A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos"— Transcrição da apresentação:

1 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos
ETICA E MEIO AMBIENTE Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos

2 ORIGEM Ética - termo grego (éthos) - significa comportamento, costume.
Moral – termo latim (mos) - também, significa comportamento, costume. "Moral" e "Ética" tem o mesmo significado etmológico.

3 MORAL Regras que visam estabelecer uma certa previsibilidade para as ações humanas, assumidas pela pessoa, como uma forma de garantir o seu bem-viver. Não depende de fronteiras geográficas. Garante uma identidade entre pessoas que sequer se conhecem, mas utilizam este mesmo referencial moral comum.

4 ETICA Estudo geral do que é bom ou mau, correto ou incorreto, justo ou injusto, adequado ou inadequado.

5 CONDUTA ÉTICA Base sobre a qual relações sociais humanas civilizadas deveriam se apoiar. Reconhecimento do outro como igual, mas único (os dois pólos da relação são sujeitos e nenhum deles pode ser transformado, à revelia, em um instrumento da vontade alheia). Violações da conduta ética – indispensável discutir a necessidade da aplicação de princípios éticos em quaisquer ramos de atividades humanas (política, medicina, direito, etc e questões ambientais).

6 HOMEM CRIATIVO E INTELIGENTE
Julgamento de ações. Discernimento entre útil e inútil, bem e mal, etc. Exercício de qualidade única do ser humano: consciência moral.

7 ETICA AMBIENTAL Circunstâncias em que os ecólogos (aqueles que estudam a estrutura e funcionamento da natureza viva) desempenham suas atividades e as conseqüências da aplicação dos resultados das pesquisas para o meio ambiente. Luta de ecologistas ou ambientalistas pela conservação da natureza e pelo desenvolvimento sustentável. Meio ambiente deve ser visto como um bem comum inclusive para gerações futuras.

8 ETICA AMBIENTAL Estabelecer regras na sociedade, definindo deveres e obrigações de cada cidadão para preservar, proteger e garantir sua sobrevivência, inclusive a do meio ambiente onde vive. Homem é parte do planeta, da natureza - depende de seus recursos como alimento, proteção, e das transformações de tudo que nela existe. Se o homem não respeita a natureza e seus semelhantes condena todos e tudo à destruição.

9 ETICA E DESENVOLVIMENTO
Sociedade altamente competitiva e pouco colaborativa - indivíduos seguem condutas éticas? Sociedades organizadas sob supostos preceitos teóricos igualitários tem falhado. É possível ter desenvolvimento e aperfeiçoamento moral?

10 ETICA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL
Necessidade de educação. Tomadas de decisões favorecendo o ambiente e a sociedade que dele depende. Incutir valores e atitudes que prepararem o cidadão para um futuro ambientalmente sustentável.

11 ETICA E COMPETITIVIDADE
Privilégio da competitividade / enriquecimento rápido / consumo desenfreado – como favorecer a implementação desse desenvolvimento? Sem definição dos valores não há como haver educação para valores ambientais. Como educar para valores conflitantes com as exigências de uma sociedade competitiva?

12 CONCLUSÕES Como o cidadão pode exercer seu papel ético com relação ao meio ambiente? Com uma boa educação e direito à informação verdadeira . Conhecendo, refletindo duvidando, avaliando – o bom julgamento possibilita execução de melhores práticas ambientais.

13 CONCLUSÕES Tendo relações permanentes e saudáveis com a natureza e seus semelhantes. Definindo valores éticos como base dessas relações para orientar sua responsabilidade pelas conseqüências de seus atos e resultados de suas ações

14 CONCLUSÕES Assumindo compromisso de proteção da natureza, (sem impedimento de explorá-la), mas tendo um dever ético na exploração da mesma. O modo como serão explorados os recursos determinará a possibilidade de sobrevivência do homem e a preservação da natureza

15 QUESTÕES Quais elementos e produtos da natureza são imprescindíveis à necessidade humana? O homem ao intervir na natureza tem considerado ambientes naturais, capacidade dos recursos renováveis, culturais, biodiversidade, e os interesses de gerações atuais e futuras do planeta? É possível ter comprometimento ambiental e evitar o uso inescrupuloso da ciência/tecnologia? Como contribuir para solucionar problemas ambientais e globais do cotidiano, pensando no direito de todos e das futuras gerações no uso dos recursos ambientais? Como transformar e aproveitar os recursos naturais evitando o desperdício e considerando os menos afortunados?


Carregar ppt "Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google