A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistema solar Prof.ª Silene Lemos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistema solar Prof.ª Silene Lemos."— Transcrição da apresentação:

1 Sistema solar Prof.ª Silene Lemos

2 A palavra Universo é geralmente definida como:
O Universo é o espaço que engloba tudo o que conhecemos nosso planeta, assim como o sistema planetário em que ele é situado; nossa galáxia, todos os corpos celestes. A palavra Universo é geralmente definida como: englobando tudo. Organização: Universo Galáxias: “Via-Láctea” Sistema Planetário: Sistema Solar”

3

4

5 Universo O Universo se formou há aproximadamente 15 biblhoes de anos num evento chamado Big Bang. No Big Bang, toda a energia do universo estava comprimida em uma região. Esta região explodiu e, a medida que se expandiu como num balão de gás que se infla, criou dentro de si o tempo e o espaço.

6 A teoria do Big Bang foi anunciada em 1948 pelo cientista russo naturalizado estadunidense, George Gamow ( ) e o padre e astrônomo belga Georges Lemaître ( ). Segundo eles, o universo teria surgido após uma grande explosão cósmica, entre 10 e 20 bilhões de anos atrás. Que teve origem numa enorme concentração de energia, que gerou uma expansão que dura até hoje. Até o momento, é a explicação mais aceita sobre a origem do universo entre a comunidade cientifica é baseada na teoria da Grande Explosão, em inglês, Big Bang. Ela apoia-se, em parte, na teoria da relatividade do físico Albert Einstein ( ) e nos estudos dos astrônomos Edwin Hubble ( ) e Milton Humason ( ), os quais demonstraram que o universo não é estático e se encontra em constante expansão, ou seja, as galáxias estão se afastando umas das outras. Portanto, no passado elas deveriam estar mais próximas que hoje, e, até mesmo, formando um único ponto.

7

8 Via-Láctea É a galáxia espiral à qual pertence a Terra.
A Via-Láctea consiste de uma faixa esbranquiçada que pode ser observada tanto pelo hemisfério Sul quanto pelo hemisfério Norte. Esta via recebeu dos romanos a denominação de Láctea e os gregos a denominação de galáxia, ambas as palavras relacionadas com leite, devido à aparência leitosa da faixa. A primeira observação cientifica realizada em nossa época foi feita por Galileu Galilei ( ), utilizando para isto seu mais novo invento: a luneta.

9

10 Sistema Solar É o conjunto de corpos celestes que giram em torno do Sol, sob influência de sua força gravitacional. Estima-se que se formou há 5 bilhões de anos, da condensação de uma nuvem de gases.

11

12 Os pontos luminosos que vemos no céu à noite são astros.
Astro é a designação comum que se dá aos corpos celestes que orbitam no espaço. Entre os astros encontram-se:  * Asteróides  * Cometas  * Estrelas  * Meteoros  * Planetas  * Planetóides  * Satélites naturais (luas) 

13 As Estrelas São corpos luminosos que se formam a partir de aglomerados de nuvens de gás que posteriormente se contraem e aquecem, mas cuja estrutura interna é ordenada. Estes astros geram e emitem grandes quantidades de energia.    

14 Pode dizer-se que as estrelas têm um ciclo de vida, ou seja elas nascem (formam-se), crescem (vão-se desenvolvendo e transformando) e acabam por morrer (transformam-se num outro objeto celeste).  

15 Planetas Os Planetas são corpos celestes sem luz e calor próprios, sólidos, arredondados e com gravidade própria, os quais giram em torno de uma estrela maior (órbita livre), que no caso do planeta Terra é o Sol.  Teorias afirmam que os planetas também foram formados a partir de porções de massa muito quente e que todos estão de resfriando. Alguns, entre eles a Terra, já se resfriaram o suficiente para apresentar a superfície sólida.

16 Os planetas têm forma aproximadamente esférica
Os planetas têm forma aproximadamente esférica. Os seus movimentos principais são o de rotação e o de translação. Cada planeta possui um eixo de rotação em relação a Sol, o mais inclinado deles é o planeta-anão Plutão, pois seu eixo de rotação em relação ao Sol é de 120º, olhe a figura.

17 Os planetas estão divididos em dois tipos principais:
Planetas Rochosos: Eles são os menores, mais densos e mais próximos do Sol. São eles: Mercúrio, Vênus, Terra e Marte. Esses planetas são basicamente formados por rochas e apresentam formas de relevo bem definidas Planetas Gasosos ou Gigantes gasosos são planetas de grandes dimensões (diâmetro e massa) que não são principalmente compostos de rocha ou outras matérias sólidas. Os 4 planetas gasosos do Sistema Solar são: Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.

18 Mercúrio

19 Mercúrio É o planeta mais próximo do Sol e está localizado entre o Sol e o planeta Vênus; Mercúrio é o segundo corpo mais denso do sistema solar, logo após a Terra; É um dos menores planetas do sistema solar, só é maior que Plutão. Para termos ideia do seu tamanho, basta compará-lo com a Terra que é três vezes maior. Estudando a sua massa e levando em conta o seu tamanho, os cientistas chegaram a conclusão que boa parte do centro do planeta é constituído de Ferro.      

20 Mercúrio praticamente não tem atmosfera
Mercúrio praticamente não tem atmosfera. Porém, foi detectada a presença de um invólucro de pouca espessura de hélio e hidrogênio O seu período de rotação é de 58 dias e 15.5 horas terrestres e sua translação de 87,97 dias terrestres. Tem sua temperatura na superfície em uma média de 169,35 ºC, mas varia entre -173,15 ºC a 426,5 ºC. É o segundo planeta mais quente do sistema solar, ficando atrás apenas de Vênus. Mercúrio não possui satélite.

21 Pode haver água em mercúrio?
É possível que haja gelo em Mercúrio, devido a sua rotação ser quase perpendicular ao plano orbital, o polo norte vê sempre o Sol um pouco acima do horizonte. O interior das crateras nunca está exposto ao Sol e os cientistas suspeitam que está a uma temperatura inferior a -161 C. Esta temperatura congelante pode ter água provinda de evaporação do interior do planeta, ou gelo trazido para o planeta resultante de impacto de cometas. Estes depósitos de gelo podem ter sido cobertos com uma camada de pó e por isso mostram ainda os reflexos brilhantes no radar.

22 Os gregos batizavam os planetas com o nome de seus deuses
Os gregos batizavam os planetas com o nome de seus deuses. Como Mercúrio é o planeta que gira mais rápido, escolheram um nome na mitologia grega que tem esta característica, Hermes; o veloz mensageiro dos deuses que possuía asas nos pés. Na mitologia romana o deus correspondente é Mercúrio, permanecendo este nome até hoje. Símbolo de mercúrio

23 Vênus

24 Vênus A joia do céu, era conhecida pelos astrônomos da antiguidade com a Estrela d‘Alva e estrela vespertina. Os astrônomos pensavam que Vênus era dois corpos distintos. É o segundo planeta do sistema solar e o que tem o tamanho mais parecido com o da terra. Por isso ele é chamado de planeta irmão da Terra. Sua rotação dura 243 dias terrestres, porém seu ano dura 225 dias terrestres. Ou seja, os dias em Vênus são mais longos que os anos! Estranhamente Vênus gira do leste para o contrário ao da Terra.

25 A atmosfera de Vênus é formada principalmente por: dióxido de carbono (96,5%), nitrogênio (3,5%) e outros gases em menor quantidade (dióxido de enxofre, argônio, monóxido de carbono, vapor de água, hélio, neônio).  Vênus não possui satélite natural (Lua) O núcleo do planeta Vênus é parecido com o da Terra, pois é formado por ferro coberto com manto rochoso. Já a superfície é constituída basicamente por basalto.  Possui uma temperatura que varia de -220 ºC a 420 ºC. É o planeta mais quente do sistema sola.

26 Vênus Recebeu o seu nome em honra da deusa romana do amor Vénus, equivalente a Afrodite.
Vênus é a deusa do amor e da beleza na Mitologia Romana. Equivale a deusa Afrodite da Mitologia Grega. Segundo o mito, Vênus era o ideal de beleza feminina. A deusa possuía um carro puxado por cisnes. São duas as versões para a origem da deusa. Segundo uma delas, Vênus é filha de Júpiter (deus do dia, dos céus) e Dione (deusa das ninfas). Na outra versão, Vênus teria nascido da espuma do mar. Símbolo de Vênus

27 Terra

28 Terra É o terceiro planeta localizado mais próximo ao Sol e é um dos oito planetas do nosso sistema solar, sendo o único dentre eles que possui água no estado líquido. Sua atmosfera (a sua porção mais externa) é composta, principalmente, por oxigênio e nitrogênio, além de vários outros gases em menor quantidade. Com relação aos demais planetas que orbitam ao redor do Sol, a Terra é o quinto em tamanho, sendo o único dentre eles que possui vida. A maior parte da superfície do nosso planeta é formada por água, que recobre cerca de 70% de nossa superfície, compondo a chamada hidrosfera. Os outros 30% constituem as terras emersas, que, juntamente às terras que estão recobertas pelas águas dos oceanos, formam a litosfera (ou crosta terrestre).

29 Abaixo da crosta terrestre encontram-se mais duas camadas: o manto, que é composto basicamente por magma, e o núcleo, que possui as mais altas temperaturas do planeta A idade da Terra está estimada em 4,5 bilhões de anos, de acordo com os estudos geológicos já realizados. Sua formação resulta da conjunção de poeira cósmica provocada pela força da gravidade e, desde então, passou por diversas transformações. Graças à influência que o Sol exerce sobre a Terra, ela realiza alguns movimentos, dentre os quais se destacam a rotação e a translação. Sua atmosfera é composta por 78% de nitrogênio, 21% de oxigênio e 1% de outros componentes. Ela esta dividida em camadas

30 Sua rotação que dura 23 horas e 56 minutos, e a translação de 365 e 6 horas (sendo no caso necessário se adicionar 1 dia a mais a cada 4 anos, os conhecidos anos bissextos). Tem sua temperaturas que variam de -70 ºC a 55 ºC. A Terra possui somente um satélite natural a Lua.

31 A Terra é o único planeta que não foi nomeada como um deus grego, romano.
Os gregos, astronomicamente bastante avançados nomearam os planetas de acordo com as suas divindades (Ares, deus da guerra, Hermes, mensageiro dos deuses, etc…). e para eles, o nosso planeta chamava­-se Gaia, que correspondia a uma titã identificada com a fertilidade (mais tarde, com a derrota dos titãs e domínio dos deuses do Olimpo, este papel foi ocupado por Hera, mas Gaia continuou sendo o nome do planeta). Quando os romanos dominaram a Grécia e adaptaram a cultura grega para a sua própria cultura, eles transformaram os nomes dos planetas usando o nome dos seus deuses (Ares ficou Marte, Hermes passou a Mercúrio, etc.). Porém, na mitologia romana não existia uma figura parecida com Gaia. Assim, os romanos usaram a palavra do latim Terra. A palavra vem do latim ters, secar. O termo era usado inicialmente apenas para designar terra firme, e significava também território ou chão.

32 Gaia A deusa Mãe primordial, uma das primeiras divindades a habitar o Olimpo, geradora de todos os deuses, a deusa-terra, livre de nascimento ou destruição, de tempo e espaço, de forma ou condição. Símbolo da Terra

33 Lua A Lua (do latim Luna) é o único satélite natural da Terra, situando-se a uma distância de cerca de km do nosso planeta. Vista da Terra, a Lua apresenta quatro fases diferentes e exibe sempre a mesma face (situação designada como acoplamento de maré), fato que gerou inúmeras especulações a respeito do teórico lado escuro da Lua, que na verdade fica iluminado quando estamos no período chamado de Lua nova. O seu período de rotação é igual ao período de translação. Isto quer dizer que o tempo que a Lua demora a dar uma volta sobre si mesma é igual ao tempo que leva a dar uma volta completa ao planeta Terra. É por esta razão que a Lua apresenta sempre a mesma face voltada para a terra. A Lua não tem atmosfera e apresenta, em quantidades muito pequenas, água no estado sólido (em forma de cristais de gelo). Não tendo atmosfera, não há erosão e a superfície da Lua mantém-se intacta durante milhões de anos. É apenas afetada pelas colisões com meteoritos.

34 É a principal responsável pelos efeitos de maré que ocorrem na Terra, seguida pelo Sol, cuja influência é menor. A origem da Lua é incerta, mas as similaridades no teor dos elementos encontrados tanto na Lua quanto na Terra indicam que ambos os corpos podem ter tido uma origem comum. Nesse aspecto, alguns astrónomos e geólogos alegam que a Lua teria se desprendido de uma massa incandescente de rocha liquefeita primordial, recém-formada, através da força centrífuga. Outra hipótese, aquela que é aceite pela maioria dos cientistas, é a de que um planeta desaparecido e denominado Theia, aproximadamente do tamanho de Marte, ainda no princípio da formação da Terra, teria chocado com nosso planeta. Tamanha colisão teria desintegrado totalmente o planeta Theia e forçado a expulsão de pedaços de rocha líquida. Esses pequenos corpos foram condensados num mesmo corpo, o qual teria sido aprisionado pelo campo gravitacional da Terra. Esta teoria recebeu o nome de Big Splash. Há ainda um grupo de teóricos que acreditam que, seja qual for a forma como surgiram, haveria dois satélites naturais orbitando a Terra: o maior seria a Lua, e o menor teria voltado a chocar com a Terra, formando as massas continentais.

35 Marte

36 Marte Marte é o quarto planeta em distância em relação ao Sol e pode ser visualizado sem ajuda de telescópio do planeta Terra. É conhecido como planeta vermelho por sua coloração vermelha-ferrugem. Composto por montanhas, desertos, vulcões, desfiladeiros e calotas polares. Tem uma atmosfera rarefeita e assemelha-se à Terra em vários aspetos. Sua atmosfera é formada de elementos como: gás carbônico, nitrogênio, argônio , oxigênio, água e metano. Sua temperatura média na superfície é de -55 ºC que varia de -120 ºC a 25 ºC. Sua rotação é de 24 horas e 37 minutos (terrestres), e sua translação de 686,98 dias (terrestres).

37 O planeta em questão possui particularidades semelhantes às do planeta Terra como, por exemplo, a duração do dia e as estações do ano bastante similares. Além disso, em 2015 a NASA revelou a existência de água salgada escorrendo nas encostas das montanhas do planeta vermelho. Em sua superfície são encontradas calotas polares constituídas de água e dióxido de carbono gelados. Possui 2 satélites (Luas): Phobos e Deimos que têm formas incomuns.

38 De acordo com a mitologia helênica, Marte representa Ares o deus da guerra e da fúria.
Marte era o deus romano, filho de Júpiter e Juno, equivalente a Ares na mitologia grega. Em contraste com sua irmã Minerva, que representava a guerra justa e diplomática, ele era o deus da guerra sangrenta, por isso tinha como características, a agressividade e a violência. Símbolo de Marte

39 Júpiter

40 Júpiter É um dos quatro gigantes gasoso e o quinto planeta mais próximo do Sol. Se Júpiter fosse oco, caberiam mais de mil Terras no seu interior. Contém também mais matéria do que todos os outros planetas juntos. A atmosfera é composta principalmente de hidrogénio e hélio, com pequenas porções de metano, amónia, vapor de água e outros componentes. As faixas coloridas latitudinais são nuvens atmosféricas e tempestades ilustram o dinâmico sistema meteorológico de Júpiter.

41 Sua temperatura média é de 121 ºC
Possui uma rotação de 9 horas e 56 minutos e translação de 11 anos e 315 dias (terrestres). Possui 64 luas, quatro dos quais - Calisto, Europa, Ganímedes e Io - foram observados por Galileu já em 1610 e 4 anéis formados por poeira e pedaços de rochas.

42 Anéis de Júpiter

43 Luas de Júpiter Europa Ganímedes Io Calisto Amalteia Pasife Ananke
Carme Tebe Métis Adrasteia Himalia Elara Temisto Lisiteia Calique Erinome Megaclite Caldene Luas de Júpiter

44 Luas de Júpiter Harpalique Euridome Isonoe Iocasta Hermipe Ortósia
Sinope Aitne Pasite Euante Taigete Carpo Caliroe S/2003 J 18 S/2003 J 9 Luas de Júpiter

45 Luas de Júpiter S/2003 J 2 Tione Hegemone Helique Praxidique Euporia
Cilene Euquelade Esponde Autonoe Herse Calicore S/2003 J 4 S/2003 J 19 S/2003 J 15 S/2003 J 16 Luas de Júpiter

46 O planeta recebeu o nome do principal deus romano, Júpiter
O planeta recebeu o nome do principal deus romano, Júpiter. Pai dos deuses e dos homens, principal deus do Olimpo. Zeus, na Mitologia Grega, foi salvo por sua mãe logo ao nascer de ser engolido por seu Pai Cronos. Conseguiu salvar seus irmãos e irmãs que haviam sido engolidos por seu Pai. Destronou Cronos e, juntamente com seus irmãos e irmãs, tomou posse de seu trono. Formou-­se, assim, a Terceira (e última) Geração Divina do Olimpo. Ao casar-­se com sua irmã Hera fortalecesse em poder, tornando-se o Deus dos Deuses – Deus supremo do Olimpo – a quem tudo e todos deviam obediência. Símbolo

47 Saturno

48 Saturno É o sexto planeta a partir do Sol e o segundo maior do Sistema Solar atrás de Júpiter. Ele pertencente ao grupo dos gigantes gasosos. A atmosfera de Saturno é composta, principalmente, pelos seguintes elementos: Hidrogênio (aproximadamente 90%), Hélio, Metano, Vapor de Água, Amônia, Etano e Fósforo. O interior de Saturno é composto por rochas, gelos e uma camada de hidrogênio metálico. Sua temperatura média é de -125 ºC. Possui uma rotação de 10 horas e 15 minutos e translação 29 anos e 6 meses (terrestres). Saturno possui 18 anéis nomeados, e 49 satélites ou Luas, sendo as mais conhecidas: Titã, Encélado, Mimas, Tébis, Pleione, Réia, Titã, Febe, Jápeto e Hipérion

49

50 É um deus romano do tempo equivalente ao grego Cronos
É um deus romano do tempo equivalente ao grego Cronos. É um dos titãs, filho do Céu e da Terra. Com uma foice dada por sua mãe mutilou o pai, Caelus, tomando o poder entre os deuses. Expulso do céu por seu filho Júpiter (Zeus), refugiou-se no Lácio. Lá exerceu a soberania e fez reinar a idade do ouro, cheia de paz e abundância, tendo ensinado aos homens a agricultura. Em Lácio, criou uma família e uma conduta novas, vindo a ser pai de Pico, seu sucessor. Símbolo de saturno

51 Urano

52 Urano É o sétimo planeta do sistema solar em relação ao Sol.
Possui uma cor azulada em função da presença do gás metano em sua superfície. A atmosfera do planeta Urano é formada por Hidrogênio (83%), Hélio (15%), Metano (1,99%) e, em menor pouca quantidade, Amônia, Etano e Acetileno.  Sua rotação é de 12 horas e 14 minutos e translação de 84 anos e 4 dias (terrestres). Possui uma temperatura média de -216 ºC. O núcleo deste planeta é constituído de gelo e rochas. Possui 27 satélites ou Luas, sendo os maiores Titânia, Oberon, Umbriel, Ariel e Miranda. Possui também um sistema de anéis.

53 Os nomes dos satélites de Urano foram retirados de personagens de várias peças de William Shakespeare e de obras de Alexander Pope, especialmente os personagens principais femininos deles. Referimos a seguir o nome delas, bem como a obra literária a que estão associadas: Oberon (Sonho de uma noite de verão de Shakespeare) Titânia (Sonho de uma noite de verão, de Shakespeare) Umbriel (The Rape of the lock, de Alexander Pope) Ariel (A Tempestade, de Shakespeare; também em The Rape of the lock, de Pope) Miranda (A Tempestade, de Shakespeare) Puck (Sonho de uma noite de verão, de Shakespeare) Pórcia (O Mercador de Veneza, de Shakespeare) Julieta (Romeu e Julieta, de Shakespeare) Créssida (Troilo e Créssida, de Shakespeare) Rosalinda (Como lhe aprouver - As You Like It, de Shakespeare) Belinda (The Rape of the lock, de Pope) Desdémona (Otelo, de Shakespeare) Cordélia (Rei Lear, de Shakespeare) Ofélia (Hamlet, de Shakespeare) Bianca (A megera domada - Taming of the Shrew - de Shakespeare) Sycorax (Mãe do Monstro Caliban - A tempestade - de Shakespeare)

54 Esquema de anéis do planeta Urano

55 Da sua união com Gaia sua irmã teriam nascido os seis Titãs, os três Ciclopes, as seis Titânides e os três Hecatonquiros Urano odiava os seus filhos e assim que estes nasciam escondia-os no seio da terra, na zona do Tártaro, condenando-os a viverem ali para sempre. Gaia, revoltada com esta situação, teria incitado os filhos à punição do pai. Cronos (saturno), o mais jovem, assumiu a liderança da luta contra Urano e, usando uma foice oferecida por Gaia, cortou seu pai em vários pedaços. Do sangue de Urano que caiu sobre a terra, nasceram os Gigantes, as Erínias e as Melíades. Símbolo de Urano

56 Netuno

57 Netuno É o oitavo planeta do sistema solar e o mais afastado do Sol. é um planeta gasosos. Sua atmosfera é formada, principalmente, por hidrogênio, hélio, água, amônia e metano. Porém, o interior deste planeta é formado basicamente rochas e gelo. Possui uma aparência azulada em função da presença de gás metano na atmosfera. tem sua temperatura média em torno de -193 ºC. Seu período de rotação que dura 16 horas e 7 minutos e translação de aproximadamente 165 anos terrestres. Possui 4 anéis principais e 13 satélites naturais, sendo que os mais conhecidos são: Tritão, Proteu e Nereida. Entre todos os planetas do Sistema Solar, Netuno é o planeta com a presença de ventos mais fortes. Estes, podem chegar a até km/h

58 Tem esse nome em homenagem ao deus romano dos mares e oceanos.
Na mitologia romana, Netuno era o deus dos mares e oceanos. Filho mais velho da deusa Ops (da fertilidade) e Saturno (deus do tempo e da agricultura). De acordo com os mitos romanos, Netuno cavalgava as ondas do mar em cima de cavalos brancos. Os romanos acreditavam que Netuno era o responsável pela formação das principais formas de relevo, principalmente as situadas na região litorânea. Era considerado também o senhor das ninfas dos oceanos, mares, rios, fontes e lagos. Símbolo de Netuno

59 Esquema de anéis do planeta Netuno

60

61 Cometas Essencialmente, cometas são "pedras de gelo sujo". O gelo dessas pedras é formado principalmente por material volátil (passa diretamente do estado sólido para o estado gasoso) e a "sujeira" é constituída principalmente por poeira e pedras (dos tamanhos mais variados). Cometas são objetos do Sistema Solar (estão presos gravitacionalmente ao Sol). Ao contrário dos planetas, cujas órbitas são quase circulares (a distância de um planeta ao Sol varia pouco), os cometas têm órbitas muito elípticas, o que realça o seu aproximar-afastar do Sol. Quanto mais distante for o afélio de um cometa (ponto de sua órbita mais distante do Sol) mais tempo o cometa levará para dar uma volta completa em torno do Sol.

62 Asteroides São objetos rochosos e metálicos que orbitam o Sol, mas muito pequenos para serem considerados planetas. Eles são conhecidos como planetas secundários

63 Meteoros e Meteoroide Meteoro ou estrela cadente é o fenômeno luminoso que ocorre na atmosfera terrestre, proveniente do atrito de um corpo sólido, oriundo do espaço, com os gases da atmosfera terrestre. Meteoroide é o corpo sólido que se move no espaço exterior, de tamanho inferior ao de um asteroide, em geral da ordem de um miligrama a alguns quilogramas. As partículas oriundas dos meteoros ou meteoritos, de dimensões inferiores ao micrometeoróide, são as poeiras meteóricas ou meteoríticas.

64

65 Bibliografias http://www.explicatorium.com/quimica/universo.php

66


Carregar ppt "Sistema solar Prof.ª Silene Lemos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google