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UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família MELHORIA DA ATENÇÃO AOS HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS NA.

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1 UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família
MELHORIA DA ATENÇÃO AOS HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS NA UBS SEDE SÃO JOÃO DO ARRAIAL/ PI Marleivis Alonso Aguilera Orientadora: Joannie dos Fachinelli Soares 2015

2 INTRODUÇÃO As doenças cardiovasculares constituem a principal causa de morbimortalidade na população brasileira. A hipertensão arterial e o diabetes mellitus representam os principais fatores de risco. A hipertensão afeta de 11 a 20% da população adulta com mais de 20 anos. Com frequência, essas doenças levam à invalidez parcial ou total do indivíduo. No Brasil a taxa apresenta tendência a aumentar nos próximos anos.

3 São João do Arraial Encontra- se ao nordeste de Teresina na microrregião do Baixo do Parnaíba Piauiense. Limita com Esperantina, Luzilândia, Campo Largo, Morro de Chapéu e Matias Olímpio. Tem habitantes. Foi criado o dia 12 de Dezembro do 1997

4 São João do Arraial 5 UBS, a sede no centro do município. Tem 4 ESF.
Atendimento de 2 ESF na sede. Falta de recursos humanos. Demanda espontânea muito alta.

5 Ações Programáticas antes da intervenção
Falta de prontuários da população. Mal qualidade no monitoramento dos registros das atividades. Não existência do acolhimento dos usuários. Não priorização dos usuários com pressão alta para o atendimento. Indicadores de Cobertura: 250 usuários com HAS (56%) 78 usuários com DM (61%)

6 OBJETIVO GERAL Melhoria da atenção aos hipertensos e/ou diabéticos na UBS sede, São João do Arraial/PI

7 METODOLOGIA Capacitação da equipe sobre a atenção aos hipertensos e diabéticos. Divulgação do projeto na comunidade. Garantia dos materiais necessários para a realização do projeto. Realização de atividades de promoção e prevenção com grupos específicos e na comunidade.

8 LOGÍSTICA Ficha espelho. Planilha de coleta de dados.
Prontuários dos usuários. Livro de registro das informações.

9 Objetivo 1: Ampliar a cobertura de hipertensos e/ou diabéticos.
Meta 1.1: Cadastrar 100% dos hipertensos da área de abrangência no Programa de Atenção à Hipertensão Arterial e à Diabetes Mellitus da unidade de saúde. 1º Mês – 214 (97,7%) 2º Mês – 215 (98,2%) 3º Mês – 219 (100%)

10 Objetivo 1: Ampliar a cobertura de hipertensos e/ou diabéticos.
Meta 1.2: Cadastrar 100% dos diabéticos da área de abrangência no Programa de Atenção à Hipertensão Arterial e à Diabetes Mellitus da unidade de saúde. 1º Mês – 85 (93,4%) 2º Mês – 88 (96,7%) 3º Mês – 91 (100%)

11 Objetivo 2: Melhorar a qualidade da atenção a hipertensos e/ou diabéticos.
Meta 2.1: Realizar exame clínico apropriado em 100% dos hipertensos. 1º Mês – 210 (98,1%) 2º Mês – 208 (96,7%) 3º Mês – 215 (98,2%)

12 Meta 2.2: Realizar exame clínico apropriado em 100% dos diabéticos.
Objetivo 2: Melhorar a qualidade da atenção a hipertensos e/ou diabéticos. Meta 2.2: Realizar exame clínico apropriado em 100% dos diabéticos. 1º Mês – 210 (96,5%) 2º Mês – 208 (96,6%) 3º Mês – 215 (96,7%)

13 Objetivo 2: Melhorar a qualidade da atenção a hipertensos e/ou diabéticos.
Meta 2.3: Garantir a 100% dos hipertensos a realização de exames complementares em dia de acordo com o protocolo 1º Mês – 88 (41,1%) 2º Mês – 111 (51,6%) 3º Mês – 132 (60,3%)

14 Objetivo 2: Melhorar a qualidade da atenção a hipertensos e/ou diabéticos.
Meta 2.4: Garantir a 100% dos diabéticos a realização de exames complementares em dia de acordo com o protocolo. 1º Mês – 44 (51,8%) 2º Mês – 57 (64,8%) 3º Mês – 70 (76,9%)

15 Objetivo 2: Melhorar a qualidade da atenção a hipertensos e/ou diabéticos.
Meta 2.5: Priorizar a prescrição de medicamentos da farmácia popular para 100% dos hipertensos cadastrados na unidade de saúde. Proporção de hipertensos com prescrição de medicamentos da Farmácia Popular/Hiperdia priorizada. 1º Mês – 178 (83,2%) 2º Mês – 180(83,7%) 3º Mês – 195 (89%)

16 Objetivo 2: Melhorar a qualidade da atenção a hipertensos e/ou diabéticos.
Meta 2.6: Priorizar a prescrição de medicamentos da farmácia popular para 100% dos diabéticos cadastrados na unidade de saúde. 1º Mês – 76 (89,4%) 2º Mês – 77 (87,5%) 3º Mês – 83 (91,2%)

17 Objetivo 3: Melhorar a adesão de hipertensos e/ou diabéticos ao programa.
Meta 3.1: Buscar 100% dos hipertensos faltosos às consultas na unidade de saúde conforme a periodicidade recomendada. 1º Mês – 10 (52,6%) 2º Mês – 5 (85,7%) 3º Mês – 4 (100%)

18 Objetivo 3: Melhorar a adesão de hipertensos e/ou diabéticos ao programa.
Meta 3.2: Buscar 100% dos diabéticos faltosos às consultas na unidade de saúde conforme a periodicidade recomendada. 1º Mês – 5 (71,4%) 2º Mês – 3 (100%) 3º Mês – 4 (100%)

19 Objetivo 5: Identificar hipertensos e diabéticos de risco para doença cardiovascular.
Meta 5.1: Realizar estratificação do risco cardiovascular em 100% dos hipertensos cadastrados na unidade de saúde. 1º Mês – 73 (34,1%) 2º Mês – 88 (40,9%) 3º Mês – 105 (47,9%)

20 Objetivo 5: Identificar hipertensos e diabéticos de risco para doença cardiovascular.
Meta 5.2: Realizar estratificação do risco cardiovascular em 100% dos diabéticos cadastrados na unidade de saúde. 1º Mês – 36 (42,4%) 2º Mês – 47 (53,4%) 3º Mês – 58 (63,7%)

21 DISCUSSÃO Importância para a Equipe Importância para o Serviço
Melhoria nos registros Realização da classificação de risco cardiovascular Importância para o Serviço Ferramenta para apoiar e qualificar a atenção Importância para a Comunidade Prevenção de fatores de risco e diminuição de complicações Melhora no relacionamento dos usuários com a equipe Melhor conhecimento dos usuários sobre suas doenças

22 Incorporação da Intervenção
A atenção aos hipertensos e/ou diabéticos qualquer dia foi aceitada pela equipe e comunidade. São priorizados os atendimentos destes usuários se estão descontrolados. São planejadas semanalmente para cada ACS.

23 REFLEXÃO DE APRENDIZAGEM
Minhas expectativas inicias foram cumpridas ao final do projeto. Participei de novas experiências (outro idioma, fórum de clinica e saúde coletiva, curso à distância, vencer as barreiras da informática). Interação com a comunidade. Intercâmbio com outros profissionais.

24 OBRIGADA!


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