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Fundamentos da Lubrificação.

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Apresentação em tema: "Fundamentos da Lubrificação."— Transcrição da apresentação:

1 Fundamentos da Lubrificação

2 Por que Lubrificamos?

3 Por que Lubrificamos? Para Prolongar a vida dos Equipamentos!
Existem muitas razões que podemos enumerar, mencionaremos algumas : Reduzir o Atrito e o Desgaste. Esfriar as partes mecânicas. Proteger contra a ferrugem e a corrosão. Vedar as partes em movimento. Permitir um movimento livre. Eliminar ruídos. Para Prolongar a vida dos Equipamentos!

4 Com que Lubrificamos?

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6 Com um Lubrificante Então concluimos que, um lubrificante poderá ser
encontrado nos quatro estados da Matéria: Líquido: Água, óleo vegetal, animal ou mineral.. Sólido: Grafite, Bisulf. de Molibdênio, Enxofre, Fósforo.... Semisólido: Vaselina, graxa vegetal, animal ou mineral.... Gasoso: Todos os gases ( a pressão ).

7 Tribologia Que é a Tribologia?
É a Ciência e Tecnologia de todos os sistemas em movimento (com contato mútuo), que compreende o Atrito, a Lubrificação, o Desgaste e alguns outros aspectos relacionados com a Engenharia, Física, Química e Metalúrgica, entre outras. É uma Ciência Interdisciplinaria.

8 Atrito Estático m É o Coeficiente entre a força necessária para
iniciar o movimento de um corpo, considerando seu próprio peso . m = ---- F P

9 Atrito Dinâmico P É a força requerida para manter em
deslizamento um determinado corpo, com um determinado peso. F P

10 Atrito Gera Consume É a Resistência ao Movimento de um corpo,
que desliza sobre outro. Este Atrito, Gera : Calor e Desgaste. Consume : Energia. Força Atrito

11 A Força de Atrito É diretamente proporcional a carga.
É independente da área de contato. Varia de acordo com a natureza das superfícies. Não afeta a velocidade de deslizamento. A Força de Atrito

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13 Natureza das Superfícies
As Superfícies em contato dos elementos em movimento, a primeira vista parecem lisas, porém.... Se olharmos pelo Microscópio : Natureza das Superfícies Peça Estática Pieza en Movimiento Peça em Movimento

14 Natureza das Superfícies
Podemos observar que as ferramentas que as usinaram, deixaram grandes Picos e Vales...... Calor Então no seu movimento de deslizamento Atrito Ocorrerá contato metal com metal, dando origem ao Atrito Metálico , que gera como resultado Calor e Desgaste. Pieza en Movimiento Peça em Movimento Peça Estática

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18 Tipos de Desgastes Devemos considerar vários tipos de Desgastes,
para conseguirmos um melhor Rendimento dos nossos Equipamentos : Desgaste Abrasivo. Desgaste Corrosivo. Desgaste Adesivo. Desgaste por Fatiga.

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28 Funções Secundárias Transmitir Potência Formar um Selo (Vedar)
Como fluido em sistemas hidráulicos. Em acoplamentos hidráulicos. 10 Kg 100 Kg 10cm 2 100cm 2 Formar um Selo (Vedar) Nos Lubrificantes através de uma adequada seleção da viscosidade. Nas graxas pelo seu corpo "espesso".

29 Funções Secundárias Remover Contaminantes
Sobretudo nos Lubrificantes usados em circulação, ao percorrer todo o sistema banhando as peças, num movimento constante. Como Meio Amortecedor Isolante Em sistemas hidráulicos, para o controle do “golpe de ariete". Em amortecedores industriais e automotivos.

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32 Películas Fluídas A lubrificação a Película Fluida
é a mais desejável, já que durante uma operação normal as películas Lubrifi- cantes serão suficientemente espessas, para separar por completo as superfícies que suportam a carga. O Atrito que ocorre é mínimo e é somente devido aos esforços cortante da película Lubrificante, pelo qual o desgaste não existirá, devido a que não haverá contato de metal com metal. As Películas Fluidas se formam de tres maneiras :

33 Películas Fluídas Película Hidrodinâmica é a que se forma através do
movimento das superfícies lubrificadas, convergindo para uma região onde se desenvolve suficiente pressão, para manter as superfícies metálicas completamente separadas, sua espessura será de aproximadamente mm.. Película Hidrostática se forma através do bombeamento a pressão, de um fluido entre as superfícies que podem ou não estar em movimento. Películas de Compressão se formam pelo movimento de compressão de duas superfícies lubrificadas, uma contra a outra.

34 Superfícies Conformadas
Películas Fluidas Superfícies Conformadas Quando a carga em um Mancal Plano não é muito elevada e a superfície que a suporta é suficientemente grande, esta não chegará a deformar-se, porque toda a carga se dividirá sobre sua área de superfície, este caso particular conhecemos como Superfície Conformadas. O Mancal "envolve" a flecha. A superfície não se deforma. Carga

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37 Superfícies Não-Conformadas Lubrificação Elasto-hidrodinâmica
A este tipo de lubrificação se descreve como : ao existir uma determinada carga sobre um elemento metálico, este se deforma elásticamente, não sem antes permitir a formação de uma película fluida hidrodinâmica, que separa as superfícies em contato. Carga Carga Deformação Elástica Áreas de Contato

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41 Fatores que afetam o Critério de Seleção
A correta seleção de um lubrificante, se fundamenta em alguns aspectos de operação dos equipamentos, por exemplo : Velocidade Carga Temperatura estes fatores identificam as necessidades do lubrificante, como sua viscosidade e quantidade ou tipos de aditivos.

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46 Fim


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