A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Oferta de Trabalho Aula 1

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Oferta de Trabalho Aula 1"— Transcrição da apresentação:

1 Oferta de Trabalho Aula 1
Economia do Trabalho Oferta de Trabalho Aula 1

2 Oferta de Trabalho neoclássica
Cada indivíduo dispõe de uma quantidade de tempo limitada que escolhe alocar entre trabalho pago e lazer. A contrapartida de trabalho não é apenas lazer, pode ser tempo dedicado a produção doméstica. As decisões de oferta também consideram os trade-offs ao longo do tempo.

3 Oferta de Trabalho neoclássica
Elementos principais se baseiam na teoria tradicional de escolha do consumidor. Modelo básico: escolha entre consumo e lazer. Produção doméstica e decisões intra-familiares. Ciclo de vida

4 Modelo básico neoclássico da curva de oferta de trabalho
O tradeoff entre trabalho e lazer

5 Função utilidade Hipóteses:
o nível de utilidade dos indivíduos é uma função de dois bens: consumo (C) e tempo de lazer (L). Os indivíduos querem consumir a maior quantidade possível de bens e lazer. Em termos matemáticos, esta função utilidade pode ser expressa como: U=U(C,L) e Uc>0 e UL>0

6 Hipóteses: A pessoa representativa obtém satisfação tanto no consumo de bens quanto no lazer. Só existem duas possibilidades de uso do tempo: trabalho e lazer, Lazer é o tempo não gasto com trabalho. Cada indivíduo seleciona as horas dedicadas ao trabalho e ao lazer de forma a maximizar seu nível de satisfação (utilidade).

7 Custos de oportunidade
Para indivíduos que estão trabalhando o custo de oportunidade de uma hora adicional de lazer é o salário hora. Os indivíduos escolhem não trabalhar se o valor do tempo de lazer excede o salário horário de mercado.

8 Curvas de indiferença Uma curva de indiferença é um gráfico de combinações alternativas de bens que provêm um dado nível de satisfação (utilidade).

9 Curva de indiferença C Conjunto de pares (C,L) para os quais o consumidor obtém o mesmo nível de satisfação. U=Uo

10 Curva de indiferença Uma curva de indiferença é negativamente inclinada pois um indivíduo deseja desistir de um pouco de consumo para ter mais tempo de lazer. A inclinação é a TMS entre consumo e lazer. Quanto mais afastada da origem maior o nível de utilidade. Curvas de indiferença não se cruzam. O indivíduo está disposto a sacrificar menos e menos de consumo por uma hora adicional de lazer quando a quantidade de lazer aumenta. CI são convexas e TMS decrescente. C

11 Curva de indiferença C Um ponto acima da curva (ponto A) gera um nível de utilidade mais alto do que o gerado pela curva de indiferença.

12 Curva de indiferença C Para cada ponto no diagrama passa uma curva de indiferença. (U’ > Uo)

13 Maximização restrita Indivíduos desejam atingir o maior nível de utilidade possível ao consumir esta cesta. A escolha entre os níveis alternativos de C e L, contudo, está sujeita a duas restrições: Restrição de tempo, e Restrição orçamentária.

14 Restrição de tempo: A restrição de tempo é dada por: H + L = T onde:
H = horas de trabalho L = horas de lazer T = tempo total disponível

15 Restrição orçamentária
A restrição orçamentária é dada por: wH + V ≥ C onde: w = salário horário H = horas de trabalho V = renda fora do trabalho

16 Restrição orçamentária
As duas equações abaixo deverão ser satisfeitas: 1. H+L = T 2. wH + V ≥ C Reescrevendo a eq (1) como H = T-L e substituindo na eq (2): C+wL ≤ wT + V = R (3)

17 Restrição “cheia” (Full-income)
C+wL ≤ wT + V = R0 wT + V = R (3’) full income/renda “cheia”= ganhos potenciais máximos do indivíduo. É igual (ou maior) ao custo total explícito dos bens e serviços (C) mas o custo total implícito do tempo de lazer (wL).

18 Restrição orçamentária
O intercepto da restrição orçamentária no eixo horizontal é igual a T (a quantidade máxima de tempo de lazer que o indivíduo pode receber). H aumenta de T para 0 e L aumenta de 0 para T. C T


Carregar ppt "Oferta de Trabalho Aula 1"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google