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Computação Gráfica: Cores parte 2

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Apresentação em tema: "Computação Gráfica: Cores parte 2"— Transcrição da apresentação:

1 Computação Gráfica: Cores parte 2
Prof. Rafael Vieira (Calibre seu monitor!) THIS WORK IS LICENSED UNDER THE CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION-SHAREALIKE 4.0 INTERNATIONAL LICENSE. TO VIEW A COPY OF THIS LICENSE, VISIT OR SEND A LETTER TO CREATIVE COMMONS, PO BOX 1866, MOUNTAIN VIEW, CA 94042, USA. CREATED BY RAFAEL S. T. VIEIRA

2 Problema de sistemas de cores aditivos (RGB e outros)
Nem todas as cores do espaço cromático podem ser representadas por nenhuma combinação de 3 cores do espectro visível.

3 CIE – XYZ Construção do Espaço CIE-XYZ.

4 CIE – XYZ (Diagrama) No centro, está o branco puro, e na curva estão as outras cores puras. A reta abaixo da curva refere-se a cores interpoladas que não existem naturalmente no espectro de luz.

5 CIE – XYZ (Outros modelos no XYZ, e exemplos)
Padroniza as cores (modelo físico). O propósito é exibir todas as cores captadas pelo olho humano. (XYZ são frequências invisíveis a olho nu.) O modelo pode ser usado para padronizar cores exibidas por semáforos, aparelhos de televisão, cores de bandeiras, tintas usadas em veículos, etc. O espaço de Munsell ainda fornece a representação mais precisa do espaço de todas as cores (permite variação do brilho conforme a saturação).

6 PAL, SECAM & NTSC Padrões de Cores usados por TVs analógicas, DVDs e alguns consoles (PS3) ao redor do mundo.

7 Conversão entre sistemas de Cor
Para converter entre diferentes sistemas de cor, é necessário uma matriz de mudança de base espacial. 𝑀 𝑋𝑌𝑍 𝑅𝐺𝐵 = 𝑀 𝑋𝑌𝑍 𝑃𝐴𝐿 𝑆𝐸𝐶𝐴𝑀 = 𝑀 𝑋𝑌𝑍 𝑁𝑇𝑆𝐶 = − 𝑀 𝑋𝑌𝑍 𝑠𝑅𝐺𝐵 = 𝑥= 𝑋 𝑋+𝑌+𝑍 𝑦= 𝑌 𝑋+𝑌+𝑍 𝑧=1−𝑥−𝑦

8 O processo de perda de Cores
Ao escanearmos, imprimirmos, tirarmos uma foto seja por meio analógico ou digital estamos perdendo informações. Ao passarmos do universo físico ao universo discreto. Foto de paisagem da Suíça em Full HD. Foto da foto de paisagem da Suíça. (Monitor e Camera Full HD.)

9 Dispositivos de Captura de Cor: Câmera Digital (Video e Imagem)
As cameras possuem um sensor de imagem para capturar as cores dos pixels como o sensor CCD, charge-coupled device, e o sensor CMOS, complementary metal-oxide semiconductor. Suas resoluções são dadas em MP (Mega Pixel, 1 milhão de pixels), uma imagem possui approximadamente (largura x comprimento imagem) / 10^6 MP (2^20). CMOS Sony EXMOR R IMX055CHL (FullHD). Câmera Power Canon A520 desmontada.

10 Dispositivos de Captura de Cor: Scanner
A resolução de um scanner é dada em SPI. A luz passa através do papel e é capturada por um sensor de imagem (CCD ou CIS, similar ao sensor de uma câmera). Scanner de mesa Scanner de mesa: funcionamento SPI (Samples Per Inch, pontos por polegada) indica a quantida de Pontos que são capturados em uma linha de comprimento 2.54 cm. PPI (Pixels per inch, pixels por polegada) é a quantidade de pixels em uma polegada linear. SPI = PPI.

11 Taxa de atualização (frequência), Profundidade (color range ou depth).
Dispositivos de Saída de Cor: Monitores & Televisão (CRT, LED, LCD, Plasma: HD, Full HD, 2k, 4k, 8k, etc) Relevante para CG: Taxa de atualização (frequência), Resolução (pixels) e Profundidade (color range ou depth). CRT LCD 8K: 7680 × 4320 4K: 3840 x 2160 LED

12 Dispositivos de Saída de Cor: Impressoras (Laser, & Jato de Tinta)
Lembre-se da impressão Offset (já discutida), toda impressão é medida em DPI, dots per inch, pontos por pixel. Impressora Jato de Tinta Impressora Laser Impressora Laser: funcionamento

13 Video Componente e RCA O cabo de video componente é usado nos modelos de cor PAL, SECAM e NTSC (formato analógico). Ele divide um sinal de modo a que possa ser interpretado corretamente pelos modelos CRT. Cabo Video Componente Cabo RCA

14 VGA e HDMI Ambos transportam o formato digital. O cabo HDMI aumenta a resolução e a profundidade de cores possíveis de serem transmitidas de um cabo VGA, além de ser capaz de transportar som. Cabo VGA Cabo HDMI

15 E-Ink E-readers, consumo menor de energia, aspecto de papel (baixa emissão de luz).

16 Exercícios Exercícios 3, 6, 9, 12, 14, 15, 16, 17; pp 144-146.
Fundamentos da Computação Gráfica (3° Edição) Autores: Jonas Gomes & Luís Velho. Editora: IMPA. Ano: 2015. ISBN:

17 Fim


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