado por toda a equipe. Problemas agudos:
O acolhimento: Realizado por toda a equipe Problemas agudos: Atendidos no mesmo turno. Renovação da carteira de HIPERDIA: Agendados para o decorrer da semana.

15 Monitoramento da intervenção: Realizado conjuntamente com o enfermeiro
Monitoramento da intervenção: Realizado conjuntamente com o enfermeiro. Ao final de cada semana as informações coletadas na ficha espelho foram consolidadas na planilha eletrônica.

16 Objetivos, metas e resultados

17 Objetivo 1: Ampliar a cobertura à hipertensos e/ou diabéticos.
Meta 1: Cadastrar 50% dos hipertensos da área de abrangência no Programa de Atenção à Hipertensão Arterial e à Diabetes Mellitus da unidade de saúde. 1º mês: 128 hipertensos 2º mês: 157 hipertensos 3º mês: 177 hipertensos 4º mês: 198 hipertensos

18 Meta 2: Cadastrar 50% dos diabéticos da área de abrangência no Programa de Atenção à Hipertensão Arterial e à Diabetes Mellitus da unidade de saúde. 1º mês: 47 diabéticos 2º mês: 57 diabéticos 3º mês: 65 diabéticos 4º mês: 75 diabéticos

19 Objetivo: 2. Melhorar a qualidade da atenção a hipertensos e/ou diabéticos.
Meta 3: Realizar exame clínico apropriado em 100% dos hipertensos. Meta 4: Realizar exame clínico apropriado em 100% dos diabéticos.

20 Meta 5 :Garantir a 100% dos hipertensos a realização de exames complementares em dia de acordo com o protocolo. 1º mês: 123 hipertensos 2º mês:152 hipertensos 3º mês:172 hipertensos 4º mês:197 hipertensos

21 Meta 6: Garantir a 100% dos diabéticos a realização de exames complementares em dia de acordo com protocolo. 1º mês:45 diabéticos 2º mês: 55 diabéticos 3º mês: 63 diabéticos 4º mês: 74 diabéticos

22 Meta 7 : Priorizar a prescrição de medicamentos da farmácia popular para 100% dos hipertensos cadastrados na unidade de saúde. 1º mês: 90 hipertensos 2º mês: 119 hipertensos 3º mês: 152 hipertensos 4º mês: 161 hipertensos

23 Meta 8: Priorizar a prescrição de medicamentos da farmácia popular para 100% dos diabéticos cadastrados na unidade de saúde. 1º mês: 42 diabéticos 2º mês: 52 diabéticos 3º mês: 68 diabéticos 4º mês: 71 diabéticos

24 Meta 9 Realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% dos hipertensos.
Meta 10 Realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% dos diabéticos. .

25 Objetivo 3 Melhorar a adesão de hipertensos ao programa.
Meta 9: Buscar 100% dos hipertensos faltosos às consultas na unidade de saúde conforme a periodicidade recomendada. 1º mês: 3 hipertensos 2º mês: 3 hipertensos 3º mês: 5 hipertensos 4º mês: 7 hipertensos

26 Meta 10: Buscar 100% dos diabéticos faltosos às consultas na unidade de saúde conforme a periodicidade recomendada 1º mês: 0 diabéticos 2º mês 0 diabéticos 3º mês: 4 diabéticos 4º mês: 6 diabéticos

27 Objetivo 4 Melhorar o registro das informações.
Meta 11: Manter ficha de acompanhamento de 100% dos hipertensos cadastrados na unidade de saúde. Meta 12: Manter ficha de acompanhamento de 100% diabéticos cadastrados na unidade de saúde

28 Objetivo. 5 Mapear hipertensos e diabéticos de risco para doença cardiovascular.
Meta 13: Realizar estratificação do risco cardiovascular em 100% dos hipertensos cadastrados na unidade de saúde. Meta 14: Realizar estratificação do risco cardiovascular em 100% dos diabéticos cadastrados na unidade de saúde.

29 Objetivo: 6 Promover a saúde de hipertenso e diabéticos.
Meta 15: Garantir orientação nutricional sobre alimentação saudável a 100% dos hipertensos. Meta 16: Garantir orientação nutricional sobre alimentação saudável a 100% dos diabéticos. Meta 17: Garantir orientação em relação à prática regular de atividade física a 100% dos hipertensos. Meta 18:. Garantir orientação em relação à prática regular de atividade física a 100% aos diabéticos. Meta 19: Garantir orientação sobre os riscos do tabagismo a 100% dos pacientes hipertensos. Meta 20: Garantir orientação sobre os riscos do tabagismo a 100% dos pacientes diabéticos.

30 Meta 21: Garantir orientação sobre higiene bucal a 100% dos pacientes hipertensos.
1º mês: 0 hipertensos 2º mês: 0 hipertensos 3º mês: 5 hipertensos 4º mês: 7 hipertensos

31 Meta 22: Garantir orientação sobre higiene bucal a 100% dos pacientes diabéticos.
1º mês: 0 diabéticos 2º mês: 0 diabéticos 3º mês: 5 diabéticos 4º mês: 7 diabéticos

32 Discussão

33 Melhoras na cobertura de atenção:
Hipertensos de 128 (35%) no primeiro mês para 198 (55%) no quarto mês Diabéticos de 47 (51%) no primeiro mês para 75 (81%) no quarto mês. A intervenção: Promoveu o trabalho em conjunto. Fortaleceu vínculo entre a equipe e a comunidade. Participação da comunidade: Importante para a efetivação das ações previstas. Satisfação com a prioridade no atendimento e a facilidade de consultar agendando suas consultas.

34 Atividades educativas:
Foi instituído um grupo de hipertensos e diabéticos. Cronograma de encontros (mensalmente). Programando e supervisionando as atividades. Captando ainda mais usuários. Rotina da UBS: Capacitação de educação no serviço. Proporcionar um maior conhecimento dos temas de interesse coletivo. Reforçar o compromisso e as atribuições tanto da equipe multidisciplinar da UBS quanto de cada um dos profissionais.

35 Reflexão crítica do processo de aprendizagem

36 O curso de especialização em saúde da família da UFPel permite profissionalmente a possibilidade de adquirir novos conhecimento a cerca da Estratégia Saúde da Família (ESF) e a oportunidade de mudança no processo de trabalho. O aprendizado foi compartilhado com a equipe multidisciplinar da UBS, assim como as considerações, dúvidas e experiências através do fóruns. Conclui-se que as ações em saúde devem ser programadas baseando-se em dados, pois é onde melhor são apresentadas todas as necessidades da população assistida, definindo ações direcionadas a elas, para obter resultados positivos no processo saúde-doença dessa população.

37 Obrigada!


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