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E onde está o fio da meada?
O negócio é não sair da linha...
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A linha também é um elemento gráfico
A linha também é um elemento gráfico. Ela pode ser obtida por meio da aproximação de vários pontos. À medida que os pontos se aproximam, fica quase impossível reconhecê-los individualmente, pois temos a sensação de ver um caminho, uma linha.
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A linha pode ser obtida também, como um ponto em movimento.
Ao se mover, o ponto deixa um rastro, uma linha.
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Com a linha, fazemos contornos, delimitamos, damos forma às coisas.
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A linha não possui uma espessura determinada, pode ser muito fina ou muito espessa; muitas vezes é imaginária como a linha do horizonte. Seu comprimento é muito importante, pois descreve um caminho, uma distância.
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A linha pode ser reta, curva, quebrada ou mista.
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SURREALISMO Movimento artístico e literário do início do século XX (França). Através da tela e das tintas, os artistas plásticos colocavam suas emoções, seu inconsciente e representavam o mundo concreta de maneira fantástica, libertando a mente e dando vazão ao inconsciente.
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Lendas Folclóricas Lendas são narrativas transmitidas oralmente pelas pessoas com o objetivo de explicar acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais. Para isso há uma mistura de fatos reais com imaginários. Misturam a história e a fantasia. As lendas vão sendo contadas ao longo do tempo e modificadas através da imaginação do povo. Ao se tornarem conhecidas, são registradas na linguagem escrita.
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CAVALO-DE-TRÊS-PÉS Animal assombroso que aparece nas estradas desertas durante a noite, correndo, dando coices e voando. Não tem cabeça mas possui asas. Quem pisar em seus rastros será imensamente infeliz.
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PÉ-DE-GARRAFA Tem figura de um homem, mas os pés são redondos como fundo de garrafa. Anda pelo mato dando gritos tão fortes que fazem as pessoas enlouquecerem e se perderem para sempre.
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ONÇA-BOI Animal assombrado que anda pela floresta sempre em duplas. Quando um fugitivo sobe numa árvore, o casal monstruoso fica esperando embaixo, pois não sabe subir em árvores.
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CABOCLO D’ÁGUA Criatura fantástica que vive no fundo dos rios. Tem o domínio das águas e dos peixes. Ataca canoeiros e pescadores, virando barcos e criando ondas enormes. Para evitar seus ataques, quem viaja sozinho deve fincar uma faca no fundo da canoa. É bom também oferecer fumo a este monstrengo das águas.
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